Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de fevereiro de 2010

SOS RIO TAPACURÁ - VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE)

Rio Tapacurá - Pernambuco



Bom dia amigos do SOS Rios Br!

Venho atraves deste e-mail pedir à ajuda para a revitalização do rio Tapacurá na cidade de Vitoria de Santo Antão-PE, onde tambem resido.

O descaso da compesa junto com a prefeitura aumenta a cada dia, e o rio vai aumentando seu grau de poluição e contaminação, casa ribeirinhas jogando seu esgoto e todo tipo de lixo no rio, matando a cada dia. sem contar com a eutrofização do mesmo, gostaria de pedir mesmo a ajuda de voces e alguma mobilização pra chamar atenção

Paula Carolineeee....


Cara Paula Caroline,
Por favor, envie-nos um artigo ou relato da real situação, com informações e fotos para que possamos ajudá-la a buscar apoio para um SOS Rio Tapacurá.
Se possível, envie fotos do rio, da poluição, dos canos de esgotos e também o nome e e-mail do Prefeito e Pres. da Camara para quem enviaremos e-mails solicitando informações, sem citá-la é claro. Explique o que é Compesa e quem a dirige.
Temos parceiros na UFPE e certamente eles também poderão ajudar. Fale sobre você, sua formação e seu trabalho e o que gostaria de fazer pelo Rio Tapacurá.
Finalmente, temos uma proposta que enviaremos para que estude a possibilidade de implantar com seus amigos, colegas e familiares, junto com entidades e interessados da comunidade um "grupo de guardiões" do rio que serão orientados online para ações em defesa, recuperação e preservação do Rio Tapacura.
Vamos ajuda-la a ajudar seu rio. Parabéns e um abração, Prof. Jarmuth


Veja Cara Paula Caroline o que já encontramos sobre o Rio Tapacura...

Em 2008

1. Mobilização quer garantir melhoria no Rio Tapacurá

S.O.S. Tapacurá: bacia do rio precisa de medidas ambientais urgentes.

(fonte: A Voz da Vitória - PE)

2. Fórum Permanente pela Vida na Bacia do Rio Tapacurá

Reunião debate futuro da Bacia do Rio Tapacurá

EM 30 DE Setembro DE 2009

A Bacia do Rio Tapacurá, que envolve seis municípios, é tema de encontro nesta quarta, entre 8h30 e 12h, em Pombos, Zona da Mata Sul. Trata-se da 15ª assembleia do Fórum Permanente pela Vida na Bacia do Rio Tapacurá.

3.

Este projeto, patrocinado pela Petrobrás está sendo desenvolvido na bacia hidrográfica do rio Tapacurá, importante para a Região Metropolitana do Recife tem por objetivo a melhoria da qualidade da água do rio, através de ações que induzam o controle da poluição e a recuperação das matas ciliares, com a participação direta dos atores sociais locais.

O trabalho está sendo desenvolvido nos municípios de Pombos e Vitória de Santo Antão, considerados os mais importantes (área, população e potencial poluidor) e que se localizam a montante da represa, tendo como público-alvo prioritário professores e alunos das escolas, lideranças rurais e agricultores.

Na implementação, a SNE conta com a sua experiência anterior nos temas correlatos ao projeto e na sua vivência em atividades na própria bacia, particularmente na participação da elaboração do Plano de Ação para a Gestão Ambiental da Bacia do Tapacurá, na realização de oficinas de educação ambiental e no reflorestamento ciliar na microbacia do riacho Gameleira. Ao mesmo tempo, conta com a parceria do SERTA, que já atua na área e que tem desenvolvido o PEADS - método de educação reconhecido como eficaz na busca do desenvolvimento sustentável -, e com o apoio de várias outras entidades governamentais e da sociedade civil. Veja Reflorestagua

4.

Rede de Articulação do Tapacurá

A Rede Ambiental do Tapacurá (REATA) é uma "comunidade" formada por entidades e por pessoas que partilham do objetivo comum de recuperar a bacia do Tapacurá através de ações que visem a conservação dos seus recursos hídricos e florestais. Esta rede tem à sua disposição um Sistema de Informação e Comunicação Ambiental (SICA).

O Sistema de Informação e Comunicação Ambiental tem como objetivo permitir o fluxo de informações de forma rápida e descentralizada entre as entidades participantes do projeto (nós da rede), o gerenciamento organizacional e a comunicação institucional do projeto, potencializando e dando visibilidade às ações da Rede.

Esta comunidade (REATA) foi formada inicialmente pelas 12 entidades (proponente, parceira e as 10 que apóiam) que iniciaram o projeto, que de forma voluntária e formal aderiram aos objetivos do projeto, aceitando trabalhar de forma democrática e participativa em prol do mesmo objetivo. É importante ressaltar também que ao longo do desenvolvimento do projeto outras entidades foram sendo engajadas na Rede, interessadas na conservação da bacia do Tapacurá. Veja REATA

Como pode ver pelos 4 cases acima, cara Paula Caroline, já tem bastante gente atuando em sérios e bem organizados projetos em defesa do seu Rio Tapacurá. Sugerimos que visite os sites cujos links disponibilizamos acima e faça contatos com os coordenadores do Projeto, convide seus colegas e amigos para participarem desse esforço em benefício do Rio Tapacurá, chamado também do "Tietê de Pernambuco".

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Paula Caroline eu tbm sou de vitoria e estou organizando um protesto e uma campanha de conscientização sobre o poluição do tapacura, se vc quiser participar. contato: luannaribeiro_lua@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Luana e Paula Caroline,

    Veja este artigo que o amigo Eng. João Suassuna, da UFPE nos enviou:

    Rio Tapacurá apresenta alto índice de poluição

    http://www2.uol.com.br/JC/_1999/2302/cm2302a.htm

    saudações eco-fluviais

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA, PROFESSOR jARMUTH LOGO MAIS, MANDO-LHE MAIS DETALHES DE NOSSO EVENTO.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br