Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "PINDAMONHANGABA (SP) REALIZA EVENTOS NO DIA DA ÁGUA"

Equipe da blitz educativa na praça Monsenhor Marcondes

Eventos na cidade marcam o Dia Mundial da Água

Vimeo Feeds Twitter Cadastre seu e-mail e recebe nossas novidades!

Confira a galeria fotográfica do evento


A Prefeitura de Pindamonhangaba, sempre atenta às questões ambientais, está celebrando o Dia Mundial da Água com diversos eventos nesta semana. A abertura foi realizada na segunda-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, com uma blitz educativa na praça Monsenhor Marcondes, com a presença do prefeito João Ribeiro; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Angélica Ribeiro; do secretário de Governo eng. Arthur Ferreira dos Santos e do diretor de Meio Ambiente, prof. Fred Gama.

Na terça-feira (23) e na quinta-feira (25), serão realizados plantios de mudas e ações de educação ambiental em escolas, como parte da comemoração, que tem como objetivo conscientizar a população com dicas para economia da água.

A coordenação está sendo realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo e Integração / Departamento de Meio Ambiente, em parceria com o Condema (Conselho de Defesa do Meio Ambiente) e apoio da Ong Guardiões da Natureza, Sabesp e Faculdade Anhanguera.

O prefeito João Ribeiro conversou com a população sobre a campanha de preservação da água. "Essa é uma questão muito importante e a participação de todos é fundamental para chegarmos a um objetivo maior, que é a preservação do meio ambiente, por meio da conscientização das pessoas", disse o prefeito.

O secretário de Governo e Integração, eng. Arthur Ferreira dos Santos, também conversou com os munícipes, inclusive ajudando a entregar os panfletos educativos. "É importante envolver a comunidade em ações como essa. A água é um bem vital para a continuidade da existência da vida e todos devem fazer a sua parte", avaliou o secretário.

O diretor de Meio Ambiente, professor Fred Gama e a equipe do Departamento de Meio Ambiente literalmente vestiram a camisa e estão participando de todas as ações. "Estamos realizando um trabalho em toda a cidade, buscando conscientizar sobre o uso correto da água. Se soubermos preservar, não vai faltar", analisou o diretor.

Munícipes aprovam iniciativa


Os munícipes aprovaram a iniciativa e todos os motoristas abriram os vidros de seus carros para receber as instruções e panfletos educativos, entregues pelos alunos da Anhanguera. Os pedestres que passaram pela praça durante toda a segunda-feira também foram abordados pelos alunos e receberam panfletos.

"O ser humano veio da água, se não fosse a água, não haveria vida no planeta. Água é vida", resumiu o professor Acyr de Almeida.

Para a moradora do Vale das Acácias, Gislaine da Silva Ribeiro, essa ação é excelente. "Lá em casa nós economizamos água, mas vemos por aí tanto desperdício... As pessoas têm que começar a economizar agora, senão vai ser tarde demais", afirmou.

Outros eventos


Além da blitz na praça, durante a manhã e tarde também foi realizada atividade de educação ambiental com as crianças da escola municipal do CDHU Moreira César, totalizando 300 crianças.

Na terça-feira (23), às 10 horas, será feito o plantio de mudas para recuperação da mata ciliar, nas margens do ribeirão do CDHU Moreira César.

Na quinta-feira (25), também às 10 horas, será realizado o plantio de árvores na entrada do bairro Campo Belo, na área de APP (Área de Preservação Permanente). Finalizando as comemorações, as crianças da escola municipal Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães, na Boa Vista, receberão ações de educação ambiental nos períodos da manhã e tarde, somando 200 alunos.

Dicas para economizar água

• No banho
Se molhe, feche o chuveiro se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

• Ao escovar os dentes
Escove os dentes e enxágue a boca com água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

• Na descarga
Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

• Na torneira
Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros por minuto. Pingando, 46 litros por dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

• Vazamentos
Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d'água de mil litros.

• Na caixa d'água
Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

• Na lavagem de louças
Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

• Regar jardins e plantas
No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

• Lavar carro
Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar roupa.

• Na limpeza de quintal e calçada
Use a vassoura. Se precisar, utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Fonte: Portalpinda.com.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br