Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de fevereiro de 2010

NO BRASIL A 2ª CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA DE SANEAMENTO - FOZ DO IGUAÇU (PR)

Brasil sedia encontro latino-americano de saneamento

Pela primeira vez o Brasil será palco da 2ª Conferência Latino-americana de Saneamento, Latinosan 2010. O encontro acontece em Foz do Iguaçu, Paraná, entre os dias 14 e 18 de março. Universalização e sustentabilidade dos serviços de saneamento é o tema central deste evento que pretende, por meio de um amplo debate, buscar caminhos que melhorem o bem estar da população da América latina, com ênfase no combate à pobreza, prestação dos serviços de saneamento básico e gestão dos recursos naturais.

Os avanços e desafios da universalização do saneamento serão discutidos pelo Ministro das Cidades Márcio Fortes e a Vice Presidente para América Latina do Banco Mundial/EUA (BIRD), Pamela Cox. Os conteúdos dos painéis serão apresentados em reuniões plenárias, seminários e mesas redondas, com a presença de renomados especialistas nacionais e internacionais, autoridades governamentais e representantes da esfera pública e privada.

Laura Tuck, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do BIRD irá abordar o impacto das mudanças climáticas no saneamento e Vicente Andreu, Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) o saneamento e integração de políticas públicas. A gestão integrada de águas urbanas será o tema do representante do BIRD Guang Zhen Chen. 

Já Yves Besse Presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON) falará sobre a gestão eficiente dos serviços de saneamento. Para tratar do financiamento para a gestão sustentável dos serviços foi convidado Eugênio Amado, do Banco Nacional de Obras e Serviços Públicos (BANOBRAS) do México.

Esta 2ª edição da Latinosan visa dar continuidade às discussões iniciadas durante a 1ª Conferência, realizada em 2007, em Cali, na Colômbia. Dezessete países assinaram a “Declaração Ministerial de Cali” que possui três objetivos: priorizar o saneamento nas políticas nacionais de desenvolvimento, apoiar o alcance dos objetivos do milênio e fortalecer a cooperação intergovernamental na América Latina. Após o encontro será desenvolvida a Declaração de Foz do Iguaçu.

A Latinosan contará ainda com uma feira de tecnologia, onde empresas e instituições governamentais e não governamentais terão a oportunidade de apoiar e trocar informações, criar alianças estratégicas, compreender e dimensionar a situação atual do setor na América Latina.
Maiores informações no site: www.latinosan2010.org.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br