Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de março de 2010

ESPECIAL PARA OS RECUPERADORES DAS NOSSAS MATAS CILIARES


Plantas da Floresta Atlântica - um marco para a ciência aliada à conservação da flora no Brasil

Sex, 19/Mar/2010 02:53 Ecoleituras

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançam, em 24 de março de 2010, o livro Plantas da Floresta Atlântica, que reúne o resultado das pesquisas de quase 200 cientistas sobre um dos mais ricos e ameaçados biomas do mundo.

Muito se fala sobre a importância da biodiversidade brasileira e as ameaças que ela sofre pela ação humana. O tema é ainda mais premente quando se trata da Floresta Atlântica, que, de acordo com os mais recentes estudos, já perdeu 89% de sua cobertura original. Mas, para conservar e usufruir de forma sustentável dos benefícios da floresta, é preciso conhecê-la. Afinal, quantas espécies descritas ela abrange, como elas se distribuem e em que situação se encontram? Essas e outras perguntas são respondidas no livro Plantas da Floresta Atlântica, que o JBRJ e a UFMG lançam na quarta-feira, 24 de março, às 18h, no Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A publicação, com 516 páginas, é resultado das pesquisas de cerca de 200 cientistas brasileiros e estrangeiros, com dados compilados, organizados e padronizados pelos editores João Renato Stehmann, Rafaela Campostrini Forzza, Alexandre Salino, Marcos Sobral, Denise Pinheiro da Costa e Luciana H. Yoshino Kamino. Juntos, eles são também autores da primeira parte do livro, dedicada à riqueza, endemismo e conservação da Floresta Atlântica.

A segunda parte traz as listas de todas as espécies conhecidas da flora do Domínio Atlântico, que se estende pela maior parte da costa brasileira, chegando também à Argentina e ao Paraguai. São dados de 15.782 espécies distribuídas em 2.257 gêneros e 348 famílias, constituindo aproximadamente 5% da flora mundial. Os estudos confirmaram que a Floresta Atlântica tem alta taxa de endemicidade, ou seja, de plantas que ocorrem exclusivamente nela, constituindo-se no quinto hotspot mais rico em endemismo no mundo. E ainda há muito a ser descoberto.

Para o presidente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Liszt Vieira, a obra é importante não apenas porque preenche uma lacuna no conhecimento da flora do país, mas também porque "registra o concreto resultado do intercâmbio científico entre as instituições brasileiras". Já o diretor do Programa Mata Atlântica da ONG Conservação Internacional, Luiz Paulo de Souza Pinto, ressalta que o livro torna acessíveis "dados essenciais para fornecer a ligação entre a análise científica e a tomada de decisões", necessárias para expandir os esforços de conservação e sustentabilidade da Mata Atlântica.

O diretor de Pesquisa do JBRJ, Rogério Gribel, aponta a especial importância do livro para os novos e os futuros pesquisadores da Mata Atlântica, pois "permite que eles partam de um patamar de conhecimento superior ao que se tinha até o momento e ajudem a restaurar pelo menos em parte esse bioma que foi historicamente tão devastado, mas ainda retém grande parte da diversidade florística do Brasil".

A publicação contou, além do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e da UFMG, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e, em sua primeira fase, com o apoio da Conservação Internacional e do Fundo e Parceria para Ecossistemas Críticos (Critical Ecosystem Partnership Fund - CEPF).


Plantas da Floresta Atlântica

Editores: João Renato Stehmann, Rafaela Campostrini Forzza, Alexandre Salino, Marcos Sobral, Denise Pinheiro da Costa e Luciana H. Yoshino Kamino
Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009
516 páginas
Ilustrações de Maria Alice Rezende
Lançamento: quarta-feira, 24 de março de 2010, no Herbário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rua Pacheco Leão, 915.

Fonte: Claudia Rabelo Lopes Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. /PORTAL DO MEIO AMBIENTE - VILMAR BERNA

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br