Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010/SOSRIOSBR: "BACIA DO PARANAPANEMA REALIZA TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA"

Represa Chavantes é cenário para o torneio de pesca

CARLÓPOLIS REALIZA TORNEIO DE PESCA ESPORTIVA

Evento é voltado para a Corvina, uma espécie proveniente da Amazônia e hoje abundante na bacia do Paranapanema

Com a expectativa de superar seu recorde de participações, acontece no domingo (21), véspera do Dia Mundial da Água, a 10ª edição do Torneio de Pesca de Carlópolis (Pescar). O torneio, que ocorre pelo terceiro ano consecutivo na Ilha do Ponciano, no reservatório Chavantes, é promovido pela Associação dos Funcionários Públicos de Carlópolis (Afucar) e pela prefeitura, com apoio da Duke Energy.

“A cada ano a participação vem crescendo e esperamos quebrar nosso recorde”, afirma o presidente da Comissão Organizadora, Ederaldo Fernandes. No ano passado foram 176 embarcações inscritas. O valor da premiação deste ano supera R$ 20 mil. Serão entregues dois motores de 15 HP da Yamaha, dez motores elétricos e um barco, entre outros prêmios.

O torneio é voltado à pesca esportiva da Corvina, espécie exótica no Paranapanema e originária da bacia amazônica. Por essa razão, o regulamento prevê que os exemplares desse peixe que forem pescados serão doados para entidades assistenciais do município. Já os exemplares de espécies naturais da bacia do Paranapanema que forem pescados serão soltos “para garantir a preservação das espécies nativas”, pontua Fernandes.

Parceria - Segundo Fernandes, a parceria com a Duke Energy, concessionária da usina Chavantes em cujo reservatório se situa a Ilha do Ponciano, é “muito importante”. Além de apoiar na divulgação do evento, a empresa atua “na conscientização dos pescadores com relação à preservação do rio e das espécies nativas”, salienta.

Durante o torneio, que acontece das 8h às 12h30, a Duke Energy manterá uma equipe no local com informações sobre seus programas ambientais, como o de repovoamento do Paranapanema com peixes de espécies nativas que já soltou mais de 15 milhões de exemplares nessa bacia hidrográfica.

De acordo com o analista de meio ambiente da Duke Energy, Ivan Toyama, a parceria da Duke Energy se dá no contexto das ações de relacionamento que a empresa mantém com as comunidades vizinhas aos seus empreendimentos no rio Paranapanema. “Esse evento integra a Semana da Água Duke Energy, cuja programação decorre do apoio da empresa a iniciativas que reforçam a importância da água para o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades”, diz Toyama.

Serviço - As inscrições para o torneio podem ser feitas no próprio local. São R$ 100,00 por embarcação de três pessoas, mais 10 quilos de alimentos não perecíveis que também serão revertidos às entidades assistenciais de Carlópolis.

BOX

Histórico

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, o Dia Mundial da Água é dedicado a atividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e consciente da água em todo o planeta. Este ano, as Nações Unidas dedicam a data à qualidade da água, com o tema “Água Limpa para um Mundo Saudável”. O objetivo é mostrar que na gestão dos recursos hídricos “qualidade é tão importante quanto quantidade”.

Sobre a Duke Energy

Criada há dez anos no Brasil, a Duke Energy Geração Paranapanema é o maior investimento internacional da centenária companhia norte-americana Duke Energy, uma das maiores empresas de geração, distribuição, comercialização, transmissão de eletricidade e transporte de gás no mundo. Conta com um total de 2.307 MW em ativos de geração de energia composto por oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, divisa entre São Paulo e Paraná. As usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, responderam por, aproximadamente, 2,3% de toda a energia produzida no País. A preservação do meio ambiente e da saúde e segurança são preocupações constantes da Duke Energy, que segue uma política corporativa que tem como objetivo o gerenciamento sócio-ambiental de forma sustentável.

fONTE: HELOISA MIGUEL - heloisamiguel@gmail.com

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br