Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de março de 2010

DO BLOG AMBIENTE BRASIL: "EUROPA PROTESTA PELAS MORTES CAUSADAS POR ÁGUA POLUÍDA"

Protestos estão sendo feitos no mundo todo, em Berna na Suíça por exemplo, foram expostas 4 mil mamadeiras com água suja em uma praça pública.


Especial Dia Mundial da Água: Água poluída mata mais do que violência

A população mundial está poluindo rios e oceanos com o despejo de toneladas de resíduos sólidos diariamente, prejudicando a vida marinha e envenenando crianças no mundo todo. De acordo com o relatório divulgado hoje (22), Dia Mundial da Água, em Nairóbi, no Quênia, África ,pelo Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês), o consumo de água não tratada e poluída hoje em dia mata mais do que todas as formas de violência. O documento foi entitulado Água Doente e afirma que milhares de crianças e adultos morrem por ano em decorrência da da poluição da água, alertando para a necessidade da adoção de medidas urgentes.

De acordo com o relatório, as populações urbanas deverão dobrar de tamanho nas próximas quatro décadas. A projeção é que os números subam dos atuais 3,4 bilhões para mais de 6 bilhões de pessoas. Nas grandes cidades já há carência de gestão adequada dos recursos hídricos em decorrência do envelhecimento do sistema, de falhas na infraestrutura ou de tratamento de esgoto insuficiente.

Os resíduos contaminantes são comspostos principalmente de esgotos, pesticidas agrícolas, resíduos animais e industriais.

“Isso significa que mais pessoas agora morrem de água contaminada e poluída do que de todas as formas de violência, incluindo as guerras.” A contaminação da água também gera as zonas mortas em mares e oceanos de todo o mundo, sufocando recifes de corais e peixes, diz o documento, informando que 2 bilhões de toneladas de resíduos são jogados em águas de todo o mundo anualmente.

O relatório ainda afirma que 1,8 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente pela falta de água limpa. E a maior parte dos resíduos lançados são provenientes de países em desenvolvimento.

A recomendação do estudo é de sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para tratamento de esgoto e também a proteção de áreas terras úmidas (processadores naturais de esgoto) e de uso de dejetos animais como fertilizantes.

Se quisermos sobreviver em um mundo com 9 bilhões de pessoas, que de acordo com as projeções é o que teremos em 2050, devemos nos tornar mais inteligentes no manejo de água e esgoto, disse Achim Steiner, direto da Unep.

4 comentários to Especial Dia Mundial da Água: Água poluída mata mais do que violência

  • Kel Bronarah

    Quantas pessoas enxergam isso como uma realidade verdadeira? Algo apavorante, um temor…ameaçador para a vida? Poucas, geralmente as que estão envolvidas nos processos da profissão ou voluntariado, fora isso, são raríssimas as pessoas que tem conhecimento e acreditam nessa questão como um mal real e próximo. Muitos de nós areditam que a água é um recurso infinito, e todas essas questões ambientais são bobagens. Os fatos e suas consequencias a longo prazo não causam impacto para o ser humano,porém um atentado terrorista sim, uma doença contagiosa de rápido alastramento sim; Não que essas não sejam preocupantes, mas aos nossos olhos o fatal é o que acontece na hora, sem termos tempo de agir, sem optar, como “temos tempo” de mudar, fazer algo para diminiur as feridas que fazemos acada segundo na terra, e mal podemos ver as consequencias disso, não nos importamos. ‘Ja não estaremos mas aqui mesmo, disse um ser humano em relação a essa mesma questão’. As consequencias já não estão tão longe assim…já sentimos a cada dia a reação da terra referente a ação do homem, a terra ñ é um fim a ser explorada para conhecimento, e p/ ser cuidada. Eu fico indignada com toda essa falta de importancia com o nosso “lar”, já estou vendo tudo se transformando, quando se havia avisos há séculos e séculos atrás, pagaremos pela nossa própria igorancia.

  • Kel Bronarah

    ignorancia, eu quis dizer…!

  • Fabiano Silva

    Sem muito blahblahblah, vou só deixar minha revolta, pois conheço pessoas instruídas, letradas e que sequer não conseguem fechar uma bica d’água enquanto escova os dentes. Se isso acontece com algo tão corriqueiro, será que todo esse marketing valerá de alguma coisa? Queira Deus que sim, pois é por isso que estou torcendo.

    Att,

  • É lamentável a falta de educação e de consciência ambiental de tanta gente que insiste em não dar o devido valor aos recursos hídricos, poluindo ou permitindo que sejam poluídos e contaminados os cursos d’ água de superfície e subterrâneas.

    Nos países em desenvolvimento, onde mais de 90% do esgoto bruto e 70% dos resíduos industriais sem tratamento são despejados nas águas superficiais vemos com tristeza aumentar, a cada dia, o número de mortes causados por água poluída e contaminada.

    A falta de saneamento adequado contamina cursos de água em todo o mundo e é uma dos mais significantes formas de poluição da água. Em todo o mundo, 2,5 bilhões de pessoas vivem sem saneamento adequado. (UNICEF, OMS, 2008)

    No Brasil, 100 Milhões de brasileiros não têm acesso ao sistema de abastecimento de esgoto, mais de 50% da população do País.

    As crianças são as mais afetadas com essa situação. No mundo 4.200 morrem diariamente devido a falta de saneamento, cerca de 3 por minuto. Já na América Latina, são 100 mortes diárias, ou seja, 36 mil mortes por ano. A falta de esgotamento traz hepatite A, diarreia, dengue, cólera, esquistossomose e outras enfermidades. Em média, na última década, ocorreram 700 mil internações, por ano, no Brasil, decorrentes de doenças relacionadas à falta ou inadequação de saneamento.

    Com tristeza, muito pouco temos a comemorar nesta “Semana da Água de 2010″, pois muito tem sido prometido e muito pouco tem sido feito pelo saneamento básico no Brasil.

    Prof. Jarmuth Andrade
    Instituto SOS Rios do Brasil



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br