Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de fevereiro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO REUSO DA ÁGUA


PORQUE REUTILIZAR A ÁGUA?

A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos.

Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância.

Neste sentido, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.

Alguns exemplos da prática de reúso da água


(Do Trabalho de Iniciação Científica de ANDRÉ NEIS BOTELHO - UFSC)

A república de Singapura está tomando várias medidas para conservação da água, procurando substituir a água potável por água não potável para fins comerciais e industriais. As indústrias retiram 11,1 milhões de metros cúbicos de água do mar por dia, somente para reusá-la como água de resfriamento.

No Brasil, algumas regiões já realizam a prática de reúso. Em São Paulo, o reúso já é praticado pela Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (SABESP), que tem cinco pontos de tratamento e vende água para reutilização em indústrias de vários municípios.

Um bom exemplo é a empresa Linhas Correntes que adquire água tratada do efluente da Estação Ipiranga. Municípios da região do ABC paulista, como Santo André e São Caetano do Sul são outros exemplos. Nestas regiões, o reúso se dá na rega de jardins públicos e lavação de ruas (OLIVEIRA, 2005).

As tabelas abaixo apresentam alguns casos sucintos de sucesso da prática de reúso de água no Brasil e seu respectivo investimento, apresentados pelo Departamento do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

(Clique nas tabelas para ampliá-las)

Uso Racional de Água no Campus da UFSC - ANDRÉ NEIS BOTELHO Orientador: Prof. Enedir Ghisi, Ph.D.

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO E OS TIPOS DE REUSO - Cetesb


CONHEÇA O TRABALHO DO CIRRA - POLI DA USP
(Centro Internacional de Referência em Reúso de Água)




INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br