Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2010

CEDAE (RJ) ALERTA SOBRE A RESPONSABILIDADE NO USO RACIONAL DA ÁGUA


Uso racional da água deve ser compromisso social e ambiental, defende Cedae

O assessor de Gestão Ambiental da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro (Cedae), José Maria de Mesquita, alertou na sexta-feira (26) a população para a necessidade de melhor utilização da água, durante seminário promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Segundo Mesquita, a Organização Mundial da Saúde considera dentro do aceitável o uso de 110 litros diários por pessoa. O Brasil é detentor de 13% das águas do planeta e tem 3% da população mundial. No entanto, apontou o assessor, 74% das reservas estão na Amazônia, área menos povoada do país.

“Se a gente usa 150 litros e poderia usar 110 litros, cada um de nós está usando 40 litros a mais, o que dá um uso no total de 6,9 milhões de litros por dia jogados pelo ralo. É uma questão de gestão de água que não é só de órgão de engenharia, é principalmente uma questão de educação e compromisso ambiental e social”, afirmou Mesquita.

No evento, a Cedae apresentou as ações desenvolvidas, como os programa de reflorestamento da Mata Atlântica nos leitos dos rios e de inclusão social de detentos como redução de pena em trabalhos oferecidos pela empresa. Segundo a companhia, o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara tem avançado e a região metropolitana do Rio conta agora com a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, que atende 1,5 milhão de habitantes das regiões central e norte da cidade.

A diretora de Gestão de Águas e do Território do Instituto do Ambiente (Inea), Rosa Formiga, ressaltou a importância dos comitês de bacia na gestão dos recursos hídricos. Esses mecanismos foram criados para mediar os conflitos entre interesses produtivos e a sustentabilidade, de maneira mais pública e transparente.

“Buscamos evitar o conflito por meio de bom planejamento, aprovando e executando um bom plano de bacia com as diretrizes de uso da água”, destacou. (Fonte: Agência Brasil) / AMBIENTE BRASIL


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br