Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de fevereiro de 2010

COBERTURA DO CÓRREGO LAVA PÉS, EM ITABUNA (BA) FOI NEGADA PELO INGÁ

 
INGÁ nega autorização para cobertura de rio em Itabuna
 
Após constatar, através de estudos técnicos, a inviabilidade do projeto de cobertura do Córrego Lava Pés, no município de Itabuna, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) negou à Prefeitura Municipal local a outorga (autorização) para realização da obra. O Lava Pés é afluente do Rio Cachoeira, passa no centro da cidade, na Avenida Ana Amélia, e tem 1.356 metros. O projeto de macrodrenagem da prefeitura pretendia cobrir, com concreto, um trecho de 1.180 metros, além de impermeabilizar o leito.

De acordo com o projeto, a velocidade média de escoamento da água após a canalização é alta, superior ao máximo permitido para canais revestidos em concreto (4,0 metros por segundo), o que pode provocar aumento de inundação à jusante (posterior à intervenção), tornando o projeto inviável do ponto de vista hidráulico. O canal estrangula a vazão do rio, aumentando o risco de transbordamentos e inundações no trecho após a obra.

O córrego possui vazão máxima de cheia de 52.220 litros por segundo. Canais de drenagem urbana cobertos e impermeabilizados apresentam uma série de problemas para a cidade e seus habitantes, como alagamentos, enchentes e morte do rio.

“A política de cobrir rios e não tratar esgotos não resolve a situação da qualidade das águas nos centros urbanos. O que precisamos, com urgência, é proteger nossos rios, para que nossos estoques hídricos não sejam prejudicados”, explica o diretor-geral do INGÁ, Julio Rocha.
“Isso sem falar nos efeitos observados em outras localidades. Em São Paulo, por exemplo, a população vem sofrendo a cada forte chuva com os alagamentos e inundações, em decorrência da existência de mais 40 rios cobertos e impermeabilizados. Neste caso, a água não tem como infiltrar nem para onde escoar, transbordando e provocando danos à cidade”, complementa.

Amparo legal
A negativa da outorga - decisão do órgão gestor das águas na Bahia está amparada nas políticas e nas leis estadual e federal de Recursos Hídricos, que determina que ações e intervenções que possam afetar a quantidade, qualidade e regime das águas superficiais e subterrâneas estão sujeitos à prévia outorga de direito de uso dos recursos hídricos.

A cobertura de rios, córregos e canais também está em desacordo com Instrução Normativa 11/09 do INGÁ, que determina que “só é permitida intervenção em corpo d’água para melhoria da drenagem desde que não seja adotado revestimento impermeabilizante; e que sejam adotados canais em seção aberta e manutenção do leito natural”.
 
Danos futuros
Por falta da devida manutenção exigida para seu perfeito funcionamento, estes canais tendem ao longo do tempo a acumular em seu interior lixo de variada natureza. Este material, por sua vez, diminui gradativamente a seção útil de escoamento, reduzindo, portanto a capacidade de fluxo, até um momento em que o escoamento se dará em seção plena. Em conseqüência disto, poderão ocorrer inundações nestes trechos.

O recobrimento do leito natural e paredes laterais de um curso d’água com material de baixa permeabilidade, como por exemplo o concreto armado, produz uma redução, ou até mesmo ausência do fluxo de base (recarga d’água proveniente do lençol freático) do corpo hídrico. 

De acordo com o coordenador de Outorga do INGÁ, Gustavo Penedo, não há argumentação técnica que justifique a adoção de uma seção em contorno fechado. A recomendação do órgão é que se faz necessária a elaboração de novo estudo de macrodrenagem para a bacia do Córrego Lava Pés e que contemple principalmente a adoção para este curso d’água de uma seção em contorno aberto e de leito natural.


23/02/10
Ascom INGÁ
Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ)
(71) 3116-3286/3215/3042-9938-2116
Letícia Belém/ Yordan Bosco
 
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br