Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de fevereiro de 2010

PROJETO REBIMAR LANÇA 120 RECIFES ARTIFICIAIS NO LITORAL DE PONTAL DO PARANÁ

Recifes artificiais serão lançados na costa de Pontal do Paraná


3293A superfície dos recifes são planas e rugosas, para facilitar a fixação de organismos
Defensores da biodiversidade marinha da costa paranaense ganharão na sexta-feira (12) um reforço de peso. O projeto REBIMAR (Recuperação da Biodiversidade Marinha) vai lançar 120 recifes artificiais – formados por blocos de concreto, com 100 quilos cada – no litoral de Pontal do Paraná. As estruturas irão se tornar a moradia de peixes e outras espécies marinhas.

Os locais de instalação foram definidos em reuniões públicas, com a participação dos pescadores da região, e estão localizados a 5,5 quilômetros da costa. São dez pontos que se estendem entre os balneários de Praia de Leste e Atami.
Por um acordo com os pescadores artesanais e industriais, todos os locais serão sinalizados com bóias, para evitar a perda de redes de pesca ou outros acidentes.

Pescadores, representantes dos órgãos ambientais e da Marinha do Brasil fiscalizarão o lançamentos dos recifes no mar. O transporte dos blocos será realizado por um sistema formado por reboque e balsa. Também serão adotadas várias providências para minimizar possíveis impactos ambientais. Após a operação, uma equipe de mergulhadores realizará inspeções para garantir a precisão das instalações. O procedimento segue as normas de segurança.

3293a

O programa REBIMAR é financiado pela SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e executado para UFPR (Universidade Federal do Paraná), CEM-UFPR (Centro de Estudos do Mar) e FUNPAR (Fundação da UFPR), com o apoio das Associações de Pescadores das localidades envolvidas e da Associação MarBrasil.

CONTATO:

Vinícius Araújo: (41) 9139-8594



Fonte:
INFORME FUNPAR Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
/PORTAL DO MEIO AMBIENTE - VILMAR BERNA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br