Bom dia amigos do SOS Rios Br!
Paula Carolineeee....
Cara Paula Caroline,
Se possível, envie fotos do rio, da poluição, dos canos de esgotos e também o nome e e-mail do Prefeito e Pres. da Camara para quem enviaremos e-mails solicitando informações, sem citá-la é claro. Explique o que é Compesa e quem a dirige.
Temos parceiros na UFPE e certamente eles também poderão ajudar. Fale sobre você, sua formação e seu trabalho e o que gostaria de fazer pelo Rio Tapacurá.
Finalmente, temos uma proposta que enviaremos para que estude a possibilidade de implantar com seus amigos, colegas e familiares, junto com entidades e interessados da comunidade um "grupo de guardiões" do rio que serão orientados online para ações em defesa, recuperação e preservação do Rio Tapacura.
Veja Cara Paula Caroline o que já encontramos sobre o Rio Tapacura...
Em 2008
1. Mobilização quer garantir melhoria no Rio Tapacurá
S.O.S. Tapacurá: bacia do rio precisa de medidas ambientais urgentes.(fonte: A Voz da Vitória - PE)
2. Fórum Permanente pela Vida na Bacia do Rio Tapacurá
Reunião debate futuro da Bacia do Rio Tapacurá
A Bacia do Rio Tapacurá, que envolve seis municípios, é tema de encontro nesta quarta, entre 8h30 e 12h, em Pombos, Zona da Mata Sul. Trata-se da 15ª assembleia do Fórum Permanente pela Vida na Bacia do Rio Tapacurá.
3.O trabalho está sendo desenvolvido nos municípios de Pombos e Vitória de Santo Antão, considerados os mais importantes (área, população e potencial poluidor) e que se localizam a montante da represa, tendo como público-alvo prioritário professores e alunos das escolas, lideranças rurais e agricultores.
Na implementação, a SNE conta com a sua experiência anterior nos temas correlatos ao projeto e na sua vivência em atividades na própria bacia, particularmente na participação da elaboração do Plano de Ação para a Gestão Ambiental da Bacia do Tapacurá, na realização de oficinas de educação ambiental e no reflorestamento ciliar na microbacia do riacho Gameleira. Ao mesmo tempo, conta com a parceria do SERTA, que já atua na área e que tem desenvolvido o PEADS - método de educação reconhecido como eficaz na busca do desenvolvimento sustentável -, e com o apoio de várias outras entidades governamentais e da sociedade civil. Veja Reflorestagua
4.
Rede de Articulação do Tapacurá
A Rede Ambiental do Tapacurá (REATA) é uma "comunidade" formada por entidades e por pessoas que partilham do objetivo comum de recuperar a bacia do Tapacurá através de ações que visem a conservação dos seus recursos hídricos e florestais. Esta rede tem à sua disposição um Sistema de Informação e Comunicação Ambiental (SICA).
O Sistema de Informação e Comunicação Ambiental tem como objetivo permitir o fluxo de informações de forma rápida e descentralizada entre as entidades participantes do projeto (nós da rede), o gerenciamento organizacional e a comunicação institucional do projeto, potencializando e dando visibilidade às ações da Rede.
Esta comunidade (REATA) foi formada inicialmente pelas 12 entidades (proponente, parceira e as 10 que apóiam) que iniciaram o projeto, que de forma voluntária e formal aderiram aos objetivos do projeto, aceitando trabalhar de forma democrática e participativa em prol do mesmo objetivo. É importante ressaltar também que ao longo do desenvolvimento do projeto outras entidades foram sendo engajadas na Rede, interessadas na conservação da bacia do Tapacurá. Veja REATA
Como pode ver pelos 4 cases acima, cara Paula Caroline, já tem bastante gente atuando em sérios e bem organizados projetos em defesa do seu Rio Tapacurá. Sugerimos que visite os sites cujos links disponibilizamos acima e faça contatos com os coordenadores do Projeto, convide seus colegas e amigos para participarem desse esforço em benefício do Rio Tapacurá, chamado também do "Tietê de Pernambuco".
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Paula Caroline eu tbm sou de vitoria e estou organizando um protesto e uma campanha de conscientização sobre o poluição do tapacura, se vc quiser participar. contato: luannaribeiro_lua@hotmail.com
ResponderExcluirLuana e Paula Caroline,
ResponderExcluirVeja este artigo que o amigo Eng. João Suassuna, da UFPE nos enviou:
Rio Tapacurá apresenta alto índice de poluição
http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2302/cm2302a.htm
saudações eco-fluviais
OBRIGADA, PROFESSOR jARMUTH LOGO MAIS, MANDO-LHE MAIS DETALHES DE NOSSO EVENTO.
ResponderExcluir