Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de fevereiro de 2010

SÃO PAULO ANTECIPA A "SEMANA ESTADUAL DE COMBATE À DENGUE 2010"

 
 
Após número recorde de casos, SP antecipa operação de combate à dengue
 
A alta incidência de casos de dengue no Estado de São Paulo, cujos números de janeiro e fevereiro já se igualam ao ano todo de 2009, conforme antecipado pelo R7 na última quarta-feira (25), fez o governo de São Paulo antecipar por um mês a Semana Estadual de Combate à Dengue.

Mais de 10 mil agentes espalhados pelos municípios paulistas vão fazer arrastões, panfletagens, mutirões de limpeza, visitas casa a casa e remoção de criadouros, entre outras atividades, com o objetivo de conscientizar a população a evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Na capital, as atividades irão ocorrer nesta sexta-feira (26) em 18 quarteirões do Parque Bristol (zona sul da cidade), onde já foram identificados três casos confirmados de dengue, além de outros suspeitos em investigação.

Os agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e da prefeitura de São Paulo estarão no local a partir das 9h para ações de eliminação de criadouros com aplicação de larvicida, busca ativa de casos suspeitos para encaminhamento aos serviços de saúde e orientação da população por meio de material educativo.

Normalmente a semana estadual acontece entre os últimos dias de março e a primeira semana de abril. Mas a recorrência de dias chuvosos e o calor acima da média, que cria condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, pelo acúmulo de água parada em pneus, latas, calhas, vasos de planta e outros recipientes, levou a prefeitura a adiantar a data.

Conforme divulgado pelo R7, durante todo ano de 2009, o Ministério da Saúde confirmou um total de 7.960 casos de dengue no Estado de São Paulo, número 8% superior aos 7.355 registrados em 2008. Oficialmente, a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza 1.383 casos de dengue em janeiro de 2010. Entretanto, a reportagem do R7 constatou junto a secretarias municipais de saúde do interior do Estado de São Paulo que os casos referentes a janeiro e fevereiro deste ano podem já ter ultrapassado os registrados no decorrer de todo 2009.

Em apenas quatro cidades - São José do Rio Preto (438 km de SP), Araçatuba (527 km de SP), Ribeirão Preto (313 km de SP) e Guarujá (Baixada Santista) -, o número de casos já confirmados chegou a 7.326 até a última terça-feira (23). Os dados não incluem outros 588 casos em investigação na cidade de Guarujá e dados de outras 641 cidades paulistas.

A Semana Semana Estadual de Combate à Dengue fará ações ainda em São Vicente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Campinas, Presidente Prudente, Sorocaba, Bauru e Taubaté. (Fonte: Portal R7) - AMBIENTE BRASIL
 
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br