prezados:

antes de assinar qq. manifesto gostaria de saber :

1= alguem aí ja viu [e pode disponibilizar] o EIA - RIMA de belo monte ??????


2= vcs. sabem que a energia hidreletrica é a mais barata e menos agressiva sobre o ponto de vista ambiental ??? para gerar a mesma quantidade de energia termica teríamos que queimar mais petroleo e gerar mais gases do efeito estufa ou entao construir usinas nucleares a um custo DEZ VEZES MAIOR.... pergunto ; VC. PAGARIA ESTA CONTA DE LUZ ????? .... PESSOAL: é uma questao de tempo : mais cedo ou mais tarde vamos precisar desta energia !!!!! que seria do Brasil HOJE SEM ITAIPU OU SEM TUCURUI, OU SEM FURNAS, ou sem tres marias , xingo, sobradinho , etc...

3 = nao se pode emitir opinioes E MUITO MENOS ASSINAR MANIFESTOS sem estudos detalhados sob pena de se cair em descrédito CHEGA DE DENUNCISMOS VAZIOS [ é o que acontece com muitas ONGS pseudo ambientalistas que so fazem gol contra ..... ]

saudacoes eco-fluviais ;


prof. jorge rios = www.profrios.kit.net


=======================================================

Carta de Repúdio da REBEA sobre Belo Monte


Nós educadores e educadoras ambientais deste país vimos por meio desta nos posicionar e manifestar, enquanto coletivo, com relação ao caso Belo Monte.

Com maturidade e responsabilidade, nos posicionamos contrários a construção de Belo Monte. Salientamos que, à medida que a população brasileira se conscientiza em relação à importância da preservação socioambiental, seremos capazes de constituirmo-nos em cidadãos capazes de demandar menos energia e de redução significativa do desperdício. Podemos somar esforços e,
conjugada e coletivamente, pensar num futuro sustentável para o Brasil.

A situação ambiental que vivemos vem piorando e se tornando extremamente crítica em vários pontos e setores da sociedade brasileira. A cultura do "progresso" ainda não conseguiu suplantar as desigualdades e a idéia de que o crescimento do país está necessariamente associado a sua destruição social, ambiental e étnica. Nós educadores e educadoras ambientais deste país, almejamos e trabalhamos para uma sociedade constituída em bases sustentáveis, que nos faça ter orgulho da herança e da memória que deixaremos à nossos filhos e netos,

Queremos registrar assombro e consternação diante do tamanho do impacto social, étnico e ambiental de Belo Monte.
O estrago assume proporções cataclismáticas, desnecessárias e estapafúrdias, em um momento onde o mundo pensa em soluções na direção contrária. Há o sincero risco de desestabilizar a milenar harmonia do rio Xingu e suas gentes, principalmente os povos indígenas que ali aprenderam a respeitar a Terra e a viver com ela e não contra ela, como estamos fazendo com este péssimo exemplo.

Alertas contra a obra vem, no entanto, de diversos setores aos quais nos alinhamos neste momento. Entre eles estão cientistas, institutos de pesquisa e movimentos ambientalistas, indigenistas e sociais. Muitos questionam o empreendimento do ponto de vista de seus custos e benefícios e perguntam:
A quem se remetem os custos? E a quem se remetem os benefícios? .

Enquanto isso, parece que há um certo comodismo conformista por parte da sociedade brasileira. Talvez estejamos paralisados, inertes, esperando por algo que virá impávido e infalível como Muhammed Ali. Mas alertamos, não virá. Estamos diante de nosso destino e o devemos assumir com nossas mãos, corações e mentes.

Não há limites para os desastres da ganância embutida no desenvolvimento a qualquer custo. Um desenvolvimento excludente e desigual que não pergunta: desenvolver para quem? E privilegia, muitas vezes, os mais abastados da sociedade brasileira.

Por que Belo Monte? Para quem Belo Monte? São perguntas que orbitam a mente dos educadores e educadoras ambientais deste país, personagens-cidadãos da esperança. Profissionais indispensáveis para a construção da sociedade sustentável.

Saudações Ecofraternas

REBEA

Jacqueline Guerreiro
Educadora Ambiental
21-75792802/98867396