Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de fevereiro de 2010

Vazamento de esgotos poderia ter causado a mortandade dos peixes

Peixes aparecem mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas


Da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) está trabalhando no recolhimento dos peixes mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. Cerca de 500 quilos estão sendo coletados pela Comlurb, segundo a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.
*
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recolheram material para análise no local. A causa provável apontada pelo Inea é o aumento de uma espécie de alga existente na água. “A variação climática dos últimos dias favoreceu a proliferação deste tipo de alga”, comentou a secretária, que acompanhou os trabalhos durante a tarde.
*
Já o biólogo Mario Moscatteli não acredita na hipótese de que a mudança climática poderia causar esse tipo de morte. Ele informou que ontem (25) os peixes subiam para tentar buscar ar na superfície, mostrando que não havia oxigênio na água. "O protagonista do desastre pode ter sido a abertura do canal do Jardim de Alah, no Leblon. Isso fez com que muitas fezes fossem despejadas no mar e consequentemente podem ter ido para a Lagoa”, afirmou Moscatteli.
*
A Comlurb mobilizou 51 garis para o recolhimento dos peixes mortos. Entre as espécies mortas estão savelhas, corvinas, tilápias, bagres e baranas (um tipo de robalo). Os trabalhos foram suspensos agora à noite e serão retomados amanhã (27). (Agência Brasil)

LEIA MAIS

Lazaroni acredita que mortandade de peixes no Rio de Janeiro foi causada por esgoto

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br