Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de março de 2010

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA NAS MARGENS DOS RIOS

...primeiro eles cortam as árvores...depois, ficam preocupados com a falta de sombras!



Gerente de Uso Sustentável de Água e Solo da ANA fala sobre a conservação da água


Escrito por Fernanda Carreira
Ter, 23 de Março de 2010 14:18

Devanir Garcia dos SantosEm entrevista cedida ao IBFLORESTAS, Dr. Devanir Garcia dos Santos, gerente de uso sustentável de água e solo, da Agência Nacional de Águas, fala sobre a conservação do recurso hídrico



IBF - Por que não cortar árvores é importante para a proteção das margens dos rios?

A vegetação nativa que margeia os corpos e os cursos d'água é de extrema importância tanto para formação de corredores ecológicos, como para a proteção dos mananciais, na medida em que contribui na alimentação da ictiofauna, minimiza os efeitos da erosão e do assoreamento dos cursos d’água, controla o regime hídrico dos rios, e reduz a poluição das águas provenientes de agrotóxicos aplicados na agricultura.

IBF - Na sua opinião, como a sociedade de uma forma geral tem conservado esse recurso tão importante para sobrevivência de todos?

Apesar da grande conscientização observada nos últimos anos, notadamente a partir da Lei das Águas (Lei 9.433/97) que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos e criou o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, ainda hoje existe um espaço muito grande para a racionalização do uso da água e sua proteção pelos diversos setores usuários. Temos observado significativos avanços na redução das perdas pelos diversos setores (abastecimento humano, indústria, agricultura irrigada), são inúmeros os exemplos de medidas tomadas, nesse sentido, que resultaram em significativas reduções nos índices de consumo, o que falta ainda é a universalização do uso dessas práticas. Por outro lado, o cidadão urbano está hoje melhor informado sobre práticas, que se adotadas, reduzirão em muito o consumo de água pelo setor. Dentre essas práticas podemos citar a atitude proativa de fechar a torneira enquanto faz a barba, escova os dentes ou mesmo ensaboa-se, evitar utilizar a mangueira de água como vassoura, utilizar equipamentos (torneiras, chuveiros, válvulas de descarga) economizadores de água etc. Da mesma forma, o produtor rural tem-se conscientizado da necessidade de praticar uma agricultura sustentável, mantendo as áreas de proteção permanente e reserva legal, avaliando melhor o momento de utilizar os agrotóxicos, otimizando o uso da água na agricultura irrigada, dentre outros.

IBF - Você acredita que é importante existir um dia mundial da água como forma de chamar a atenção das pessoas sobre a importância da conservação deste recurso?

Sem dúvidas, trata-se de uma excelente oportunidade de chamar a atenção da sociedade sobre a importância desse recurso, que é escasso, facilmente poluível e que depende de uma atitude de todos para que possa continuar existindo em quantidade e qualidade para atendimento das nossas necessidades.


Fonte: IBFlorestas


Os objetivos da atividade de plantio de árvores nativas proposta são:
  • Sequestro de CO2;
  • Acentuar a biodiversidade das áreas ciliares degradadas que margeiam as propriedades e contribuir para a criação de conectividade ecológica ao longo dos rios;
  • Recuperar trechos degradados da Mata Atlântica e Cerrado através do plantio de espécies florestais nativas em APP's, RL's e fragmentos de matas para formação de corredores ecológicos;
  • Melhorar a capacidade hídrica dos rios e nascentes e controlar a erosão do solo e da água; e
  • Criar oportunidades de emprego e recreativas para os residentes locais nas proximidades das áreas beneficiadas, através dos projetos Sementes do Trabalho e Viveiro Familiar.
CONHEÇA O PROJETO "PLANTE ÁRVORES"


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br