Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de março de 2010

JAMES CAMERON, DIRETOR DO FILME AVATAR PEDE A LULA QUE DESISTA DE BELO MONTE

O cineasta James Cameron e a hidrelétrica de Belo Monte


Diretor de 'Avatar' pede que Brasil desista de hidrelétrica


No último dia do Fórum Internacional de Sustentabilidade, realizado em Manaus (AM), o diretor do premiado filme "Avatar", James Cameron, fez um apelo ao presidente Lula para que reconsidere a intenção de construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu.

"Belo Monte ameaça destruir grandes territórios e a barragem será a terceira do mundo. Foi aprovada recentemente pelo governo brasileiro e vai mudar a direção do rio Xingu, afetar as populações ribeirinhas e os Kayapó, que lutaram muito para defender seus direitos à terra", disse Cameron.

Em estudo da ONG ambientalista WWF, disse ele, ficou demonstrado que, se o Brasil for investir em eficiência de energia, poderia gerar 14 vezes mais energia - OESP, 28/3, Vida, p.A28; FSP, 28/3, Brasil, p.A17.

SAIBA MAIS:

Cineasta pede que país desista de hidrelétrica

Diretor comparou batalha de índios contra usina no Pará à luta do povo criado por ele em “Avatar”

No último dia do Fórum Internacional de Sustentabilidade, realizado em Manaus, o diretor do premiado filme Avatar, James Cameron, pediu que presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconsidere a intenção de construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O cineasta comparou a luta dos índios caiapós e ribeirinhos, que se opõem à usina, à dos Na’vi, povo criado por ele no filme e que vive na floresta de Pandora.

– Belo Monte ameaça destruir grandes territórios e a barragem será a terceira do mundo. Foi aprovada recentemente pelo governo brasileiro e vai mudar a direção do Rio Xingu, afetar as populações e os caiapós, que lutaram muito para defender seus direitos à propriedade. O que temos aqui são povos ameaçados, como os Na’vi. Mas eles não têm pessoas aladas, como no filme – afirmou Cameron.

Em estudo da ONG ambientalista WWF, disse ele, ficou demonstrado que, se o Brasil for investir em eficiência de energia, poderia gerar 14 vezes mais energia.

– Eu imploro que o governo Lula reconsidere esse projeto e depois eu imploro para ele se envolver em grupos que estão lutando por causas ambientais e direitos indígenas – solicitou o cineasta.

O governo brasileiro já anunciou que o leilão da hidrelétrica de Belo Monte será em abril. James Cameron disse que tomou conhecimento dos impactos ambientais que vão ocorrer com a construção da usina pela ONG Amazon Watch, que trabalha com indígenas.

Após finalizar a conferência, Cameron foi homenageado por índios das etnias saterê, dessana e ticuna, entre eles, Jecinaldo Barbosa, que estava com o rosto pintado de urucum e usava um cocar. O cineasta chegou a chorar por isso. Barbosa, porém, não vive mais na floresta. É secretário de Política Indígena do Amazonas – na vida cotidiana, veste-se de calça jeans e camiseta.

Cameron aproveitou a visita ao Brasil para desfazer o boato de que rodaria Avatar 2 na Amazônia venezuelana ou brasileira.

– Avatar foi feito todo por computador, na Nova Zelândia, em estúdio – destacou.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br