Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2010

AUMENTO CONSIDERÁVEL DE CASOS DE DENGUE EM CINCO ESTADOS


Ministério confirma aumento de casos de dengue em cinco estados, mas nega epidemia

Paula Laboissière

Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Saúde confirmou hoje (18) que pelo menos cinco estados brasileiros – Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia – vêm apresentando aumento considerável de casos de dengue desde dezembro do ano passado. A pasta nega, no entanto, que a situação seja considerada uma epidemia da doença, embora algumas secretarias de Saúde já usem o termo nos boletins epidemiológicos publicados este ano.


A Secretaria de Saúde de Rondônia, por exemplo, informou que o estado enfrenta a sua maior epidemia de dengue. O aumento no número de casos na primeira semana de 2010, quando comparada ao mesmo período do ano passado, chegou a 2.182%. Na segunda semana, o aumento foi de 1.164%. Apenas na capital Porto Velho, 2.210 casos foram notificados de um total de 5.306 em todo o estado. A cidade também registrou o maior número de casos graves da doença – 70 – além de três óbitos.


Até o último dia 10, a Secretaria de Saúde de Mato Grosso notificou 12.666 casos de dengue – 344 considerados graves – e 16 mortes causadas pela doença. O número, comparado ao registrado no mesmo período do ano passado, representa um aumento de 804% nas notificações. Em 2009, o estado enfrentou uma epidemia de doença, com 60 mil casos notificados.


Até o momento, cinco óbitos foram confirmados em Mato Grosso. A capital, Cuiabá, concentra 802 notificações de casos e um de óbito. Além disso, a Secretaria de Saúde investiga se quatro mortes foram provocadas pela doença. Em Várzea Grande, as notificações de casos já somam 802 e a de óbitos, cinco. Apenas um foi confirmado até agora.


Em Mato Grosso do Sul, sete cidades concentram 53,4% da população estadual e 69,6% dos casos suspeitos de dengue nas primeiras cinco semanas do ano – Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Em todo o estado, 7.991 casos já foram notificados e duas mortes estão sob investigação. Apesar de ter confirmado 996 casos, a própria Secretaria de Saúde alerta que informações extraoficiais indicam que as notificações podem chegar a 14.566.


Os principais focos da doença no estado são locais de abastecimento de água como caixas d'água e tambores, depósitos domiciliares como vasos de planta e piscinas, tanques em obras, borracharias e hortas e depósitos naturais.


Em Goiás, 49 municípios apresentam alto risco de infecção pela dengue. A capital, Goiânia, lidera o ranking de notificações de casos nas cinco primeiras semanas de 2010 (10.862), seguida por Aparecida de Goiânia (2.7121) e por Senador Canedo (674). De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, 50 cidades apresentam médio risco de infecção e 68, baixo risco, o resulta em um total de 167 municípios com casos notificados.


Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde informou que os cinco estados já vêm recebendo ações de combate à dengue – como entrega de inseticida e de medicamentos – e que a expectativa da pasta é que as transmissões comecem a diminuir daqui para frente.


Leia também:

Calor e chuva provocam aumento dos casos de dengue em municípios paulistas


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br