Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2010

SEMANA DA ÁGUA 2010 - SOSRIOSBR: CONCURSO DE FOTO E VÍDEO SOBRE "ÁGUA E CLIMA" DO WWF


Abertas inscrições para concurso de foto e vídeo

Como parte das comemorações da Semana Mundial da Água, o WWF-Brasil, a Agência Nacional de Águas e o HSBC Climate Partnership abrem inscrições para o 1º concurso de foto e vídeo com água e clima como tema. O prêmio será uma viagem a Bonito (MS).

Retratar a água e o clima em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas) é o principal objetivo do WWF-Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do HSBC Climate Partnership, que promovem o primeiro concurso de foto e vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”. As imagens candidatas poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.

São quatro categorias: fotos de alta definição, de baixa definição ou de celular, e vídeos de baixa e alta resoluções. O primeiro colocado em cada uma das categorias receberá um troféu exclusivo e uma viagem de quatro dias e três noites para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) e um kit dos realizadores do concurso. Mais detalhes e as regras do concurso estão no site www.olharesaguaeclima.org.br, onde podem ser feitas as inscrições e o envio das fotos e vídeos.

“Achamos fundamental que as pessoas integrem as questões ambientais em seu cotidiano, em especial no que tange ao cuidado com a água. A mera busca de uma imagem para o concurso já é, em si, uma reflexão sobre este recurso fundamental à vida”, avalia Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

A intenção dos realizadores é incentivar a reflexão sobre a necessidade de preservar a água e cuidar do clima. Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, foi a forma escolhida para contribuir para a Década da Água, de 2005 a 2015, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A fotografia é uma forma de manifestação cultural e artística com grande poder para sensibilizar as pessoas e despertar a consciência. O olhar do fotógrafo é um instrumento poderoso para tornar visível o estado das águas e motivar a sociedade para a necessidade de proteger esse bem vital”, disse Dalvino Troccoli Franca, diretor da ANA e coordenador da ação programada da água e cultura.

Para Ariel Scheffer da Silva, gerente de Sustentabilidae do HSBC, será possível avaliar a visão do brasileiro para os diversos valores da água.

"Este concurso é uma ótima iniciativa e uma grande oportunidade para que os brasileiros possam registrar as diversas visões sobre os valores da água para nossa sociedade. Tenho certeza que vamos ver fotos lindas e que expressarão a importância deste recurso tão precioso para nossas vidas e para nossa economia”, avalia Ariel.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por votação aberta na internet e os trabalhos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora, formada por convidados ligados à área de meio ambiente e profissionais das áreas de fotografia e vídeo, que escolherão os vencedores de cada categoria.

Mais informações:

Gadelha Neto, Ass. Com. WWF-Brasil, 61 8175-4038, E-mail: gadelhaneto@wwf.org.br
Regulamento: Clique Aqui

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Olá Professor Amigo de nosso planeta,

    Sempre venho aqui 'colher' informações desta sua árvore, digo, blog. Mais uma vez lhe parabenizo pelo excelente trabalho! Olha, amigo, os links deste post parecem que estão com algum problema; não levam ao destino.
    Um grande e carinhoso abraço!
    Luísa N.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luísa,

    Creio que o problema foi resolvido e os links estão ok!
    Obrigado pelo alerta!

    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br