Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2010

SOS BACIA DO RIO MARACANÃ - TIJUCA (RJ) - 113 VÍDEOS MOSTRAM O DESCASO DA PMRJ

Nascente do córrego que afluente do Rio Maracanã - Tijuca - RJ


Amigos do SOS Rios,

Sou moradora da Tijuca e existe um rio que tem sua nascente na mata da Tijuca e desagua no Rio Maracanã.

Não sei o nome do mesmo mas, é certo que desde as obras de um "Favela Bairro" em 1988 e a alteração do curso do mesmo além do vazamento de esgoto, de 7 em 7 anos o mesmo estoura a Pracinha onde moro e todos temos perdas de automóveis, risco de vida, dentre outras coisas.

As enchentes que começaram em 1988 se repetiram em 1992, em 2003 e agora em 2010. Quando da 1ª chuva, em janeiro, acionei as autoridades implorando pela limpeza do rio e não fizeram nada! Agora mesmo, depois do caos estão"enterrando o rio" sem desassoreá-lo.

Postei 113 filmes no You Tube sob título caos na praça Tabatinga.
Neles documento não só a enchente como também o tratameno que recebi da Prefeitura.

Mostro também o belo rio, com quedas d'água, afluente do rio Maracanã que está, graças a irresponsabilidade das autoridades, se acabando vamos salvá-lo e salvar também o rio Maracanã do qual ele é afluente.

Aqui as maracanãs ainda voam de manhã e ao entardecer;

Ajudem por favor! Divulguem o descaso da Prefeitura!
Aqui estamos nos organizando pra continuarmos na luta!
Ajudem a chamar a atenção das autoridades!

Esteramalka - Praça Tabatinga - Tijuca - RJ


UM EXEMPLAR TRABALHO, DIGNO DE DESTAQUE

A Srª Ester Amalka, moradora da Praça Tabatinga, na Tijuca (RJ) vem acompanhando os sérios problemas das enchentes provocadas por um córrego encapsulado, que tem sua nascente nas matas da Tijuca, desde 1988.

Os problemas que decorrem da falta de limpeza da galeria desse córrego não identificado, que é afluente do Rio Maracanã, provoca nas grandes chuvas, enchentes com muita lama e prejuízos aos moradores da Praça Tabatinga, na Tijuca.

Inconformada com a falta de atenção e atendimento por parte do setor competente da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro ela passou a registrar em vídeos, que colocou na Internet, mostrando os problemas causados aos moradores, os atendimentos precários e incompletos feitos após insistentes pedidos e a falta de solução para o problema que volta a acontecer a cada chuva.

ACREDITEM: ELA JÁ POSTOU 113 VÍDEOS DESSE DESCASO NO YOU TUBE - Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=tOG6gWyx47o&feature=channel

Veja vídeo sobre o Córrego antes da tubulação


CONHEÇA O RIO MARACANÃ

Rio Maracanã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Maracanã
Comprimento 8,51 km
Nascente Maciço do Tijuca/Morro do Sumaré
Altitude da nascente
Foz Baía de Guanabara
Área da bacia
País(es) Brasil

Rio Maracanã é um rio da cidade do Rio de Janeiro.

História


Rio Maracanã.

Fica localizado entre os bairros de Maracanã e Tijuca. O nome advém do tupi, maraka’nã, que significa papagaio. Recebe esse nome por época da chegada dos portugueses, pois seus arredores foram habitados por várias espécies dessas aves.


Rio Maracanã na região da Usina.

Sua nascente fica nas encostas do Maciço da Tijuca e do Morro do Sumaré e a foz é no Canal do Mangue antes de alcançar a baía de Guanabara. A extensão desse rio é de 8.510 metros. Suas águas abasteciam toda a freguesia do Engenho Velho. Foi canalizado em 1851.

