Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2010

DIA 17 DE MARÇO COMEMOROU-SE O DIA DO ENGENHEIRO SANITARISTA


PARABÉNS ENGENHEIROS SANITARISTAS!

Se as nossas municipalidades, os orgãos governamentais e nossos políticos, que detêm as verbas obtidas do pagamentos de nossos altíssimos impostos, atendessem mais aos estudos, projetos e propostas de sistemas de saneamento básico de nossos ENGENHEIROS SANITARISTAS ou modernamente, ENGENHEIROS DE SANEAMENTO, certamente a situação de nossos cursos d' água do Brasil seria bem diferente.

Com suas ações baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável, os Engenheiros Sanitaristas desenvolvem estudos e projetos das redes que captam, fazem o tratamento e distribuição da água à nossa população, entre muitas outras atribuições.

São eles também que desenvolvem e implantam os projetos de gestão, coleta e tratamento de efluentes líquídos - sanitários (ou domésticos) e indústrias, que na grande maioria de nossas cidades brasileiras SÃO IRRESPONSÁVELMENTE lançados "in natura", ou seja, sem o devido tratamento, nas águas de nossos rios ou no mar.

Caros engenheiros sanitaristas,
recebam a homenagem e o respeito do Blog SOS Rios do Brasil e sintam-se à vontade para enviar matérias educativas e orientações para nossas comunidades, incentivando todas aquelas que ainda não dispõem de saneamento básico A TER CORAGEM E VERGONHA NA CARA para lutar por esse bem necessário para a saúde ambiental e boa qualidade de vida dos brasileiros!

Prof. Jarmuth Andrade

Decreto Nº 53.697, 13/03/1964 - Institui o Dia do Engenheiro de Saneamento.

O desperdício de água vem chamando a atenção de todos. A própria Organização das Nações Unidas (ONU) já alerta para o fato de que está acabando a água do planeta adequada ao consumo humano. Cabe ao Engenheiro Sanitarista gerenciar esse problema, na medida em que é o responsável pelo planejamento e pela construção das redes que fornecem água à população.

As ações deste profissional estão baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável, no qual os recursos naturais são o suporte para o futuro do planeta. Neste sentido, o Engenheiro Sanitarista tem sua atuação profissional compromissada com o equilíbrio entre desenvolvimento sócio-econômico e a manutenção das adequadas condições do Meio Ambiente.

O Engenheiro Sanitarista, bem como o ambiental, tem como principal função evitar a poluição e conseqüentemente, a degradação da natureza. Para isso, ele atua em projetos como captação, tratamento e distribuição de água; gestão coleta e tratamento de efluentes líquidos e atmosféricos; coleta e tratamento de resíduos sólidos, urbanos e industriais; operação de sistemas de tratamento de águas de efluentes; avaliação de impactos ambientais; planejamento de recursos hídricos; manejo de bacias hidrográficas; drenagem urbana e rural; educação ambiental e controle da qualidade ambiental.

O mercado

O mercado de trabalho do Engenheiro Sanitarista é assegurado através da regulamentação do exercício profissional e, principalmente, pelo aumento da consciência da sociedade em relação ao problemas ambientais. As administrações públicas municipais, estaduais e federais, as empresas de consultoria, as diversas indústrias, requerem cada vez mais profissionais com elevada competência técnica para o trato com as questões tecnológicas, de gerenciamento e planejamento nas áreas de Saneamento e Meio Ambiente.

O mercado de trabalho para o Engenheiro Sanitarista e Ambiental encontra-se em expansão em virtude do aumento da consciência ambiental, das pressões legais, das exigências de mercado e de preocupações nacionais e internacionais. O mercado potencial inclui prefeituras, secretarias estaduais e federais, órgãos de planejamento e controle ambiental, empresas públicas e sobretudo privadas. O índice de empregabilidade e de sucesso profissional são excelentes.

Fonte: UFGNet; UFSC/Portal São Francisco - Colégio São Francisco,


Engenharia Sanitária

Engenheiros sanitaristas são profissionais responsáveis pela elaboração de projetos de saneamento básico - água, esgoto, drenagem pluvial, resíduos. Fiscalizam e fazem a manutenção e ampliação de obras de saneamento básico para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

Embora haja campo de trabalho praticamente inesgotável em saneamento básico - cuja situação é preocupante, tanto no interior do país como nas capitais - o mercado para o profissional da área está estreitamente ligado aos investimentos do governo no setor. As maiores chances de trabalho estão nas regiões Sul e Sudeste, onde concentra-se a maior parte dos investimentos do governo no setor. No setor público, por exemplo, cerca de 300 engenheiros trabalham nessas regiões enquanto no resto do país trabalham cerca de 250. Na iniciativa privada, engenheiros sanitaristas encontram boas oportunidades na área de tratamento de resíduos industriais.


As instituições que oferecem engenharia sanitária são:


* Universidades federais (UF)

BA: Salvador - UFBA

MT: Cuiabá - UFMT

PA: Belém - UFPA

SC: Florianópolis - UFSC


* Outras instituições:

SP: Campinas - Pontifícia Universidade Católica (PUCCAMP)

Fonte: AMBIENTE BRASIL

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br