Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de fevereiro de 2010

ESPANHA APOIA PROGRAMA DE CISTERNAS QUE GARANTE ÁGUA NA SECA ATÉ POR OITO MESES

Programa de Cisternas brasileiro receberá apoio da Espanha

Portal do Meio Ambiente - Vilmar Berna
3269Programa visa o acesso, o gerenciamento e a valorização da água como um direito essencial da vida e da cidadania

A construção de cisternas como meio de acesso à alimentação foi o tema central de um seminário para planejamento de cooperação da Espanha com o governo brasileiro. A cisterna é uma tecnologia popular para a captação de água da chuva e representa solução de acesso a recursos hídricos para a população rural dispersa do Semiárido brasileiro. Construída com placas de cimento, elas permitem armazenar 16 mil litros de água, o suficiente para o uso de uma família de cinco pessoas durante o longo período da seca que se estende por até oito meses.

A reunião de trabalho foi promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar (SESAN) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O Programa do MDS visa o acesso, o gerenciamento e a valorização da água como um direito essencial da vida e da cidadania, ampliando a compreensão e a prática da convivência sustentável e solidária com o ecossistema do Semiárido.

O público das cisternas são famílias de baixa renda, que moram na área rural de Municípios daquela região e que não dispõem de fonte de água ou meio de armazená-la adequadamente para o suprimento de suas necessidades básicas.

As famílias que já possuem uma cisterna – e hoje têm água para consumir, cozinhar e utilizar na higiene pessoal – a chamada “primeira água”, podem receber um segundo tanque para armazenamento, projeto conhecido como “segunda água”. Nestes casos, a água captada das chuvas é utilizada, exclusivamente, na agricultura familiar.

Programação

Na reunião de quinta-feira (4/12), em Brasília, cerca de 30 pessoas das três esferas de governo no Brasil e também da sociedade civil definiram as diretrizes, os resultados esperados, as metas, os prazos e o cronograma de atividades para 2010. Participaram representantes dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente; dos governos do Ceará e da Bahia; das Prefeituras Municipais de três Estados – Ceará, Bahia e Alagoas; da Agência Nacional de Águas (ANA); do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); e da Organização Não-Governamental Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), além de dirigentes da Agência de Cooperação Espanhola no Brasil.

Fonte: RTS / MDS.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br