Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de fevereiro de 2010

MUNICÍPIOS BAIANOS...VAMOS RESTAURAR AS MATAS CILIARES DO ESTADO?

 
Termina nesta sexta-feira (26) o prazo para envio de propostas de restauração de matas ciliares

"A preservação das matas ciliares conserva os leitos dos rios, mantém a qualidade das águas (com menos partículas presentes), deixa a água menos barrenta e, desta maneira, diminui o gasto para tratamento dos recursos hídricos, o que impede que os custos sejam repassados aos usuários, gerando benefícios ambientais e socioeconômicos para a sociedade. ."

As Prefeituras Municipais e Universidades de toda a Bahia têm até esta sexta-feira (26) para enviar ao Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) projetos para celebração de convênios de Restauração de Matas Ciliares e Nascentes em 21 macrobacias hidrográficas da Bahia, no valor de R$ 50 mil cada. Esta é a primeira vez que o Governo da Bahia apóia e estimula iniciativas para restaurar e conservar as matas ciliares e nascentes ao longo dos rios do Estado.

Os projetos deverão ser encaminhados ao INGÁ, com a indicação e endereço seguinte:
Chamada Pública - Restauração de Matas Ciliares e ao Redor de Nascentes; Diretoria Socioambiental Participativa – DSP; A/C Coordenação Socioambiental – COSAM; Av. ACM, nº 357 - Itaigara, CEP 41.825-000. Salvador/Bahia.

Serão aceitas propostas entregues pessoalmente ou pelos Correios, com aviso de recebimento, em envelope lacrado, contendo duas vias impressas e duas vias em formato digital (CD/DVD), contendo os seguintes itens, com carta endereçada ao INGÁ encaminhando o projeto, solicitando o apoio, assinada pelo responsável legal da entidade proponente. O projeto técnico e demais documentos devem conter informações constantes no edital, que pode ser acessado em www.inga.ba.gov.br.

Não serão consideradas as propostas extemporâneas, encaminhadas via fax ou correio-eletrônico ou com documentação incompleta ou fora das condições estabelecidas neste Edital;
Os convênios serão celebrados de maneira articulada entre Prefeituras Municipais e instituições (pessoas jurídicas de direito público) e destas com organizações da sociedade civil. O apoio aos projetos selecionados será concedido mediante a celebração de convênio.

Importância

As matas ciliares funcionam como barreira natural para o material particulado (sedimento) que desce para o leito dos rios. Com a degradação da mata, há o excesso de material no leito, o que provoca assoreamento e diminui a profundidade dos rios e a quantidade de água, o que pode provocar enchentes nos períodos mais chuvosos. Grandes rios do Estado vêm apresentando redução de vazão (volume) devido ao desmatamento das margens e conseqüentes erosões.

A preservação das matas ciliares conserva os leitos dos rios, mantém a qualidade das águas (com menos partículas presentes), deixa a água menos barrenta e, desta maneira, diminui o gasto para tratamento dos recursos hídricos, o que impede que os custos sejam repassados aos usuários, gerando benefícios ambientais e socioeconômicos para a sociedade. Além disso, há um ganho em biodiversidade, pois as regiões que margeiam os rios podem ser consideradas verdadeiros “corredores de vida”, já que são habitat para diversas espécies animais e servem de caminho para o transporte de sementes.
Prioritariamente, serão contemplados um projeto em cada uma das seguintes macrobacias: Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu; Rios dos Frades, Buranhém e Santo Antônio; Rio Jequitinhonha; Rio Pardo; Leste; Rio das Contas; Recôncavo Sul; Rio Paraguaçu; Recôncavo Norte;  Rio Itapicuru; Rio Vaza-Barris;  Rios Macururé e Curaçá; Rio Salitre; Rios Verde e Jacaré; Lago de Sobradinho; Rios Paramirim e Santo Onofre; Riachos da Serra Dourada e Brejo Velho; Rio Carnaíba de Dentro; Rio Grande; Rio Corrente; Rio Carinhanha.

24/02/10
Ascom INGÁ - Letícia Belém
(71) 3116-3024/3042/3215
Mais informações:
Letícia Belém/ Yordan Bosco/ Francisco Ribeiro
 
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br