Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de fevereiro de 2010

INSTITUTO DA PESCA DE SP CRIA TÉCNICAS PARA A PESCA SUSTENTÁVEL


Pesquisas visam melhorar a pesca nos Estados de São Paulo e Espírito Santo

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Um estudo realizado pelo Instituto da Pesca, em São Paulo, resultou na criação de uma técnica que promove a pesca sustentável. A pesquisa foi desenvolvida por solicitação da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, Mapec, em Caraguatatuba.

A pesquisa visa promover a recuperação do estoque do animal na natureza, além de ampliar a renda da região e a redução de custos. Uma das responsáveis pelo estudo, a pesquisadora Isabella Bordon, explicou como é o processo de retirada do animal, que se fixa em vários lugares. O ciclo de vida começa no oceano e durante cerca de dois meses a semente busca um local para se fixar. “Para retirar o mexilhão, os maricultores têm de raspar todo o habitat e o processo de recuperação e recolonização de algas é lento", disse.

Juntamente com o pesquisador Hélcio Marques, Isabella Bordon desenvolveu um coletor, que retém grande quantidade de larvas do mexilhão. Elas se prendem a um emaranhado de fios de corda, onde ficam presas até o momento da comercialização, de acordo com a pesquisadora. "Com os coletores artificiais, retiramos do mar as sementes do molusco em suspensão na água, o que substitui a prática predatória de extrair o marisco de costões e pedras", completou.

No Espírito Santo, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Incaper, firmou parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Ifes. Nesta sexta-feira, 19, uma solenidade consolida a parceria, com a assinatura do termo de doação do barco de pesca do Incaper “Pesquisador Flávio Marcelo” ao Ifes. A cerimônia acontece a partir das 14 horas, em Piúma.

A embarcação será utilizada nas atividades do campus do Ifes em Piúma, para aprimorar a tecnologia da pesca e aquicultura.

O objetivo da parceria é contribuir para o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão pesqueira no Espírito Santo. O barco será utilizado nas atividades do Ifes Campus Piúma, que tem como eixo tecnológico a pesca e a aquicultura. “Iremos utilizá-lo nas aulas práticas das disciplinas de navegação, tecnologia de pesca, construção de barcos, do curso técnico em pesca, e, posteriormente, no curso de engenharia de pesca”, disse o diretor do Ifes Campus Piúma, Cesar Ademar Hermes.
*Com informações do Cepam e do Incaper.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br