Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2010

NÃO É SÓ CORRUPÇÃO..."DENGUE INFESTA O DISTRITO FEDERAL QUE REGISTRA UM AUMENTO DE 426% DE CASOS"


Charge da Dengue (http://blogdamartabellini.blogspot.com)


Os casos de dengue aumentam 426% no Distrito Federal em um ano.


Os mosquitos da dengue têm atacado em regiões onde antes era incomum. Agentes de saúde têm ido, de casa em casa, para orientar os moradores. A Vigilância à saúde fala em pedir a ajuda do Exército para tentar combater esse aumento de casos.

Quem mora nas regiões mais úmidas do país sabe. No verão, é preciso ter muito cuidado com a dengue. Em Brasília, uma cidade de baixa umidade, o número de casos sempre foi pequeno. Mas esse ano as coisas mudaram. Tanto que a recepcionista Rejane Nunes levou um susto.

“Eu pensava que comigo não aconteceria. Quando me deparei com a doença e vi que estava com dengue, é desesperador”, comenta Rejane Nunes.

No ano passado, os casos de dengue caíram 38%, em média, em todo o Brasil. No Distrito Federal, 60 pessoas foram infectadas nos dois primeiros meses de 2009. Este ano, no mesmo período, o número subiu para 316 casos. Um crescimento de 426%.

Qual o motivo? Não foi a água da chuva acumulada em vasos e plantas que atraiu o mosquito da dengue. De acordo com o Instituto de Meteorologia, o mês passado foi o janeiro menos chuvoso dos últimos onze anos em Brasília.

Para a Vigilância à Saúde, o aumento nos casos pode ser consequência da falta de cuidados em casa.

“Moradores não têm eliminado o recipiente. No primeiro momento que passamos eles dão atenção mas depois quando a gente sai, vira as costas, ele esquece daquilo”, comenta o fiscal Henrique Alves.

A Vila Planalto, área que fica perto dos ministérios, teve a maior incidência: 33% dos casos.

“Quase todo mundo pegou dengue na rua”, afirma o garçom Jorge Amaral.

“É muito preocupante. Estamos diante de uma epidemia da dengue, em que nós estamos deflagrando uma força-tarefa. Pedimos também 200 homens do Exército para nos ajudar nessa luta contra dengue”, informa Alan Kardec, da Secretaria de Vigilância Epidemiológica.

O Ministério da Saúde reforçou as ações de controle da dengue em cinco estados que indicaram aumento recente nos casos da doença: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Alguns cuidados são tão simples. o desleixo é que acaba com qualquer tipo de prevenção. (Fonte: G1)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Só uma sujestão.
    Vejam o que acontece em Campos dos Goytacazes.

    http://sosimbe.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br