Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de fevereiro de 2010

O PERÍODO DA PIRACEMA EM MG CONTINUA ATÉ 28 FEV


Pesca continua com restrições no estado de Minas Gerais, pescadores amadores devem ficar atentos

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Até o dia 28 a pesca está limitada no estado de Minas Gerais. O período da piracema teve início no dia 1º de novembro do ano passado e, de acordo com as Portarias 197, 198 e 199 do Instituto Estadual de Florestas, IEF, a atividade tem algumas restrições.

Durante o feriado de carnaval, os pescadores amadores devem estar atentos à norma, pois as fiscalizações continuam e o descumprimento pode acarretar apreensão do equipamento de pesca e aplicação de multas.

Os pescadores devem portar carteira que autorize a atividade, expedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, ou do IEF. Devem, ainda, pescar apenas nos locais permitidos, utilizando equipamentos autorizados como anzol, chumbada, linha, vara, molinete e carretilha, de acordo com o biólogo do IEF, Marcelo Coutinho. “É importante que os pescadores, além da carteira, portem o Documento de Arrecadação Estadual comprovando o pagamento da taxa referente à licença”, completou.

As carteiras de pesca podem ser obtidas nas unidades de atendimento do IEF ou pelo site www.ief.mg.gov.br. O valor da taxa para a retirada do documento é de R$ 23,57 para pesca em barrancos de rios e de R$ 53,10 para pesca embarcada. O licenciamento é renovado anualmente. No site do IEF os pescadores encontram, também, informações sobre a quantidade e o tamanho dos peixes permitidos para captura.

A piracema acontece no período das chuvas, e nessa época, os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se reproduzirem. Depois de percorrem vários quilômetros para a desova, podem ser capturados com facilidade, por isso, a legislação restringe a pesca, visando garantir a reprodução das espécies.
*Com informações do IEF./AMBIENTE BRASIL

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br