Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de março de 2010

SEMINÁRIO TECNOLOGIAS DE IRRIGAÇÃO E MEDIDORES DE VAZÃO ACONTECE NA BAHIA


SEMINÁRIO NA BAHIA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA

Seminário discute uso racional da água nas atividades agrícolas da Bahia


Com o objetivo de ampliar o controle sobre o uso da água nas atividades econômicas do Estado, difundir conhecimentos sobre tecnologias mais modernas e eficientes de irrigação e debater a importância da instalação de medidores de vazão que mensurem o consumo de água pelos grandes usuários da Bahia, estimulando dessa forma o uso racional, disciplinado e sustentável da água nas atividades econômicas do Estado, o Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ) promove nesta terça (16) e quarta-feira (17) o Seminário Tecnologias de Irrigação e Medidores de Vazão.


O Seminário “Tecnologias de Irrigação e Medidores de Vazão” é uma iniciativa do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) e visa ainda assegurar o controle mais efetivo dos usos da água no Estado para garantir o uso deste bem para a atual e as futuras gerações, como parte da programação do Dia Internacional da Água (celebrado em 22 de março). Este é mais um esforço do INGÁ para que a gestão da água no Estado da Bahia continue sendo executada de forma democrática, transparente, e com a participação de toda a sociedade nas decisões políticas.

Usuários de Recursos Hídricos, produtores rurais, irrigantes, consultores ambientais, estudantes, empresários, representantes de universidades, fundações, centros de pesquisa, ONGs, gestores públicos, e organizações civis são esperados para apresentar propostas e debater as tecnologias e práticas de irrigação, o uso eficiente da água e o monitoramento dos usos dos mananciais, possibilitando uma maior eficiência no controle da água.


De acordo com a Diretoria de Regulação do INGÁ, o órgão possui instrução normativa que dispõe sobre os critérios técnicos para a medição de vazão, baseados em resoluções do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). A medição dos volumes captados pelos irrigantes e pela indústria fortalece a gestão dos recursos hídricos, principalmente nas regiões onde há conflitos pelo uso da água, já que o uso racional faz parte das políticas nacional e estadual de recursos hídricos.

Programação

A abertura do evento acontece no dia 16, às 17h, com a palestra “Usos Múltiplos e Eficiência de Uso da Água”, que será proferida pelo representante da Agência Nacional das Águas (ANA), autarquia do Ministério do Meio Ambiente, Devanir Garcia dos Santos. A mesa de abertura será composta por representantes do INGÁ; da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema); da ANA; da Associação de Irrigantes da Bahia (Aiba); da Secretaria de Agricultura (Seagri); da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb); da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e da Casa Civil.


O seminário continua no dia 17, de 9h às 18h, no Auditório Paulo Jackson, na sede do órgão, no bairro do Itaigara, com as palestras “Desafios da Sustentabilidade”, que será proferida pelo diretor geral do INGÁ, Julio Rocha; “Uso da Água e a Política Estadual de Recursos Hídricos”, proferida pelo diretor de regulação do INGÁ, Luiz Henrique Pinheiro; “Tecnologias de Medição – Apresentação de Novas Tecnologias e Equipamentos”, do Professor de Hidráulica do Departamento de Engenharia Ambiental da UFBA, Jorge Eurico Ribeiro Matos.


Às 14h, terá início a palestra “Tecnologias para Uso Eficiente da Água na Irrigação”, apresentada pesquisador da Embrapa e professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Maurício Antonio Coelho Filho; seguida pela apresentação do tema “O Monitoramento Hidrológico no Estado da Bahia pelo INGÁ”, da Coordenação de Monitoramento do INGÁ, Eduardo Topázio.


Entre as ações realizadas pelo órgão para garantir água em quantidade e qualidade para os múltiplos na Bahia está o Programa Monitora (que avalia continuamente a qualidade dos cem maiores rios baianos); o cadastro de usuários em todo Estado; a fiscalização mais eficiente do uso dos recursos hídricos; a publicação de instruções normativas que exigem instalação de equipamentos medidores de vazão por parte dos grandes usuários de água; o projeto de recuperação ambiental dos Rios Grande, Corrente e margem esquerda do Rio Carinhanha, no Oeste da Bahia; a criação sete novos Comitês de Bacias Hidrográficas e a renovação dos seis já existentes; além da revisão do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

15/03/10

Ascom INGÁ

Mais informações:

Letícia Belém/Yordan Bosco /Francisco Ribeiro

(71) 3116-3286/ 3042 /3215 /9966-7345



INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br