Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de março de 2010

CHEGA DE PLÁSTICOS EM NOSSOS RIOS, LAGOS E MARES


Instituto EcoFaxina

Águas de plástico

Posted: 03 Mar 2010 09:46 PM PST
04/03/2010 - Por Daniel Santini/Folha Universal

Do ventre aberto de uma tartaruga, a bióloga Rita Mascarenhas arranca o plástico meio enrolado, sujeira que provavelmente matou o animal. O pedaço fino que entupiu o intestino é longo e travou o aparelho digestivo. Não foi a primeira e nem será a última tartaruga morta por confundir um pedaço sujo de plástico com a alga que iria se alimentar.

A estimativa da especialista é de que 86% das espécies de tartarugas marinhas existentes sofram graves problemas pela ingestão de plástico. Segundo Rita, pelo menos 276 espécies da fauna marinha são regularmente afetadas, incluindo aves, mamíferos, peixes e crustáceos.

O plástico está tão espalhado nos mares, lagos e rios do planeta que, para animais, tem sido difícil diferenciar o que é comida e o que é lixo. Não existe levantamento preciso do tamanho do estrago. A estimativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) é de que, a cada quilômetro quadrado de oceano, existam 13 mil pedaços de plástico. Fonte: Instituto EcoFaxina - Santos - SP

CONHEÇA A CAMPANHA "SACO É UM SACO" DO MMA - Clique



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br