Hoje, com grande parte do rio poluído, os papagaios, "maraka'nã", não andam mais por lá, e sim garças que vêm do zoológico, se alimentar no rio. As águas são limpas até o bairro da Usina, depois, as comunidades vizinhas (favelas), despejam seu lixo doméstico no rio. Hoje, esse rio é canalizado. Muitas enchentes são causadas pela impermebilidade do solo, junto com a redução do espaço para o fluxo de água (diminuição na vazão do rio), aumentam o volume dos rios que acabam transbordando. O rio Maracanã tem seu traçado contido por calha, para reduzir as enchentes em dias chuvosos. Devido a sinuosidade do rio, em muitos trechos dele há obras de correção para melhorar a vazão.

Não existe mata ciliar próxima ao rio, sendo essa uma das causas para as suas enchentes.


Caos na Praça Tabatinga - Tijuca - Rio de Janeiro

18 de março de 2010 — Curiosamente o rio da Tabatinga desagua no Rio Maracanã em frente ao 6 Distrito de Conservação responsável pela limpeza do mesmo!



VAMOS ORGANIZAR O "SOS BACIA DO RIO MARACANÃ"?

ALGUM GRUPO ECOLÓGICO OU ONG DO RIO DE JANEIRO PODE AJUDAR OS MORADORES DA PÇA TABATINGA, NA TIJUCA A PELO MENOS CONSEGUIR A LIMPEZA E DESASSOREAMENTO DO SEU CÓRREGO ?

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

9 comentários:

  1. Professor Jarmuth
    Agradeço pelo elogio mas não estou fazendo mais do que a minha obrigação enquanto cidadã. Vou continuar postando videos no You tube (hoje são 124) e continuar documentando tudo! Aqui ainda temos o privilégio de acordar com o canto dos pássaros, ouvir as maracanãs gritando tanto de manhã quanto à tardiha(vou filmá-las) temos andorinhas, sanhaços, viuvinhas,sabiás laranjeira, bem te vis dentre outras espécies. É tudo lindo aqui! Mas votando ao riozinho - Acredito que depois do seu apoio vamos vencer a inércia das autoridades responsáveis. Toda ajuda é muito benvinda. É só chegar na Pracinha e procurar pela Ester! E tenho certeza que não vai faltar gente querendo ajudar! Obrigada mais uma vez pelo apoio! Ester

    ResponderExcluir
  2. Prof Jarmuth
    Agora é oficial - a construtora GAFISA desviou o curso do rio na rua espírito Santo Cardoso para "tirá-lo" do terreno onde construiu um condomínio. Essa atitude irresponsável, causou danos aos moradores da rua tobias moscoso cujo os muros dos fundos de suas casas ficam do lado do condomínio. As casas estão cheias de rachaduras (por causa do bate-estacas)algumas tiveram seus muros demolidos e o rio que hoje sei chamar-se "RIO DAS BANANEIRAS" entrou nas suas casas. Professor - quem deu alvará para essa obra??? quem deu o "habite-se"??? Uma das vítimas desse condomínio e do rio está me fornecendo filmes das cheias nessa rua e mais - os laudos periciais que comprovam o desvio do rio. A coisa é muito séria!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Parabéns pela iniciativa Ester!

    Gostaria de entrar em contato com você: francis.julien@capibaribe.info

    Abraço,

    Francis

    ResponderExcluir
  4. Prof.Jarmuth é com muita alegria que venho comunicar a todos e a coisa está mudando... O Secretario de Meio Ambiente Municipal tomou conhecimento dos fatos e mandou apurar a obra do condomínio. O Dep.Estadual Átila Nunes que tem um programa muito sério chamado Reclamar Adianta (www.reclamaradianta.com.br) está nos apoiando e cobrando dos agentes públicos providências, e mais - A 2ª Promotoria (Dra. Rosane Cunha) de Defesa do Meio Ambiente já está com a notícia do crime ambiental e vamos contribuir com todos os documentos de que dispomos para punir os responsáveis! Salvando o Rio Bananeiras ajudamos muito o Rio Maracanã pois livraremos o coitadinho a se livrar do esgoto que vem sendo jogado nele, impunemente! Manterei todos informados!

