Artista pinta rio poluído de verde no dia mundial da água
Ontem, no Dia Mundial da Água, muitas atividades foram realizadas ao redor do mundo no intuito de concientizar a população sobre a importância deste recurso. A mais peculiar delas aparentemente, foi realizada por uma aliança entre o artista plástico argentino, Nicolas Garcia Uriburu, e o Greenpeace. Juntos eles pintaram de verde o Rio Riachuelo em Buenos Aires, um dos mais poluídos do mundo.
Garcia Uriburu é muito conhecido pelos seus trabalhos que envolvem o meio ambiente e já realizou diferentes performances que envolvem água por mais de quarenta anos. A sua primeira foi em 1968, quando ele pintou o canal principal em Veneza, para chamar a atenção quanto a contaminação das águas. Ele também já coloriu fontes de água em Paris, Nice, Belgica, Tóquio, e São Paulo. A substância que ele usa lógicamente é biodegradável e não provoca nenhum dano ao meio ambiente.
De acordo com o Greenpeace, “é um líquido solúvel em água amarelo que produz uma coloração verde fluorescente quando entra em contato com soluções alcalinas. Ele é utilizano por oftamologistas para examinar as veias sanguineas do olhos, checar alterações no epitélio da córnea e também no canal lacrimal, entre outros.”
Nesta edição do Dia Mundial da Água, Uriburu juntou-se ao Greenpeace Argentina para pintar o Rio Riachuelo a fim de condenar a falta de ação do governo contra a contaminação da água.
A suprema corte argentina já enviou um pedido ao governo nacional e municipal de Buenos Aires para revitalizar a bacia do rio, mas de acordo a organização, nenhuma ação com resultados clae prazos ainda foi estabelecida.
É difícil dizer se este tipo de ação terá um impacto direto no governo, mas pelo menos a imprensa pode fazer as pessoas prestarem mais atenção em um lugar que ninguém parece querer olhar em Buenos Aires.
“Eu tenho tentado alarmar as pessoas contra a contaminação de rios e oceanos por 40 anos, e por meio de minhas performances artisticas foi que eu transformei o meu trabalho em uma forma de alerta. Hoje, com mais motivações do que há 40 anos atrás, eu ainda condeno a contaminação da água e a nossa destruição selvagem das reservas dos planetas. Um planeta que a nossa onipotência cega vâ como interminável e indestrutível,” disse o artista Nicolas Garcia Uriburu durante a ação. Blog Ambiente Brasil
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br