Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "CANTINHO LITERÁRIO: SANTAS ÁGUAS"


Santas águas

Ivana Maria França de Negri - Piracicaba (SP)


Em eterno corcovear

Num murmúrio lamentoso

Singrando as fímbrias da rocha

Desce o rio doce e piscoso.


Mistura de suor e pranto

De um povo batalhador

Sem ele extingue-se a vida

Num rastro de morte e dor.


Somos feitos de água

Ivana Maria França de Negri

O ser humano resiste até quarenta dias sem comida, mas não sobrevive três dias sem água. Nossa constituição física é formada, na sua quase totalidade, por líquidos.

A Terra, um organismo vivo, também é constituída em sua maior parte por líquidos, em suas diferentes formas: rios, lagos e oceanos.

O temido aquecimento global vem aos poucos minando as fontes, minguando os rios e fazendo secar as lagoas. Enquanto uns desperdiçam água potável, outros perecem por falta dela.

As guerras, no futuro, não serão por disputa de terras e nem por petróleo, e sim pela água que será escassa e se tornará cada vez mais preciosa, pois dela dependem todos os seres vivos. As nações que detiverem os maiores redutos aquíferos terão o controle do planeta.

O "acordo de Paz" entre as nações será o "acordo da água". Para aniquilar o inimigo serão visados os poços de água. Os tanques, os aquedutos, serão bombardeados para enfraquecer o inimigo.

Sem água não há agricultura, sem agricultura não há alimento para o gado que morrerá de fome e sede. O homem, sem água, sem agricultura e sem animais, também sucumbirá.

As novas regras do jogo serão: destruam os recursos hídricos e obterão a vitória.

Do Fórum Mundial de Davos, na Suéçia, resultou um relatório alertando que o mundo corre o grave risco de sofrer a falta de água doce em menos de vinte anos. Afirma que a escassez de água poderá fazer com que Índia e EUA percam a quase totalidade de suas colheitas. O relatório calcula que no atual ritmo de derretimento, em razão do aquecimento global, as geleiras do Himalaia e do Tibet terão desaparecido até 2100 e setenta grandes rios do mundo secarão. Sem contar que para ser o "frigorífico" do mundo, o Brasil vai acabando com suas florestas e com os mananciais de água potável para manter as criações de gado.

O impacto ambiental é imenso. Se nada for feito desde já, as previsões sinistras se concretizarão.

A cultura do desperdício ainda impera e a grande maioria dos seres humanos não está nem aí para o uso racional da água. Uns poucos já acordaram para a gravidade do problema e é nessas pessoas que depositamos esperanças de reverter ou segurar a situação para que o caos mundial não se instale.

Temo só em pensar na profecia do Grande Chefe Índio, ao sentenciar com toda sabedoria herdada de sábios antepassados: "Quando o último rio secar, a última árvore estiver derrubada e o útimo animal for abatido, o homem verá que não pode se alimentar de dinheiro, e então será tarde demais e a única água que restará serão as lágrimas amargas de arrependimento".

Que a espécie humana coloque as mãos na consciência. Políticos, governantes, professores, formadores de opinião, cidadãos, todos trabalhem em conjunto para que nossos descendentes herdem um mundo habitável. "O planeta Terra pede água".

Ivana Maria França de Negri é escritora e defensora das causas ecológicas.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br