Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de fevereiro de 2010

ACESSO MAIS FÁCIL À ÁGUA REDUZ FARDO DOMÉSTICO DAS MULHERES


Acesso a água alivia carga horária feminina

Publicado por Marcelo Osakabe, do Pnud - http://www.envolverde.com.br/


Com fonte de recurso próxima de casa, mulher perde menos tempo buscando água e dedica-se a outras atividades, remuneradas ou não.

A oferta de serviços públicos básicos pode ajudar a diminuir a carga de trabalho das mulheres, ainda que não necessariamente implique melhoria de renda, aponta um artigo divulgado pelo CIP-IG (Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo), órgão do PNUD em parceria com o governo brasileiro. Baseado em extensa pesquisa sobre a rotina em lares no Gana, país do oeste da África, o paper indica que o acesso a água encanada e diminui o tempo gasto pelas mulheres em afazeres domésticos e as libera para outras atividades — nem sempre remuneradas como (lazer e estudos, por exemplo).

Intitulado Oferta de água da Gana rural: as mulheres se beneficiam? , o texto parte de um estudando de 11 meses sobre a rotina de trabalho de 3.799 lares da zona rural de Gana. Os dados mostram que, nas comunidades que têm acesso a água, as mulheres passam menos tempo em trabalhos domésticos, e as que já exercem tarefa remunerada dedicam mais horas para isso.

Não é difícil entender a razão disso. Os autores do estudo — Joana Costa, Degol Hailu, Elydia Silva e Raquel Tsukada, todos do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo — observam que em sociedades tradicionais cabe às mulheres cuidar da casa, dos filhos e de outros membros da família. E tarefas como buscar água em locais distantes, carregá-la e torná-la potável são parte considerável desse esforço. Nos lares pesquisados, 66% das mulheres fazem isso, muitas das quais despendem até 15 horas semanais com essa atividade — contra 16,5% dos homens. A dupla jornada de trabalho (atividades domésticas e remuneradas) somava pelo menos 84 horas semanais (12 horas diárias) de 37% das mulheres analisadas no estudo — metade delas trabalhava mais de 112 horas por semana (16 horas diárias).

O estudo verificou que o acesso mais fácil à água reduz o fardo doméstico e, portanto, o total de horas trabalhadas. Ao mesmo tempo, as mulheres que já exercem atividade remunerada fazem isso por mais tempo. No entanto, a oferta do benefício não aumenta a proporção de mulheres trabalhando.

“O total de horas trabalhadas pelas mulheres é menor nas comunidades com acesso a água, e menor para as que moram perto de uma fonte de água. Logo, ter acesso a água pode reduzir a carga de trabalho das mulheres. Isso não implica, todavia, que o tempo que as mulheres economizam coletando água seja direcionado a atividades remuneradas”, constatam os autores. “Para atingir essa meta, são necessárias políticas públicas adicionais, especialmente políticas relacionadas a incremento do capital humano e oferta de creches”.

A versão mais ampla do estudo também avalia o impacto do acesso a eletricidade. Esse benefício aumenta as horas dedicadas a serviços remunerados, em especial para aquelas que já participam do mercado de trabalho. Nesse caso, o fato de a luz elétrica poder alongar o dia de trabalho também contribui para a mudança.


(Envolverde/PNUD Brasil)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br