Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2010

ARTISTA ARGENTINO PINTA O RIO RIACHUELO EM PROTESTO PELA CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA

Artista pinta rio poluído de verde no dia mundial da água

Ontem, no Dia Mundial da Água, muitas atividades foram realizadas ao redor do mundo no intuito de concientizar a população sobre a importância deste recurso. A mais peculiar delas aparentemente, foi realizada por uma aliança entre o artista plástico argentino, Nicolas Garcia Uriburu, e o Greenpeace. Juntos eles pintaram de verde o Rio Riachuelo em Buenos Aires, um dos mais poluídos do mundo.

Garcia Uriburu é muito conhecido pelos seus trabalhos que envolvem o meio ambiente e já realizou diferentes performances que envolvem água por mais de quarenta anos. A sua primeira foi em 1968, quando ele pintou o canal principal em Veneza, para chamar a atenção quanto a contaminação das águas. Ele também já coloriu fontes de água em Paris, Nice, Belgica, Tóquio, e São Paulo. A substância que ele usa lógicamente é biodegradável e não provoca nenhum dano ao meio ambiente.

De acordo com o Greenpeace, “é um líquido solúvel em água amarelo que produz uma coloração verde fluorescente quando entra em contato com soluções alcalinas. Ele é utilizano por oftamologistas para examinar as veias sanguineas do olhos, checar alterações no epitélio da córnea e também no canal lacrimal, entre outros.”

Nesta edição do Dia Mundial da Água, Uriburu juntou-se ao Greenpeace Argentina para pintar o Rio Riachuelo a fim de condenar a falta de ação do governo contra a contaminação da água.

A suprema corte argentina já enviou um pedido ao governo nacional e municipal de Buenos Aires para revitalizar a bacia do rio, mas de acordo a organização, nenhuma ação com resultados clae prazos ainda foi estabelecida.

É difícil dizer se este tipo de ação terá um impacto direto no governo, mas pelo menos a imprensa pode fazer as pessoas prestarem mais atenção em um lugar que ninguém parece querer olhar em Buenos Aires.

“Eu tenho tentado alarmar as pessoas contra a contaminação de rios e oceanos por 40 anos, e por meio de minhas performances artisticas foi que eu transformei o meu trabalho em uma forma de alerta. Hoje, com mais motivações do que há 40 anos atrás, eu ainda condeno a contaminação da água e a nossa destruição selvagem das reservas dos planetas. Um planeta que a nossa onipotência cega vâ como interminável e indestrutível,” disse o artista Nicolas Garcia Uriburu durante a ação. Blog Ambiente Brasil



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br