Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "CRÔNICA DA ÁGUA"


Dia Mundial da Água foi criado pela ONU em 1992. Dá-se muita importância à poluição do Ar secundarizando a prioridade desse precioso líquido. Mário Albanese.
Sabendo usar não vai faltar! Basta dar à água valor e importância assumindo uma postura consciente sobre seu consumo e uso. Envolva-se e juntos faremos a diferença. Adote o significado das cores, na poesia A Cor da Saudade de Catulo da Paixão Cearense, que tive o prazer de musicar: O verde é cor da esperança. O roxo é a paixão. O azul-claro é a lembrança e o branco, a salvação. O preto é mau momento. O amarelo, uma canção. O marrom é o tormento e o vermelho o coração. Por isso que pergunto, sem cansar de perguntar, qual a cor da saudade que eu vivo a procurar.


Crônica da Água

Eu pisei em pequeninos e doces riachos, olhando meus pés sobre pedregulhos coloridos rodeados por minúsculos peixinhos, àqueles que parecem nunca crescer. Essa comunhão com a natureza e a água, para as crianças, é assim o reviver de seus laços com a eternidade das coisas, afinal, as águas são tão maternais, sutilmente simbióticas, substância que aquecem,adoçam, refrescam.
Translúcidas, às águas acolhem as mais diferentes tonalidades, abrigando todas as cores que do mundo fractal da luz iluminam nossa jornada às margens dos sonhos, na contemplação dos leitos, na sinfonia das ondas.
Ah! Existem tantas águas a se conhecer, a se proteger, a se entender!
São águas primaveris, saltitantes, borbulhantes! As águas correntes, aquelas que para as crianças não tem começo nem fim.São as águas cristalinas que se transformaram no espelho de Narciso.
As águas profundas, pesadas, dormentes e misteriosas com suas lendas, os cantos das sereias, o folclore que se torna verdade. Ah! Águas-Vivas; água doce! A água é sempre pura em seu símbolo!
A água nos traz a música, as sementes, as flores!

"Então ela chegou,
trazendo gerânios e prímulas,
margaridas, rosas, alecrins e
flores tantas que, alegres,
girassóis, cravos e jasmins
deixaram seu doce hálito
sobre brotos escondidos.
Ela é tão silenciosa
quanto o vôo dos corcéis alados!
É tão delicada quanto pequeninos
cavalinhos de vidro.
Para mim, ela é assim.
E assim, para sempre,
seu perfume secreto estará
na delicada lembrança
da doce água que me toca. Dia do meu amor-perfeito!
A música do meu bem-querer!”

Mário Albanese e Henrique Delício
Projeto Campos Musicantes - C. Jordão/SP

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br