Usinas termonucleares no rio São Francisco
Jornal A Tarde, Coluna Tempo Presente – 13/03/2010
Usinas no Chicão
A Eletronuclear, estatal que vai tocar a implantação do Plano Nacional de Energia 2030 (prevê a construção de seis novas usinas nucleares nos próximos 20 anos), já tem duas decisões sobre o Nordeste: 1 – As usinas nordestinas serão duas, ambas às margens do Rio São Francisco.
2 – O litoral nordestino foi descartado. Há muitos aquíferos e o impacto seria grande.
Perigo no polígono O deputado Paulo Rangel, líder do PT na Assembleia, que semana passada assistiu a uma explanação sobre o plano em Angra dos Reis, diz que a ideia da tríplice fronteira (a ação conjunta de Bahia, Sergipe e Alagoas para arcar com ônus e bônus das usinas), trabalhada por Wagner, caiu. ‘O lugar mais provável é entre Rodelas e Barra do Tarrachil (divisa com Pernambuco)’. A área está no chamado polígono da maconha.
Já viu que sina triste a desse pedaço de sertão? Parece vocacionado para drogas.
Fonte para edição no Rema:
Antônio Emilson - aemilson@atarde.com.br
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Será muito bom para o desenvolvimento das cidades, porém as pessoas fikam meio apreencivas pelo fato de ñ saberem bem quais as vantagens e desvantagens de obterr a mesma no nosso território!
ResponderExcluirDeveriam entao as autoridadess relatarem na televisão as benfeitorias , riscos, e danos ki a mesma nos traáz!
Euclides Junior, Rodelas-BA
juniorkatedralk2@hotmail.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPensando na questão do progresso, bem como alavancar a economia, (interesse do governo)fica evidente que boa coisa não é, pois não lembro de ter ouvido falar que algo de bom ou fato verdadeiro já aconteceu na nossa cidade. Fico triste porque pessoas, sem conhecimento algum ou noção do perigo, vibram para tal conquista.
ResponderExcluirNão custa nada lembrar que somos humildes agricultores, e que, o que realmente precisamos é incentivo para produzir na terra, na água que já é uma dádiva Divina.
Concordo plenamente com Euclides Junor, quando diz que as autoridade precisam divulgar na mídia o BONUS E ONUS.
Todo cidadão em sua sã consciência fica atento a jornais e revistas ou a qualqualquer tipo de mídia, que qunado se refere a usinas nucleares, logo percebe as consequencias que acontecem em Angra dos Reis no Rio de Janeiro e principalmente aqui na Bahia, em Caetité. Onde mexem com materiais radioativos, causando danos a saúde do seres humanos, que com discuidos pode provocar um abalo na nossa região e, principalmente, no nosso país. Quem pensa nos beneficios nesses casos, pensa no financeiro individual. Isso pode ser o fim de nossa região, que já sofreu com a Usina Hidroelétrica de Itaparica, que abalou com o nosso ecossistema e a vida de nossa população.
ResponderExcluirnossa região pode ser escolhida por ser uma região renegada ou regeitada pelas autoridades competentes.
precisamos defender nossa terra. Não podemos ficar sendo uns "bonecos de mariotete", sempre controlados pelo Estado.
LEVATE-SE!
JÚNIOR TYHÚ TUXÁ
POVO INDÍGENA TUXÁ - RODELAS/BA
É o seguinte, sabe que a cidade tem pouco habitantes, mas eles não sabem, que este "pouco" não pensa sobre nada, no fato, seria uma grande, pois ia gerar muitos postos de trabalhos, mas pelo lado ruim, podem se haver varios impactos ambientais e alem de conviver com o perigo, lembrem-se da usina de Chenorbyl na Ucrânia, onde muitas pessoas morreram com o acidente nuclear.
ResponderExcluirPS.: Perguntem a "eles", porque não colocam uma ao lado do senado ou da Presidencia da República.
by Marcelo [Lemon]
Paulo Afonso // Rodelas -BA
repudio a essa idéia... a região é propícia pq tem poucos habitantes...já mostra que a coisa não é boa. então que se construa bem longe de nossas terras e definitivamente não aqui. Entre o desenvolvimento provável e a exposição a riscos, com certeza é preferível a NÃO CONSTRUÇÃO.nossa terra é linda, embora pouco desenvolvida e tem um povo muito feliz e satisfeito e que talvez nem entenda o quanto estará exposto, Temos outras riquezas e poderemos atingir o desenvolvimento com elas.
ResponderExcluirCIBELLE SOUZA - BELÉM DE SÃO FRANCISCO/ BARRA DO TARRACHIL
é incrível a manipulação que ora impera em nosso Estado. Há quem defenda a proposta com a ingênua esperança da geração de emprego. Pergunto: Quem lucrou com a barragem até agora? Alguem conhece a feira de Rodelas? O que se produz na cidade nova além de coco? Onde estão as estradas? a cidade ficou isolada, abandonada, e a pobreza aumentou e muito. Os jovens foram embora em busca de oportunidades e os empregos, deixem de ilusão, As empresas levam suas equipes de fora, restam algumas míseras vagas na época da construção. Tudo automatizado e os poucos trabalhadores especializados são de fora. O Ibama faz vista grossa. Se quiserem saber + perguntem a João Cavalcante e Eike Batista, este 8a maior fortuna do mundo, comprando terras baratas para construir estes projetos irresponsáveis e tudo vai para o bolso deles. É´preciso discussão e esclarecimento, mas os prefeitos não estão nem aí.
ResponderExcluiré prematuro criticar os prefeitos agora,a discussão tem que ser levada pra sociedade como um todo, n é possível que vcs imaginem que os prefeitos vão aceitar qualquer decisão sem ser debatido e levado ao conhecimento da população.Portanto n seja injusto e teca comentarios prematuros quanto a posição dos prefeitos da região.
ResponderExcluir