Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de fevereiro de 2010

LIVRO MOSTRA A REALIDADE DOS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA

Em busca do Brasil desconhecido

Livro relata viagem de Daniel Piza e Tiago Queiroz, que refizeram o itinerário de Euclides da Cunha em 1905 pela Amazônia
Ubiratan Brasil - O Estadão

COTIDIANO - Retrato da rotina dos moradores amazonenses comprova valor da biodiversidade da região

Livros de viagem habitualmente oferecem descobertas ao leitor, especialmente quando o autor escreve sobre seus temas não como um acadêmico ou analista, mas como um observador que transmite suas emoções e por meio de uma escrita descritiva. Em Amazônia de Euclides - Viagem de Volta a Um Paraíso Perdido (Leya Brasil, 192 páginas, R$ 39,90), cujo lançamento ocorre hoje, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, Daniel Piza atualiza as sensações despertadas em Euclides da Cunha (1866-1909) quando de sua viagem ao Alto Purus, no Acre, região fronteiriça com o Peru, em 1905.

Naquele início de século 20, o autor de Os Sertões foi designado para liderar a comitiva mista brasileiro-peruana de reconhecimento da região. E, além de cumprir com os objetivos técnicos da missão (como mapeamento da área), Euclides coletou dados para uma análise histórica e social do extremo oeste da Amazônia, informações que resultaram nos livros Contrastes e Confrontos (1907) e À Margem da História (1909).

Com esses textos fundamentais à mão e acompanhado do repórter fotográfico Tiago Queiroz, Piza, editor executivo e colunista do Estado, repetiu o trajeto final do itinerário euclidiano entre 4 e 15 de março do ano passado. Percorrendo a região em barcos, Piza e Queiroz repetiram Euclides e travaram um contato mais próximo com a população local. Uma das questões mais recorrentes na obra de Euclides é a relação entre civilização e barbárie - como na época acontecia o auge da economia extrativista da borracha, o escritor observou o trabalho semiescravo a que eram submetidos os seringueiros, além da brutalidade reservada aos índios.

Em sua viagem, Piza conheceu outra realidade. Não só a borracha deixou há muito de ter importância econômica, como a função não desperta saudade nos ex-seringueiros, hoje mais preocupados com a agricultura. "O que prevalece é a falta de perspectiva de emprego", observa o escritor Milton Hatoum, autor do texto de apresentação do livro e com quem Piza participará hoje de uma conversa, na mesma Livraria da Vila, a partir das 19h30 - também haverá projeção das fotos de Queiroz. "A agricultura de subsistência é apenas isso: uma possibilidade para sobreviver."

As descrições de Piza encontram eco nas imagens de Tiago Queiroz, retratos do cotidiano de índios e paisagens isoladas, uma região cuja rica biodiversidade continua ainda pouco conhecida. E o espaço mais generoso do livro revela-se como o meio ideal para apresentar esse panorama, uma vez que a viagem figurou no projeto multimídia O Ano de Euclides, organizado pelo Estado em 2009, que incluiu boletins diários na Rádio Eldorado, um blog, matéria publicada no jornal e um ciclo de debates temáticos. Em Amazônia de Euclides, Daniel Piza aprofunda e atualiza a viagem do escritor/cientista viajante que, ao unir ciência e arte, delineou a geografia e a alma do povo amazônico.

Serviço
Amazônia de Euclides, de Daniel Piza. Debate com Milton Hatoum. Livraria da Vila. Alameda Lorena, 1.731, 3062-1063. 19h30 - Fonte:  Jornal O Estadão

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br