Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de fevereiro de 2010

RESERVA FLORESTAL DE POÇO DAS ANTAS (RIO ALDEIA VELHA-RJ) ESTÁ SENDO DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NA MATA

Mico-leão-dourado, animal em risco de extinção, só existe na Reserva Ecológica de Poço das Antas, em Silva Jardim (RJ)
*
POPULAÇÃO DE MICO-LEÃO-DOURADO EM RISCO
*
Um incêndio causa grande destruição da Reserva Florestal de Poço das Antas, na Baixada Litorânea no estado do Rio de Janeiro, desde a última segunda-feira (22). Segundo denúncias feitas ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ambiental federal responsável pela administração da reserva - habitat dos micos-leões dourados, espécie ameaçada de extinção - a queimada teria começado quando dois motoqueiros atearam fogo na mata às margens do Rio Aldeia Velha.

De acordo com o funcionário do instituto Celso Ferreira, participam da operação de combate ao fogo bombeiros do município de Casimiro de Abreu e cidades vizinhas e a Defesa Civil do município de Silva Jardim, além do próprio órgão federal. Um helicóptero está sendo usado para ajudar no combate ao incêndio.

“Esse é o segundo incêndio em menos de 15 dias e como o fogo ainda não está controlado, os trabalhos devem continuar amanhã (quinta-feira)”, comentou Celso Ferreira. (Fonte: Agência Brasil)


 HABITAT DO MICO-LEÃO-DOURADO

Os micos-leões usam tanto as florestas de vegetação mais preservada, ou primária, quanto as secundárias, ou seja, aquelas onde já houve exploração ou corte seletivo de árvores. Provavelmente isto se deve ao fato de que nas florestas mais preservadas, é maior a abundância de ocos em árvores grandes para dormida e também de alimentos, como os insetos, para os micos. Mas ao mesmo tempo, nas florestas secundárias que ainda estão se formando, a alta produtividade do hábitat gera também mais frutos silvestres e diversidade e abundância de insetos, ambos consumidos pelos micos.  LEIA MAIS

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br