Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de setembro de 2010

SECA PROLONGADA PROVOCA DIMINUIÇÃO DO NÍVEL DA ÁGUA NO LAGO DE FURNAS

Lago de Furnas, em Areado (MG) que visitamos recentemente

Nível da água do Lago de Furnas está baixo


da redação, Noh.com.br

Por causa do período de seca o volume do Lago de Furnas está baixo e os piscicultores já começam a ter prejuízos no Centro-Oeste.

O psicultor Nilson Gomes está preocupado. O “Mar de Minas”, como os moradores costumam chamar o Lago de Furnas está cada vez menor.

Não chove na região há quase três meses e a consequência é que o volume de água é o menor dos últimos quatro anos. Hoje o lago está há três metros do nível normal e, segundo o operador nacional do sistema elétrico, pode abaixar mais cinco metros até o fim do ano.

Um pesadelo, principalmente para os piscicultores. Na propriedade de Nilson alguns tanques estão com água pela metade. Há dois meses a nascente secou.

Sem água foi preciso desativar dois criatórios. Onde poderiam estar 20 mil peixes, hoje, crescem 12 mil e os prejuízos não param por aí.

Ao contrário do período de cheia, quando a água corre naturalmente entre os poços, agora o Nilson tem que fazer o bombeamento.

Para quem tem os criatórios no lago, no sistema de tanque-rede, a solução para o problema é mais barata, mas os riscos de perda bem maiores. É preciso verificar todos os dias o nível da água.

O ideal é que os tanques estejam, no mínimo, há dois metros de profundidade. Um descuido pode ocasionar a morte dos peixes.

Tomando os cuidados necessários as tilápias que o psicultor Eduardo Silva está criando estão quase prontas para a comercialização. Tem peixe com mais de um quilo e trezentos. Mesmo assim enquanto não tira o olho da criação ele torce para que a chuva venha rápido. fonte: PORTAL DO PEIXE


O "SOS RIOS DO BRASIL VISITA III" FOI AO LAGO DE FURNAS - VEJA

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br