Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2010

POLUIÇÃO NO RIO CAPIBARIBE, TINGE SUAS ÁGUAS DE VERMELHO

Rio Capibaribe em Santa Cruz do Capibaribe (PE) - (Foto Blog CMA)

Flagrante em matadouro

Rio Capibaribe banhado de sangue

POSTADO ÀS 18:00 EM 24 DE Março DE 2010
BLOG CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE

O rio, quando não azul, está tingido de vermelho, em Santa Cruz do Capibaribe, a 194 quilômetros do Recife. O azul fica por conta das tinturarias de jeans. Já o vermelho, registrado por Alexandre Ramos, que desde 2007 desenvolve projetos na área de cultura e meio ambiente no Rio Capibaribe, fica a cargo dos matadouros. As fotos foram feitas no dia 19 deste mês.

Ou seja, as medidas adotadas para deter a poluição do Capibaribe não têm dado certo. Um alerta, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, para o Ministério Público, a prefeitura e a Agência Pernambucana de Meio Ambiente (CPRH).


Clique e veja o show de imagens


Lançamento:

Livro conta histórias do Capibaribe

Se praticamente morto no leito, o Rio Capibaribe está cheio de vida nas margens. É o que mostra o livro "Um rio de gente”, que será lançado nesta quinta, às 19h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), na Rua da Aurora, Centro do Recife.

Com fotos de Tuca Siqueira e textos de Inácio França, a obra é uma compilação de 26 histórias, causos e lendas coletados entre os meses de abril e setembro de 2009 junto aos ribeirinhos

“Um rio de gente” foi aprovado no edital do Funcultura 2008 e tem o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma). Durante o lançamento, o grupo Vozes Femininas narrará trechos do livro.


Fonte:
Blog Ciência e Meio Ambiente
Verônica Falcão
Verônica Falcão é repórter de ciência e meio ambiente do Jornal do Commercio, de Pernambuco, e cobre o setor há mais de 15 anos. Apesar de estar à frente do blog, ela lembra que este é um espaço democrático e espera a sua participação.



CONHEÇA O RIO CAPIBARIBE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Capibaribe
Rio Capibaribe  no Recife

Rio Capibaribe no Recife
Comprimento 240 km
Nascente serra de Jacarará (Poção/PE)
Altitude da nascente
Foz Oceano Atlântico (Recife)
Área da bacia 5.880 quilômetros quadrados km²

O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Brasil. Seu nome deriva da língua tupi - Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe) - e significa rio das Capivaras ou dos porcos selvagens.[1][2]

Nasce na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro do Recife.

Possui duzentos e quarenta quilômetros de extensão, e sua bacia, aproximadamente, 5.880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife.

Seu curso é dividido em três partes: o alto e o médio curso, situados no Polígono das Secas, onde o rio apresenta regime temporário (cheio sazonalmente); e o baixo curso, quando se torna perene a partir do município de Limoeiro, no agreste do Estado.

Divide a área central da cidade do Recife. Atravessa vários de seus bairros: Várzea, Caxangá, Apipucos, Monteiro, Poço da Panela, Santana, Casa Forte, Torre, Capunga, Derby, Madalena. Faz confluência com o Rio Beberibe atrás do Palácio do Campo das Princesas, antes de desaguar no Oceano Atlântico. Seu braço sul passa por Afogados, Ilha do Retiro, rumo a Ilha Joana Bezerra, juntando-se ao rio Tejipió e chega à foz em pleno porto do Recife. FONTE: WIKIPÉDIA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. que orrivel o que estão fazendo com o nosso rio. Essas empresas deviam neutralizar esse efeitos da tinta que usam na lavagem do jeans, para que nenhum lado se prejudicasse!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Veronica, acho que voce pode mim ajudar estou mim formando no curso de arquitetura e urbanismo e estou fazendo um trabalho de gradução onde a minha proposta é a reforma do clube de remo do náutico que fica aqui na rua da aurora,certo e claro nao poderia deixar de comentar no meu trabalho a poluição do rio capibaribe que é um dos fatores para o esporte do remo esta desvalorizado, bom queria saber de voce se vc tem algum indece de poluição que o rio apresenta trecho,etc, e gostaria tambem de sabe como faço para obter esse livro um rio de gente acredito que iria mim ajudar, bom voce poderia responder para o meu email que é ph__07@hotmail.com ok aguardo sua resposta, obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho uma besteira esta poluição! Eu tenho 10 anos e já estou consciente disso faz tempo! as pessoas veem uma lixeira do lado do rio e fazem a questão de jogar no rio, isso é impressionante!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br