Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de março de 2010

APRENDA A ELABORAR PROJETOS E OBTER RECURSOS FEDERAIS

Curso: Como Elaborar Projetos e Obter Recursos Federais para Prefeituras e ONG´s

Qui, 18/Fev/2010
3318O curso envolve a apresentação dos programas disponíveis por Ministério, descrição da Legislação atualizada, realização de exercício prático de elaboração de projeto e apresentação de exigências dos órgãos e de sistemas utilizados na confecção das propostas (SICONV).

O curso visa proporcionar conhecimento teórico e prático na identificação dos Programas por Ministério com recursos federais passiveis de transferências a municípios e ONG´s, na elaboração de projetos e na montagem de propostas de apoio financeiro federal não reembolsável, sem a intermediação de terceiros.

LOCAL: Angra dos Reis, RJ ( Hotel do Frade: www.hoteldofrade.com.br )

DATA: 12 e 13 de março de 2010, sexta-feira e sábado. O horário de inicio do curso será pontualmente as 08h do dia 12 de março no auditório do Hotel.

PÚBLICO-ALVO: Prefeitos, secretários, assessores, funcionários e equipes municipais, Vereadores e servidores de Câmaras Municipais; diretores e membros de entidades e organizações privadas sem fins lucrativos; profissionais interessados em prestar serviços de Assessoria e Consultoria as prefeituras; técnicos, pesquisadores e estudantes com interesse em projetos sociais, políticas públicas e desenvolvimento municipal.

INSCRIÇÃO: (21) 3021-7771 ou 7681-3334 Márcia Sudano - marciasudano@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

INVESTIMENTO: a vista R$ 900,00 que inclui hospedagem ( 1 diária, do dia 12 para o dia 13), caso necessite hospedar-se por mais de um dia, solicitamos que entre em contato com a coordenação para realizarmos a reserva), alimentação completa nos dois dias e material didático).

COORDENADORES DO CURSO: Gustavo Berna, biólogo marinho pós-graduado em meio ambiente pela COPPE/UFRJ e especializado em resíduos sólidos. Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da ALERJ – Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Tel.: (21) 7826-2326 (11605*1) / gustavo.berna@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e José Mauro, MSc (21) 8632-0452 josemaurofarias@ig.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O curso é promovido pelo o Núcleo de Articulação para a Juventude com a parceria da REBIA - Rede Brasileira de Informação Ambiental e CDMA/ALERJ - Comissão de Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A Secretária do Curso está sendo realizada pelo Grupo CRIAR Oficina de Estudos.

PROGRAMAÇÃO

Modulo 1
  • Finanças municipais
  • Legislação aplicada e Principais conceitos

Modulo 2
  • Identificação e priorização das necessidades locais
  • Informações socioeconomicas para projetos
  • Dinâmica de integração do grupo para intercâmbio

Modulo 3
  • Estrutura da proposta: propopsta de trabalho, plano de trabalho e projeto básico.
  • Certidões e documentos necessários

Modulo 4
  • Onde estão os recursos para os municipios: Programa por Ministério
  • Sistemas para elaboração de convênios - SICONV
  • Entrega dos certificados e confraternização do grupo

INSTRUTOR: ROBERTO AMARO SOBRINHO - Graduado em Administração e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Planejamento Governamental, participou da elaboração do PPA 2004/2007 do Governo Federal. Professor de cursos de graduação e pós-graduação nas disciplinas Administração Estratégica, Gestão de Marketing, Marketing Político, Planejamento Governamental e Gestão Empresarial. Coordenador e Palestrante do curso de Gestão Urbana e Municipal (GUM 2006) da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda (ESAF/MF), realizado em parceria entre o Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Ministério das Cidades. Realizou treinamento de 150 empresários e atendentes de Lotéricas da Caixa Econômica Federal, em 2002. Atou na capacitação de lideranças municipais da região metropolitana de Salvador/BA (2007), em parceria com a Cooperativa de Profissional de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (COLMEIA). É Consultor de Processos Sênior da Área de Planejamento Estratégico da Caixa Econômica Federal. Elabora projetos sociais para municípios. Acervo técnico com os atestados de capacidade técnica pode ser solicitado ao Conselho Regional de Administração - CRA/DF.

PORTAL DO MEIO AMBIENTE - VILMAR BERNA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Joana Maria Marinho Farias09 abril, 2010 21:53

    Somos da Associação de Moradores do Bairro da Aldeia – Santarém – no Oeste do Estado do Pará, em plena região amazônica, o nosso bairro fica em frente o Rio Tapajós um dos rios mas bonito da região amazônica, e como entidade temos a responsabilidade de procurar maneira de fazer um trabalho voltado ao meio ambiente, a cada dia estamos muito preocupados por não ter políticas públicas voltada para uma educação Ambiental para a questão do lixo que são jogados no rio Tapajós e praias na frente da cidade pelas embarcações que trafegam diariamente, precisa-se urgentemente de um trabalho através de Projeto conscientização com a sociedade voltada na preservação do Rio Tapajós. Hoje trafegam neste rio uma quantidade de mais de 2000 embarcações de porte grande, médio e pequeno que fazem viagens para interior do município, Cidades vizinhas e capitais (Belém e Manaus). É com este objetivo que vimos solicitar desta conceituada Instituição, socorro e apoio para elaboração do Projeto de preservação para Rio Tapajós, já temos dados de como será formatado do projeto, para isso, precisamos de profissionais que possam nos ajudar, ou informe outra organização nesta área.
    Aguardamos resposta
    Joana Marinho
    Presidente

    ResponderExcluir
  2. Cara Joana e amigos do SOS Rio Tapajós,

    Aguardem, vamos pesquisar e em breve enviaremos para vocês alguns links onde podem buscar ajuda de profissionias, que infelizmente ainda não temos disponíveis.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br