Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2010

DIA MUNDIAL DAS FLORESTAS - 21 DE MARÇO

Dia Mundial das Florestas

Dia Mundial das Florestas - 21 de março

21 de março

Dia Mundial das Florestas

Florestas são extensos conjuntos de árvores. Existem vários tipos de floresta, para cada tipo de clima.

As florestas temperadas são mais abertas e têm árvores de menor porte. Perdem suas folhas no inverno, e são chamadas de florestas de folhas caducas ou caducifólias. Essa vegetação, já bastante destruída pelo ser humano, chegou a cobrir quase todo o leste da Ásia, a Europa ocidental, o leste e o nordeste da América do Norte.

As florestas boreais ou de coníferas são características de clima frio e se concentram no hemisfério norte, onde ocupam o norte e o oeste da Rússia, a Escandinávia e o Canadá. Também conhecidas como taiga, compõem-se de uma única espécie de árvore: o pinheiro, cujas folhas, pequenas e grossas, estão adaptadas ao frio e podem resistir às tempestades de neve e às baixas temperaturas. Seus frutos, as pinhas, têm o formato de um cone. No Brasil, os pinheiros já recobriram grandes áreas da região Sul, onde formavam a mata de araucária, bastante destruída pelo ser humano. No passado, essa mata ocupou uma área equivalente a cem mil km2. As árvores, que chegavam a alcançar até trinta metros de altura, foram derrubadas para dar lugar às plantações de milho e de trigo.

As florestas tropicais são o principal centro de diversidade mundial. Estão diminuindo no Brasil, que só perde para a China no item "desmatamento". Sem elas, muitas espécies da fauna e da flora desaparecerão. Essa devastação ambiental deve-se ao fato de o ser humano desejar abrir fronteiras agrícolas, criar áreas de pastagem, ou até manter o comércio de peles de animais selvagens.

A floresta tropical Amazônica apresenta duas características básicas não é homogênea, concentra uma grande variedade de espécies e é latifoliada, ou seja, suas folhas largas permanecem verdes o ano todo. Grande produtora de látex no passado, hoje é considerada a maior vitrine de espécies vivas do planeta. Possui trinta mil tipos de plantas, 2.500 variedades de árvores e uma grande diversidade de animais - 17% de todas as espécies de aves e 10% dos anfíbios e mamíferos existentes no mundo pertencem à fauna brasileira.

Os mangues são florestas tropicais litorâneas de água salobra, localizadas perto de estuários e baías. São ambientes de beira-mar, muito quentes, em que a temperatura média gira em torno de 27 oC. Úmidos e bem iluminados, os mangues têm solo lodoso, salino e pobre em oxigênio. Compõem um ecossistema intermediário que liga o ambiente terrestre ao marinho. Distribuem-se, no Brasil, entre o Amapá, na região Norte, e Santa Catarina, na região Sul. Algumas das principais áreas de mangue ameaçadas pela ocupação urbana são: Recife, em Pernambuco, e Santos, no estado de São Paulo.

A mata Atlântica é a floresta tropical mais ameaçada de extinção deste século, mesmo protegida por lei como Unidade de Conservação. Tem cerca de 25 mil espécies vegetais e quase duzentas mil espécies vivas entre vegetais e animais. Na Europa, uma floresta temperada tem cerca de dez espécies por hectare, enquanto a mata Atlântica tem 150 espécies por hectare, razão pela qual é considerada a floresta mais diversificada do planeta.

No início do século XXI, verificou-se que sua área total estava praticamente destruída devido à ação humana: loteamentos clandestinos, pólos industriais, agricultura não-sustentável e turismo predatório. É preciso que, o ser humano tome consciência de estar destruindo o seu próprio planeta e, sobretudo, a si mesmo. Resta a esperança de que futuramente haja leis mais rígidas para coibir os abusos contra a natureza, para que as matas recuperem seu equilíbrio e continuem a oferecer sua biodiversidade aos seres humanos.

Veja Também!

Outras Datas Comemorativas

Fonte: Paulinas
Referência: Datas comemorativas: cívicas e históricas

Fonte: QUIOSQUE AZUL


SAIBA MAIS SOBRE A DATA:

Dia Mundial da Árvore

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. Nos EUA, é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou a plantação de árvores naquele estado.

Brasil

No hemisfério sul, o dia 22 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. O Brasil carrega fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país, um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que o Brasil possui.

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, o Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente e o tempo para se reforçar os apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente. De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado Dia da Árvore na época comemorado no dia 21 de setembro.

Conforme previsto no Art 3º, a Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográfico-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de Março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia; Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia. Na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal"

Em algumas regiões do Brasil por força do costume, muitas pessoas não observam que não existe mais a comemoração do Dia da Arvore. O correto é observar qual a semana adequada para a comemoração da Festa Anual das Árvores, de acordo com a localização do Estado, última semana do mês de março ou semana com início no dia 21 de setembro.

Portugal

Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o Dia da Árvore festeja-se no dia 21 de Março.

Fonte: Wikipédia, a inciclopédia livre

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br