Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de março de 2010

SOS NASCENTES FLUMINENSES - AÇÕES EM 270 MICROBACIAS, DE 59 MUNICÍPIOS NO ESTADO DO RJ


Rio quer proteger 2016 nascentes em propriedades rurais até Olimpíadas

O governo fluminense estipulou como meta chegar às Olimpíadas do Rio com 2016 nascentes protegidas em propriedades rurais familiares em todo o estado. Para isso, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Christino Áureo, lançou na segunda-feira (29) campanha destinada aos agricultores familiares que participam do Programa Rio Rural, visando a aumentar o volume de água nas microbacias hidrográficas, bem como sua preservação.

“Nós estamos trabalhando numa meta importante para o estado do Rio, que é juntar agricultura e meio ambiente. Acho que o futuro só tem esse caminho, que é fazer agricultura sustentável”, disse Áureo. Ele salientou, contudo, que para que o agricultor se manifeste como um aliado do meio ambiente ele necessita de apoio efetivo.

O Rio Rural conta com financiamento do Banco Mundial no montante de US$ 39,5 milhões e contrapartida de igual valor do governo do estado. A finalidade é promover ações sustentáveis em 270 microbracias hidrográficas, de 59 municípios. O programa beneficia 37 mil famílias de agricultores.

Áureo explicou que a principal forma de pagamento desses recursos é o próprio trabalho do agricultor, que é obrigado a promover o replantio da Mata Atlântica em volta dos cursos d’água, as chamadas matas ciliares. “E, com isso, nós estaremos dando condições não só de melhorar a oferta de água nas cidades, como também o uso dessa água para a população e o plantio de alimentos em geral”.

Cada produtor receberá até R$ 7 mil de uma única vez para executar projetos de recuperação das suas nascentes. O secretário estimou que o alcance dessa meta poderá gerar um volume adicional de 6,6 bilhões de litros de água por ano. A implantação dos projetos será acompanhada por um relógio virtual, no site da secretaria. Os produtores das microbacias hidrográficas que protegerem mais nascentes serão premiados pelo governo do estado. (Fonte: Agência Brasil)

SAIBA MAIS SOBRE O RIO RURAL/GEF

Principais Metas:


32.000 ha de terras manejadas adequadamente
1.440 ha de matas ciliares reabilitadas
1.280 ha reflorestados em forma de mosaicos de corredores ecológicos
50% de redução nas taxas de erosão e sedimentação
2 microbacias por município e 3 microbacias com monitoramento completo
4.000 agricultores beneficiados diretamente
2.400 agricultores com incentivos
100 grupos autogestionados de agricultores familiares
25 Estatutos Comunitários de Conduta (ECC) para uso dos recursos naturais elaborados
25.000 beneficiários em eventos de difusão e 12.900 beneficiários capacitados em manejo sustentável
100 professores capacitados (educação ambiental)
4.000 alunos de escolas municipais envolvidos em
25 projetos de educação ambiental
02 telecentros comunitários
05 microbacias com inclusão digital
25 pesquisas participativas

Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas - clique aqui



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br