Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

2 de fevereiro de 2010

INDÍGENAS BRASILEIROS PEDEM SOCORRO À ONU PARA EVITAR A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Integrantes de movimentos sociais e índios de várias tribos protestam contra a transposição do Rio São Francisco na cidade de Cabrobó, no sertão de Pernambuco.

São Francisco

Índios apelam à ONU contra a transposição


02 Fev 2010 - O Estadão

Índios brasileiros e ONGs pedem à Organização das Nações Unidas (ONU) ajuda para bloquear os serviços de transposição das águas do rio São Francisco para outras bacias fluviais do Nordeste, inclusive a da Jaguaribe, no Ceará. Ontem, o grupo entregou a relatores da ONU estudo sobre o impacto ambiental e social do projeto e apelou para que a entidade pressione o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília para que suspenda os trabalhos e avalie a posição dos indígenas.

``O impacto dessas obras em nossos povos ameaça nossa sobrevivência``, afirmou Manuel Uilton dos Santos, líder do povo Tuxá e integrante do grupo que viajou até Genebra. A delegação ainda contou com membros da Comissão Nacional dos Professores Indígenas, do Conselho Indigenista Missionário (CIM) e da Articulação dos Povos e organizações indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, entre outras entidades.

Os relatores da ONU avaliarão agora os documentos entregues pelo grupo, que indicam que 15% dos serviços já foram concluídos. Uma das medidas possíveis é a de questionar o governo por meio de uma carta, exigindo explicações. ``A estratégia do STF é o de adiar ao máximo o debate sobre a transposição e, enquanto isso, permitir que as obras continuem sendo realizadas``, acusou Saulo Ferreira Feitosa, do CIM.

Entre as conclusões do estudo está a acusação de que oito mil índios já tiveram suas terras alagadas ou devastadas. O grupo entregou a denúncia também à Organização Internacional do Trabalho (OIT), acusando o governo de violar regras estabelecidas de consultas a grupos afetados por projetos. ``Não fomos consultados sobre o projeto``, garantiu o líder do povo Tuxá.

Segundo o estudo entregue à ONU, 33 povos indígenas vivem na bacia do São Francisco e podem ser afetados pelas obras. O projeto vem sendo tocado no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dividindo opiniões nos vários estados ribeirinhos do considerado maior rio genuinamente nacional. (das agências). Fonte: O Estadão


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br