Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2010

OBRAS DE SANEAMENTO GARANTIRÃO 65% DE COBERTURA DE REDE DE ESGOTOS SANITÁRIOS EM DOURADOS (MS)

Cidade de Dourados (MS) terá ampliada a cobertura de esgotos

MS: Prefeito diz que cobertura de 65% de esgoto melhora qualidade de vida em Dourados


18/02/2010

O município de Dourados terá 65% de cobertura de rede de esgoto sanitário após o final das obras que estão sendo executadas na cidade. Com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal em parceria com o governo do Estado, estão sendo investidos no município mais de R$ 52 milhões em obras de saneamento. Deste total, R$ 39 milhões estão sendo destinados à execução da rede de esgoto, aumentando de 22% para 65% a cobertura, conforme o diretor-presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa.

O restante da verba está sendo usado na melhoria da distribuição de água, com implantação de novas redes e substituição de redes antigas. Os registros da Sanesul revelam que a cidade tem atualmente 50 mil domicílios, sendo 42 mil ligações de água ativas. Todas as obras vão atender pelo menos 150 mil habitantes.

De acordo com o gerente regional da estatal, Odilon Azambuja, as obras estão em estágio avançado, com 60% já concluídos. Recente levantamento do Ministério das Cidades, com base em dados da Caixa Econômica Federal, revelou que, no setor de saneamento, Mato Grosso do Sul tem o terceiro melhor índice de realização das obras do PAC, com 30,4% dos recursos investidos já medidos e pagos às empreiteiras. O relatório aponta que o município de Mato Grosso do Sul mais adiantado nas obras do PAC é Dourados. Para Odilon, isso significa que o ritmo das obras continua forte.

Por toda a cidade há frentes de trabalho. Canteiros de obras estão, ou já passaram, pelas regiões dos bairros Parque Alvorada, Jardim Flórida, Jardim Novo Horizonte, Parque do Lago, Cachoeirinha, Grande Itália, Jardim Água Boa, Vila Industrial e Jardim Piratininga, além do centro da cidade. Ao todo, mais de 100 bairros estão sendo beneficiados.

Apesar de todo o transtorno com as obras, a dona de casa Geni Floriano, 75, diz que está contente por ter recebido rede de esgoto em frente de sua casa. Ela diz que mora há 20 anos na mesma residência, no Jardim Londrina, e não sabia mais onde fazer fossas sépticas no seu quintal. “Estamos esperando há muito tempo pelo esgoto, se não viesse já estava pensando em furar uma fossa no meio da rua para protestar”, afirmou ela. Como a idosa, vizinhos da rua inteira esperavam pelo esgoto há anos.

Azambuja lembra que as obras do PAC abrangem ampliações nas redes de água e esgoto, sendo necessário realizar cortes no asfalto e cavar buracos para a colocação dos tubos. “O transtorno será passageiro e, no fim das obras, os benefícios vão garantir mais saúde para toda a população”, afirma.


Qualidade de vida


Para o prefeito Ari Artuzi, com as obras de ampliação da rede de esgoto, Dourados dará um salto de desenvolvimento e que vai elevar a qualidade de vida da população. “É inegável o avanço, e tudo que o município puder vai fazer para contribuir com esse desenvolvimento”, afirmou.

Ele lembra que o município está trabalhando em parceria com a Sanesul onde foi apresentado um planejamento prévio da execução de todos os serviços de infraestrutura. “Com essa medida, a Sanesul tem condições de se organizar e priorizar a realização de serviços nas regiões onde o município já tem projetos de pavimentação asfáltica”, destacou o prefeito.

Emprego


De acordo com a Sanesul, além da saúde que é gerada para o município com as obras de saneamento, os investimentos estão trazendo aumento no número de empregos diretos e indiretos no município. São quase 1.500 novos postos de trabalho no decorrer das obras. Estão sendo criados aproximadamente 970 empregos diretos e mais 460 indiretos.

Os dados foram obtidos por meio de estatísticas apresentadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) em seu Modelo de Geração de Empregos. O sistema estima o número de postos de trabalho que podem surgir a partir do aumento da produção em um determinado setor.

Fonte: AgoraMS/SANEAMENTO BÁSICO, O SITE

CONHEÇA DOURADOS (MS)

























SAIBA MAIS - Férias.tur - Publicação autorizada por parceria


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br