Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de março de 2010

SOS RIOS DE JOÃO NEIVA (ES)

Igreja de Barra do Triunfo - João Neiva (ES)

BOM DIA AMYRA!!!
GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS PELO BLOG, É SIMPLESMENTE MAGNIFICO.

EU SOU MORADORADORA E VEREADORA DE JOÃO NEIVA (ES), NÓS VIVEMOS MOMENTOS MUITOS DIFÍCEIS POR CAUSA DE VÁRIAS ENCHENTES QUE TIVEMOS.

ACONTECE QUE JOÃO NEIVA FOI MAL CONSTRUIDA E NÃO PLANEJADA, TEM VÁRIAS CONSTRUÇÕES NA ÁREA DO RIO E NÃO É CONVENIENTE MEXER, POIS SE ISSO ACONTECESSE A CIDADE DEIXARIA DE EXISTIR.

ALÉM DISTO O RIO ESTÁ TOTALMENTE POLUIDO, CHEIOS DE ENTULHOS, LIXOS, ASSOREADO E ETC.

JÁ FIZEMOS VÁRIAS REUNIÕES, INCLUSIVE COM O PROMOTOR PÚBLICO. A UNICA COISA QUE EU VI ACONTECER FOI A CONSTRUÇÃO DE UM TÚNEL BALA, A RETIRADA DA PONTE VELHA NA BR 101 ESTÁ EM FASE DE ANDAMENTO.

RESUMINDO TUDO ISTO, PARA QUE AGENTE COMECE UM TRABALHO EFETIVO DE RECUPERAÇÃO DE RIOS E PREVENÇÃO A ENCHENTES PRECISAMOS DA AVALIAÇÃO DE UM PROFISSIONAL HABILITADO NA ÁREA, MAS TUDO ISTO CUSTA DINHEIRO, E NÓS SOMOS UM MUNÍCIPIO COM POUCA ARRECADAÇÃO.

POR FAVOR ME DÊ UM CONSELHO, UMA LUZ, PELO MENOS DE ONDE COMEÇAMOS.

DEUS OS ABENÇÕE!!!
ENILDA MARTINS DE ARAUJO


Postado por ENILDA MARTINS DE ARAUJO no blog Blog do Instituto SOS Rios do Brasil em 30 de março de 2010 11:00


Olá Vereadora Enilda,

Nós queremos ajudá-la a enolver toda a comunidade de JOÃO NEIVA (ES) na recuperação e preservação de seus rios, que informa estarem poluídos, cheios de entulho, lixos e assoreados.

Não foi bem clara em informar qual o nome do rio que causa encehentes e problemas para os moradores ribeirinhos.
Na pesquisa encontramos vários rios em seu município e pedimos que nos envie e-mail com mais detalhes, fotos e informações gerais.

Creio que deve estar se referindo ao Rio Piraqueaçu, mas precisamos mais detalhes para poder ajudá-los.
Parabéns pela iniciativa e muito sucesso!

Prof. Jarmuth Andrade


Hidrografia de João Neiva

Encontra-se na bacia do Rio Doce, sendo que na região destacam-se os rios Piraqueaçu, rio Pau Gigante, rio Ubás, rio Triunfo, dentre outros.

Os maiores rios do Município são:

• rio Piraqueaçu: nasce em Santa Teresa, atravessa o município e deságua no Oceano Atlântico, em Santa Cruz – município de Aracruz.

• rio Clotário: nasce na cabeceira do Morro do Descanso que fica em Cavalinho e Demétrio Ribeiro e deságua no rio Piraqueaçu, em João Neiva, na ponte próxima ao Centro Comunitário.

• rio Pau Gigante: nasce na cabeceira de Alto Bérgamo, passa por Acioli e no município de Colatina forma a lagoa Pau Gigante que deságua no rio Doce.

