Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de fevereiro de 2010

GOLFINHOS SÃO SENTINELAS ECOLÓGICAS E FISIOLÓGICAS, AJUDANDO OS ESTUDOS DE DOENÇAS NOS HUMANOS

Golfinhos ajudam a compreender doenças humanas

 Cientistas revelaram nesta quinta-feira (18) que golfinhos e humanos sofrem de doenças semelhantes, e isso poderia ajudar na compreensão sobre o melhor tratamento para o diabetes e na prevenção do câncer de útero. Ou ainda determinar os efeitos potenciais no homem da poluição das águas litorâneas.

Carolyn Sotka, da Agência Nacional Americana de Oceanos e Atmosfera (NOAA), apresentou o estudo durante uma conferência científica realizada na Califórnia, Estados Unidos.

- Os golfinhos, como os humanos, são mamíferos e seu regime alimentar compreende a maior parte dos peixes e frutos do mar que nós consumimos. Os cetáceos são expostos permanentemente a ameaças do oceano, como a algumas algas altamente tóxicas que produzem ácido domóico ou a poluentes proibidos nos Estados Unidos desde os anos 70.

As semelhanças entre os golfinhos e os humanos fazem desses animais "sentinelas ecológicas e fisiológicas" importantes para "nos advertir de riscos sanitários" e também "esclarecer sobre a maneira que poderíamos beneficiar nossa saúde", explica a cientista.

Os golfinhos seriam o primeiro modelo natural do estudo para o diabetes adulto humano, abrindo a possibilidade de descoberta de tratamentos contra a doença responsável por 5% de mortes no mundo por ano, de acordo com um dos estudos divulgados.

O mecanismo resulta, provavelmente, do regime alimentar desses cetáceos muito rico em proteínas e fraco em glicídios.

Outros indícios coletados mostram que os golfinhos poderiam também ter doenças crônicas semelhantes a dos humanos ligadas ao diabete tais como a resistência à insulina com hemocromatose (taxa excessiva de ferro no sangue) ou ainda cálculos renais.

Os cientistas estudam a possibilidade dos humanos terem desenvolvido uma resistência à insulina durante o último período glacial.

Da mesma maneira, os golfinhos adquiriram essa resistência quando foram viver no oceano há 55 milhões de anos, passando de uma dieta rica em glicídios a uma alimentação com muita proteína.

Um outro estudo da Universidade da Flórida apresentado no encontro revela que os golfinhos são infectados, como o homem, pelo papillomavirus que não parece provocar entre eles câncer do colo de útero como acontece entre os humanos. (Fontes: Portal R7/ PORTAL DO MEIO AMBIENTE)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br