    ResponderExcluir
  5. Prof. Jarmuth/SOS Rios do Brasil05 maio, 2010 22:56

    Parabéns Ester,

    Mais uma mostra que com disposião e boa vontade podemos fazer a diferença!

    O seu trabalho inteligente, estafante, dedicado (colocar 124 filmes no You Tube é serviço de gigante) mostra que podemos vencer pela perseverança.

    Vc dizia no seu primeiro comentário sobre o artigo que postamos no Blog, mostrando o seu trabalho em defesa do Ribeirão Bananeiras/rio Maracanã:

    "Professor Jarmuth
    Agradeço pelo elogio mas não estou fazendo mais do que a minha obrigação enquanto cidadã. Vou continuar postando videos no You tube (hoje são 124) e continuar documentando tudo!"

    Agora além da ESTER AMALKA e do BLOG SOS RIOS DO BRASIL, esses maltratados rios que sofreram depósito clandestino de esgotos sem tratamento de um condomínio, construído em desacordo com a Lei ganham a atenção e providências dos:
    - Sr. SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DO RJ, DR. CARLOS ALBERTO VIEIRA MUNIZ;
    - Sr. Deputado Estadual ÁTILA NUNES e seu programa RECLAMAR ADIANTA (www.reclamaradianta.com.br);
    - Srª 2ª Promotora de Defesa do Meio Ambiente do RJ - DRª ROSANE CUNHA.
    Agradecemos muito a estes sérios e competentes servidores públicos!

    Valeu a pena cara amiga Ester, toda a sua luta, sua briga, suas reclamações e seus filmes postados no You Tube.

    Que seu exemplo sirva para muita gente que deseja SALVAR OS SEUS RIOS, RIBEIRÕES E CÓRREGOS!

    VAMOS COMEMORAR ESSA VITÓRIA (QUE SEM DÚVIDA VAI SOLUCIONAR O PROBLEMA) DO NOSSO "SOS RIO BANANEIRAS/MARACANÃ" fazendo uma postagem especial sobre o assunto.

    Por favor, cara amiga Ester, envie uma foto sua para a postagem...vc merece, afinal tudo isso aconteceu porque vc pediu socorro para o seu ribeirão Bananeiras, tão agredido e desrespeitado!

    ÁGUA - QUEM USA, CUIDA !!!!

    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir
  6. Prof Jarmuth:
    Como prometi vou mantê-los informados dos procedimentos adotados. O Secretário Municipal de Meio Ambiente em 28/4/2010 mandou o Ofício 733/SMAC para o Dr. Mauro Afonso Duarte Sub-Secretário de Gestão de Bacias Hidrográficas Rio-Águas para verificarem a ocorrência do desvio do curso do rio Bananeiras e tb do esgoto que vem sendo lançado, indevidamente, no mesmo. A informação oficial nos foi dada pelo Dr. Nelson Aguiar, Administrador Regional da Tijuca (VIII região) que foi quem deu conhecimento e encaminhou a notícia ao Secretário. Nelson tem sido incansável em nos ajudar!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns amiga Ester,

    Vc viu a nova postagem que fiz sobre o Rio Bananeiras e sobre nossa luta, sucessos e alegrias?

    Pode me enviar um e-mail para prof.jarmauth@sosriosdobrasil.org com o seu e-mail e mais detalhes ?

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Professor
    Vi sim! A briga por aqui é grande e longa... Mas acho que chegaremos lá! Mandei , por e-mail, o meu livro de poesias! Infelizmente, não sei colocá-lo no ar...

    ResponderExcluir
  9. Ontem começaram a fazer uma limpeza, desde a nascente no Rio Maracanã! A Prefeitura começou a cuidar do meu rio!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br