Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2010

O MAIOR PEIXE DA AMAZÔNIA ESTÁ AMEAÇADO PELA SOBREPESCA

Peixe pirarucu - foto Pescapara.com.br

18/02/2010 | domtotal.com

Sobrepesca ameaça o pirarucu na Amazônia

Podendo medir até três metros de comprimento e pesar 200 quilos, o pirarucu é o maior peixe da Amazônia e uma das maiores espécies de água doce do planeta. Apreciado pelo sabor de sua carne, o animal sofre com a pesca descontrolada e erros de identificação que fazem com que esteja em perigo.

É o que revela um estudo publicado na "Journal of Applied Ichthyology". Para defender o animal - que chegou a ter sua pesca totalmente proibida pelo Ibama em 1996 - existem algumas regras, como o período de defeso (no qual é proibida a sua captura).

"Faltam recursos para que os pescadores mantenham essas regras. Falta também fiscalização para que elas sejam cumpridas, evitando a pesca ilegal", afirma Leandro Castello, do Woods Hole Research Centre e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), um dos autores do estudo.

Socioambiental/ O Globo

SOBREPESCA
Em ciências pesqueiras, chama-se sobrepesca à situação em que a actividade pesqueira duma espécie ou numa região deixa de ser sustentável, ou seja, quanto mais esforço de pesca se utilizar, menores serão os rendimentos, seja do ponto de vista biológico, seja economico.

Saiba mais: SOBREPESCA (Greenpeace)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br