Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de fevereiro de 2010

CHARCOS E IGARAPÉS DE MANAUS FIZERAM AUMENTAR EM 106% OS CASOS DE MALÁRIA EM 2010

fêmea do mosquito anopheles que transmite a malária

Dobra o nº de casos de malária

Prefeitura culpa chuvas e invasões em ano eleitoral

Liege Albuquerque - 12/02/2010

O ESTADÃO

MANAUS
Os casos de malária em Manaus aumentaram 106% em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro deste ano foram registrados 1.709 casos da doença, contra 831 no mesmo período de 2009.

As autoridades sanitárias atribuem o aumento ao número crescente de invasões nos extremos das zonas norte, leste e oeste da cidade, onde os igarapés e charcos produzidos pelo período de chuvas constituem um hábitat ideal para o mosquito Anopheles, transmissor da doença.

São mais de 40 mil pessoas, na estimativa da prefeitura, morando em palafitas sobre os igarapés, em casas de lona, papelão ou palha nos arredores de Manaus e em invasões sem qualquer infraestrutura.

"Foram somados esforços de Estado e município durante todo o ano passado e houve redução de 18% no número de casos de 2009 em relação ao mesmo período do ano anterior", diz o diretor da Fundação de Vigilância Sanitária no Amazonas, Bernardino Albuquerque.

O coordenador de controle de malária e dengue em Manaus, Anderson Sampaio, afirma que dois fatores contribuem para a piora: além das chuvas de janeiro, o número de invasões também aumenta em ano eleitoral.

MOSQUITEIROS E LIMPEZA

Segundo Albuquerque, depois do carnaval, uma remessa de mil mosquiteiros impregnados com inseticidas serão distribuídos nas casas das invasões de sem-teto.

"Infelizmente chegamos para fazer o fumacê (borrifação de inseticida) e há casas sem paredes, sem proteção alguma", conta Sampaio.

Também serão realizadas limpezas emergenciais nos igarapés.

A malária é causada por protozoários do gênero Plasmodium, transmitidos ao homem pela picada de mosquitos do gênero Anopheles.

Os principais sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça e pelo corpo, cansaço, palidez e falta de apetite. A malária pode evoluir para quadros graves, mas remédios podem tratar com sucesso a doença, se detectada precocemente. Jornal O Estadão SP

SAIBA MAIS SOBRE A MALÁRIA

O que é

A malária, também conhecida como paludismo, é uma doença típica de países tropicais. No Brasil, por exemplo, é comum na região da floresta amazônica, fazendo muitas vítimas todos os anos. Na África, esta doença também é muito comum.

Transmissão

A malária é provocada por protozoários parasitas que são transmitidos para o ser humano através da picada da fêmea do mosquito anopheles. O mosquito pica uma pessoa contaminada, levando os protozoários para outra pessoa.

Sintomas

Após ter adquirido a doença, a pessoa começa apresentar alguns sintomas. O principal deles é a febre. O doente começa sentir muito frio, seguido de fases de extremo calor. Estas febres são constantes, porém a periodicidade é irregular. As dores de cabeça, náuseas, hemorragias e fadiga também são sintomas.

Problemas de saúde provocados

A doença pode provocar problemas hepáticos, respiratórios, cardiovasculares, cerebrais e gástricos. Após apresentar os sintomas, a pessoa deve ser conduzida rapidamente a um médico ou hospital para começar o tratamento. Este é feito a base de remédios e de uma substância chamada quinina.

Já existem vacinas em desenvolvimento contra esta doença. É importante evitar regiões com incidência desta doença. Outra precaução é tentar eliminar o mosquito anopheles, dificultando sua reprodução.

Curiosidade:

- A forma de transmissão da malária foi descoberta em 1898 pelo pesquisador Ronald Ross. (Fonte: Site Suapesquisa)



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br