As principais cachoeiras do Município são:

• cachoeira do Paraíso: chamada anteriormente de Cachoeira do Inferno – segundo antigos moradores existe nesta cachoeira uma gruta com inscrições de Antigas Civilizações, cujas cópias de letras já foram enviadas até para a Itália, para estudos. Foi encontrada nesta cachoeira, uma pedra esférica com mais ou menos 15 cm de raio, hoje exposta no restaurante Califórnia, em Ibiraçu. Através da Lei n.º 0886/98 fica denominada “Cachoeira do Paraíso” a popular “Cachoeira do Inferno”. Localizada em Mundo Novo, com aproximadamente 80 metros de altitude. Por possuir uma água de boa qualidade e poucas impurezas, foi canalizada pelo SAAE para abastecimento de água da sede de João Neiva e algumas localidades do município como: Santo Afonso, Cristal, Piraqueaçu, Ribeirão de Cima, Monte Negro e Juá.

• no rio Clotário há uma cachoeira localizada dentro da cidade de João Neiva, no final da rua 7 de setembro, antiga fornecedora de energia elétrica para a cidade.

• no rio Ubás há uma cachoeira na propriedade de João Batista, entre a Barra do Triunfo e Acioli.

• Cachoeira Piva: com mais ou menos 10 metros de altura, próxima à Br 101-norte, no Rio Piraqueaçu. Fonte: Wikipédia

SAIBA MAIS SOBRE JOÃO NEIVA

Férias.tur - clique

Coreto em Demétrio Ribeiro
Coreto em Demétrio Ribeiro

Igreja de Barra do Triunfo
Igreja de Barra do Triunfo

Casarão em Cavalinhos
Casarão em Cavalinhos

Vista do Centro de João Neiva
Vista do Centro de João Neiva

Portal
Portal

Casa Canônica
Casa Canônica

Praça do Gadioli
Praça do Gadioli

Igreja de Acioli
Igreja de Acioli

Capela em Cavalinhos
Capela em Cavalinhos

Casarão antigo
Casarão antigo


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. aleluia que vcs tem o meu trabalho de escola ♥

    ResponderExcluir
  2. Olá, sou Marcelo Queiroz, membro da pastoral da ecologia do município de João Neiva, um grupo ecumenico, sem fins políticos e lucrativos, porém preocupados com a preservação das reservas naturais de nosso município. Ao ler o blog SOS Rios de João Neiva (ES) fiquei bastante feliz, pois nossa equipe pastoral a partir da idéia do levantamento de informações sobre as bacias hidrográficas que dão vida aos rios que ainda cortam a cidade de João Neiva e motivados por um ideal de preservação e divulgação de novas perspectivas para um desenvolvimento sustentável em nosso município, iniciou o trabalho de mapeamento de nossos córregos e nascentes visitando diversas propriedades rurais na região de Demétrio Ribeiro, em direção a Sauna e também em direção à torre de Cavalinhos, onde alguns produtores rurais auxiliaram com informações sobre a localização destas nascentes. Assim, com auxilio de um GPS começamos catalogar, nascentes e corregos. Todo trabalho desenvolvido pela pastoral ecumênica da ecologia do município de João Neiva tem o propósito de somar forças com toda nossa comunidade. Então aqui fica nosso convite, venha fazer parte desta idéia e junte-se a nós!

    ResponderExcluir
  3. Prof. Jarmuth/SOSRiosBr08 agosto, 2010 07:41

    Parabéns Marcelo e pessoal da Pastoral Ecológica de João Neiva,

    por favor, enviem uma materia ou descrição do trabalho de vocês, pessoal e entidades envolvidas, bacias hidrográficas e principais rios envolvidos nas ações, frequencia das atividades e se possível, fotos e videos do que foi feito e do que ja conseguiram mudar.
    Queremos fazer uma bela postagem do trabalho de vocês para que sirva de exemplo e modelo para outras comunidades que desejam cuidar de seus rios e de seus mananciais.
    Aguardamos o envio do material.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br