PARABÉNS ENGENHEIROS SANITARISTAS!
Com suas ações baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável, os Engenheiros Sanitaristas desenvolvem estudos e projetos das redes que captam, fazem o tratamento e distribuição da água à nossa população, entre muitas outras atribuições.
São eles também que desenvolvem e implantam os projetos de gestão, coleta e tratamento de efluentes líquídos - sanitários (ou domésticos) e indústrias, que na grande maioria de nossas cidades brasileiras SÃO IRRESPONSÁVELMENTE lançados "in natura", ou seja, sem o devido tratamento, nas águas de nossos rios ou no mar.
Caros engenheiros sanitaristas,
recebam a homenagem e o respeito do Blog SOS Rios do Brasil e sintam-se à vontade para enviar matérias educativas e orientações para nossas comunidades, incentivando todas aquelas que ainda não dispõem de saneamento básico A TER CORAGEM E VERGONHA NA CARA para lutar por esse bem necessário para a saúde ambiental e boa qualidade de vida dos brasileiros!
Prof. Jarmuth Andrade
Decreto Nº 53.697, 13/03/1964 - Institui o Dia do Engenheiro de Saneamento.
O desperdício de água vem chamando a atenção de todos. A própria Organização das Nações Unidas (ONU) já alerta para o fato de que está acabando a água do planeta adequada ao consumo humano. Cabe ao Engenheiro Sanitarista gerenciar esse problema, na medida em que é o responsável pelo planejamento e pela construção das redes que fornecem água à população.
As ações deste profissional estão baseadas no conceito de desenvolvimento sustentável, no qual os recursos naturais são o suporte para o futuro do planeta. Neste sentido, o Engenheiro Sanitarista tem sua atuação profissional compromissada com o equilíbrio entre desenvolvimento sócio-econômico e a manutenção das adequadas condições do Meio Ambiente.
O Engenheiro Sanitarista, bem como o ambiental, tem como principal função evitar a poluição e conseqüentemente, a degradação da natureza. Para isso, ele atua em projetos como captação, tratamento e distribuição de água; gestão coleta e tratamento de efluentes líquidos e atmosféricos; coleta e tratamento de resíduos sólidos, urbanos e industriais; operação de sistemas de tratamento de águas de efluentes; avaliação de impactos ambientais; planejamento de recursos hídricos; manejo de bacias hidrográficas; drenagem urbana e rural; educação ambiental e controle da qualidade ambiental.
O mercado
O mercado de trabalho do Engenheiro Sanitarista é assegurado através da regulamentação do exercício profissional e, principalmente, pelo aumento da consciência da sociedade em relação ao problemas ambientais. As administrações públicas municipais, estaduais e federais, as empresas de consultoria, as diversas indústrias, requerem cada vez mais profissionais com elevada competência técnica para o trato com as questões tecnológicas, de gerenciamento e planejamento nas áreas de Saneamento e Meio Ambiente.
O mercado de trabalho para o Engenheiro Sanitarista e Ambiental encontra-se em expansão em virtude do aumento da consciência ambiental, das pressões legais, das exigências de mercado e de preocupações nacionais e internacionais. O mercado potencial inclui prefeituras, secretarias estaduais e federais, órgãos de planejamento e controle ambiental, empresas públicas e sobretudo privadas. O índice de empregabilidade e de sucesso profissional são excelentes.
Fonte: UFGNet; UFSC/Portal São Francisco - Colégio São Francisco,
Engenharia Sanitária
Engenheiros sanitaristas são profissionais responsáveis pela elaboração de projetos de saneamento básico - água, esgoto, drenagem pluvial, resíduos. Fiscalizam e fazem a manutenção e ampliação de obras de saneamento básico para garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
As instituições que oferecem engenharia sanitária são:
* Universidades federais (UF)
BA: Salvador - UFBA
MT: Cuiabá - UFMT
PA: Belém - UFPA
SC: Florianópolis - UFSC
* Outras instituições:
SP: Campinas - Pontifícia Universidade Católica (PUCCAMP)
Fonte: AMBIENTE BRASILINSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br