Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: "RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE MARGENS DE RESERVATÓRIOS"

Usina Rosana com as margens revegetadas

PALESTRA ABORDA REVEGETAÇÃO ÀS MARGENS DE RESERVATÓRIOS

Evento realizado na Estação Ecológica Caiuá integra a programação da Duke Energy comemorativa ao Dia Mundial da Água


A Duke Energy promove dia 23, às 14h, na Estação Ecológica Caiuá, em Diamante do Norte, a palestra “Recuperação Ambiental de Margens de Reservatórios de Hidrelétricas: reservatórios Taquaruçu e Rosana”. Proferida pelo engenheiro florestal e analista da área de Meio Ambiente da empresa, Rogério Canovas, a palestra integra a programação da Semana da Água Duke Energy, realizada de 21 a 26 de março com eventos em diversos municípios paranaenses e paulistas da bacia do Paranapanema.


A palestra é aberta a participantes que atuam com educação ambiental e conservação de recursos naturais, bem como a estudantes de cursos técnicos e superiores da área de ciências agrárias, especialmente alunos da UEM (Universidade Estadual de Maringá), instituição parceira da ação.


Segundo o palestrante, os objetivos são enfatizar a importância das matas ciliares para a conservação ambiental e qualidade da água e colocar os participantes em contato com grandes projetos ambientais, contribuindo também para a formação acadêmica dos estudantes. “O conteúdo será apresentado por meio dos projetos de revegetação desenvolvidos pela Duke Energy no entorno dos reservatórios Taquaruçu e Rosana”, explica Canovas. Ele irá abordar questões ligadas à revegetação com espécies nativas, com foco em Áreas de Conservação Ambiental e Áreas de Preservação Permanente.


Sobre a importância da cobertura florestal para a conservação de recursos hídricos, Canovas comenta que as matas ciliares – aquelas que recobrem as margens dos rios, nascentes e lagos – possuem funções como diminuir o escoamento das chuvas, reduzindo o assoreamento dos cursos d’água. “Além disso, favorecem a infiltração da água da chuva no solo, abastecendo o lençol freático, servem como fonte de alimentação e abrigo para a fauna e, ainda, como filtro de produtos tóxicos carreados pela água das chuvas, entre outras funções relevantes”, ressalta o palestrante.


DIA 21 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DAS FLORESTAS

Restauração florestal- A Duke Energy possui 3.767 hectares de áreas conservadas no entorno dos reservatórios de Taquaruçu e Rosana, que foram objeto de projetos de restauração florestal conduzidos pela empresa nas últimas décadas. Estas áreas são oriundas do processo de construção das usinas e formação dos reservatórios. “São áreas reflorestadas, matas nativas, lagoas marginais ao Paranapanema que servem de berçário para peixes e áreas sujeitas a alagamento com avançado estágio de regeneração natural”, pontua Canovas.

Vista do Morro do Diabo onde foi implantado o corredor florestal - Estação Ecológica Mico-leão-preto, no Pontal do Paranapanema,

Além dessas áreas, a empresa também realiza projetos de restauração florestal em parcerias com terceiros, como o Corredor Florestal Morro do Diabo – um reflorestamento formando um corredor de biodiversidade que conecta a Unidade de Conservação aos fragmentos florestais da Estação Ecológica Mico-Leão-Preto, na região do Pontal do Paranapanema.

Projetos abordados ganharam Benchmarking

A Duke Energy foi premiada pelo Programa Benchmarking Socioambiental por dois dos projetos apresentados na palestra. No ano passado, o corredor florestal de 15 quilômetros de extensão por 200 metros de largura, implantado pela empresa para ligar o Parque Estadual Morro do Diabo (PEMD) à Estação Ecológica Mico-leão-preto, no Pontal do Paranapanema, integrou as 30 melhores ações de gestão sócio-ambiental selecionadas entre 150 projetos inscritos por empresas de diferentes mercados, em todo o território nacional.


Desenvolvido com a parceria do Instituto Florestal, Ministério Público, Ibama, Usina Bioenergia e proprietários rurais da região, o projeto possibilita a interação entre as populações de mico-leão-preto presentes na Estação Ecológica e no PEMD, contribuindo para a preservação dessa espécie ameaçada de extinção. Símbolo do Parque, o mico-leão-preto é um dos primatas mais ameaçados do mundo e chegou a ser dado como extinto em 1905, sendo redescoberto por pesquisadores no PEMD, na década de 1970.


Em 2008, a Duke Energy destacou-se no Benchmarking com um case que reuniu uma série de programas e projetos desenvolvidos de forma integrada para reduzir os impactos ambientais causados pela construção do reservatório da hidrelétrica Taquaruçu, inaugurada em 1992 e sob concessão da Duke Energy desde 1999. O projeto enfocou os resultados das ações realizadas nesse reservatório, comparando a situação ambiental existente antes e depois de sua formação, após 15 anos do início de sua operação.

Entre os principais resultados alcançados destaca-se a implantação de Áreas de Conservação Ambiental em cerca de 2.800 hectares e o reflorestamento de mais de mil hectares com alta diversidade de espécies florestais, servindo como ‘ilhas’ de diversidade aos fragmentos remanescentes da região e superando os 408 hectares de remanescentes florestais existentes antes do enchimento do reservatório. Por meio da revegetação de áreas que totalizam mais de 1.800 hectares, a empresa também conectou os principais fragmentos florestais existentes em propriedades de terceiros às margens do reservatório Taquaruçu, o que não havia antes da formação do lago.


Sobre a Duke Energy

Criada há dez anos no Brasil, a Duke Energy Geração Paranapanema é o maior investimento internacional da centenária companhia norte-americana Duke Energy, uma das maiores empresas de geração, distribuição, comercialização, transmissão de eletricidade e transporte de gás no mundo. Conta com um total de 2.307 MW em ativos de geração de energia composto por oito usinas hidrelétricas situadas ao longo do rio Paranapanema, divisa entre São Paulo e Paraná. As usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana, juntas, responderam por, aproximadamente, 2,3% de toda a energia produzida no País. A preservação do meio ambiente e da saúde e segurança são preocupações constantes da Duke Energy, que segue uma política corporativa que tem como objetivo o gerenciamento sócio-ambiental de forma sustentável.

Fonte: Heloísa Miguel
Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa
(18) 3908-7422

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br