Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de fevereiro de 2010

AÇÕES DA MARÉ NA ORLA MARÍTIMA DO NORDESTE BRASILEIRO


Maré destrói a orla no Nordeste

Comerciantes e moradores tentam proteger bares e casas com pneus, sacos de areia, barreiras de concreto, mas o esforço é em vão.


No Nordeste brasileiro, o verão também tem uma fonte de prejuízo. Quem mostra é Honório Jacometto.

Quem vive à beira do mar em São Luís nem dorme mais direito. Moradores se revezam em uma vigilância sem fim. Onde a maré chega, pouca coisa permanece intacta. "Pedi a Deus que ela pare por aí, para ver se a gente, daqui algum tempo, recupere alguma coisa, faça alguma coisa", diz o comerciante Benjamin Sodré.

Junto com as marés altas, se chegarem ondas altas, a destruição da orla é muito maior. Em um trecho, as pancadas são tão fortes que a cerca de proteção está sendo destruída.


Pneus, sacos de areia, barreiras de concreto. Comerciantes e moradores tentam proteger bares e casas. Tudo em vão.

Durante o dia a gente é possível ter uma noção mais exata dos prejuízos que a maré alta provoca. Em um trecho da praia em São Luís, os coqueiros foram quase todos arrancados, o concreto ficou exposto e se vier uma onda mais forte o restante de uma construção pode cair.

Quando a maré recua é hora de arrumar os estragos. "Não pode desistir, tem que continuar a reformar”, diz um trabalhador.

Os problemas se espalham pelo litoral nordestino. Em Sergipe, a força da maré tem obrigado donos de casas de veraneio a mudar de lugar as construções. A cada ano, o mar avança um pouco mais.

Na Região Metropolitana do Recife, as ondas varreram os bares de uma praia. Segundo especialistas, nesta época do ano e em setembro, ocorre o fenômeno chamado maré equinocial, uma maré mais alta que a comum por causa do alinhamento do Sol e da Lua sobre a Linha do Equador.

O vento forte agrava ainda mais a situação. “É uma ação maior de ventos que gera ondas maiores que vão adicionar o efeito erosivo numa maré de Lua nova e Lua cheia”, explicou Márcio Vaz, cientista ambiental. Fonte: GLOBO.COM - JORNAL NACIONAL 08/02/2010



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Estou estudando um area que está sofrendo a ação direta do avanço da maré, pois foi retirada a mata da margem do rio. A degradação ambiental é enorme e as pessoas que moram no local estão em risco e muitas ja perderam suas casas. Quero ser mais uma a somar para cuidar do meio ambiente.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br