Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

31 de março de 2010

OS DESASTRES CAUSADOS PELAS CHUVAS EM NOSSAS CIDADES


Chuvas em Santa Catarina deixam dezenas de mortos e milhares de desabrigados. Na foto, a cidade de Blumenau, em SC.

Descaso x Cheias, artigo de Rodrigo Moretti

Marco Vieira … citou o caso de Santa Catarina, que tem um dos piores índices de saneamento do país, semelhante ao do Piauí. … Vieira listou a incapacidade dos municípios se endividarem, a freqüente ingerência política nas companhias estaduais de saneamento e a politização do debate sobre a privatização desse serviço. (Agencia Senado, 2009).

EcoDebate - 31/10/2010

A chuva dos últimos dias no Estado de Santa Catarina vem trazendo consigo as lembranças dos desastres causados pelas enchentes do ano passado. Após vários dias sem parar de chover, na madrugada do dia 29 de março, a região sul sofreu com vários bairros ficando encobertos pelas cheias das águas poluídas, no caso da Cidade de Criciúma, principalmente pelos rios Criciúma e Sangão, com vários desabrigados, e motoristas caindo com seus veículos dentro de pontes, após serem arrastados pela forte correnteza que se formou nas estradas da cidade.

No centro, não são raras as vezes que o comércio foi obrigado a suspender o atendimento ao público, pois surgiam derrepente um grande fluxo de água sobre a via pública sendo que as bocas-de-lobo não são suficientes para escoar esse grande volume de água que vem de todos os lados, já que nós sabemos que o Rio Criciúma esta canalizado em baixo da cidade. Notícias novas que parecem ser recortes de jornais antigos.

Continuamos impotentes no combate ao crescimento sem planejamento, onde pode quem paga mais, e neste balaio, não podemos inserir somente os construtores, ou os habitante desta terra, pois um dos grandes responsáveis no passado, e nos parece que no presente, é o poder público que deixou e ainda deixa, pela sua total inoperância que os rios sejam degradados e permitem que a população ocupe as áreas de risco, uma vez que no período de chuvas ficam sujeitas a alagamentos.

Não possuímos programas capazes de melhorar as condições de vida das famílias que atualmente residem na faixa de alagamento, em situação de alto risco e nas áreas adjacentes ao rio, projeto este que poderia configurar importante trabalho social, e muito menos está se trabalhando para a erradicação das áreas de riscos ou do ponto de vista ambiental, a recuperação dos rios.

Onde estão os integrantes da sociedade que deveriam estar exercendo o cumprimento do seu dever de defesa do meio ambiente, do bem comum. Quem ainda é a favor do novo Código Ambiental elaborado pelos nossos catarinenses?

Rodrigo Moretti, gestor ambiental, diretor sul do Instituto Eco&Ação
e-mail: rodrigomoretti@ecoeacao.com.br

EcoDebate, 31/03/2010



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Aconteceu isso com o Rio por que se fosse com esse pessoal rico não taria desse jeito,já teriam ajudado a muito tempo.Esses politicos de merda não fazem nada para ajudar eles.E as crianças se ficarem doentes,oa pais não tem mais nada pr causa da chuva. QUEM VAI AJUDAR O RIO DE JANEIRO.LOGICO,O POVO DO BRASILEIRO.Vê se os politicos ajudam,mas querem se eleitos SE LIGA.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br