Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de fevereiro de 2010

JOINVILLE (SC) CRIOU LEI ESPECÍFICA PARA USO RACIONAL DE ÁGUA

A bela Joinville, em Santa Catarina é uma das dez cidades brasileiras que possuem legislação específica para incentivar o uso racional da água


UM BOM EXEMPLO PARA SER SEGUIDO POR OUTRAS COMUNIDADES


Água e sustentabilidade na saúde pública*


"...até hoje apenas uma dezena de cidades em todos os 5.564 municípios brasileiros possuem legislação específica para o uso racional da água em obras públicas e privadas não residenciais."



Garantir a sustentabilidade ambiental é uma das oito metas da ONU a serem alcançadas até 2015. No campo dos recursos hídricos, os objetivos requerem implantação de instrumentos que visem a gestão integrada entre as esferas públicas e privadas.


E não é por que o Brasil possui 12% do potencial hídrico do mundo que não precisamos economizar. E se faltar água no Piraí e Cubatão? A Docol com o apoio da Acij liderou este movimento de conscientização em Joinville porque é urgentíssimo acelerar investimentos em programas de saneamento e ações de redução de consumo. Por isso, a lei complementar nº 302/09, regulamentada há dois meses pela Prefeitura de Joinville, é mais do que bem-vinda.


É fundamental para que nossa cidade finalmente coloque em prática uma legislação que existe desde 1977, mas que nunca havia saído do papel. Assim, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura deram um exemplo de seriedade na gestão, pois, pasmem: até hoje apenas uma dezena de cidades em todos os 5.564 municípios brasileiros possuem legislação específica para o uso racional da água em obras públicas e privadas não residenciais.


Educar o construtor e o usuário para economizar água na fonte do consumo é uma das formas mais inteligentes de postergarmos a necessidade de ampliar a captação deste recurso. E o raciocínio do alcance social desta simples medida vai ainda mais longe.


Toda vez que alguém combate o desperdício de água, oferece para quem não tem, fazendo com que o abastecimento melhore as estatísticas de saúde da cidade. Além disso, produtos economizadores de água garantem a não contaminação, uma vez que não é necessário tocar a torneira depois de lavar as mãos.


O compromisso com o meio ambiente, a educação e saúde pública é hoje pré-requisito para a obtenção de financiamentos e de parcerias no Brasil e no exterior, sem as quais não será possível viabilizar projetos essenciais na área. O mundo não pode esperar. Parabéns, Joinville, já era hora.


Ingo Doubrawa
Presidente da Docol Metais Sanitários


SAIBA MAIS


Lei joinvilense sobre consumo racional de água é exemplo para Santa Catarina
(Publicação de nossa parceira e amiga Cecy Oliveira, da Aguaonline)

SalváguaA Docol criou a marca “Salvágua” no intuito de valorizar as organizações que privilegiam a economia de água, e que utilizam para isto os produtos da linha Docolmatic.

A logomarca com as duas mãos como que salvando uma grande gota, colocada em lugar visível no edifício, bem representa a atitude inteligente dessas organizações em evitar o desperdício, economizando até 77% no consumo de água.

Com o “Salvágua” a Docol proporciona um diferencial importante, aumentando o valor agregado destes edifícios comerciais, aeroportos, indústrias e shoppings, projetados inteligentemente com Docolmatic.

O uso racional da água é uma necessidade não apenas para reduzir a "conta da água" como também para preservar nosso planeta.

A Docol, além de fabricar produtos economizadores de água, incentiva condomínios e empresas que usam racionalmente a água, através do Salvágua®.

Ter o selo Salvágua (que fisicamente é uma placa) significa valorizar o imóvel e projetar positivamente a marca da empresa, demonstrando consciência de economia, higiene e meio ambiente.


UMA IDÉIA PARA CAMPANHA NACIONAL:

PARABÉNS À DOCOL POR SUAS ATITUDES PROATIVAS EM DEFESA DA ÁGUA E MUITO MAIS DO QUE O MARKETING AMBIENTAL, BUSCADO PELAS EMPRESAS NOS DIAS ATUAIS, ELA ATUA JUNTO AS COMUNIDADES E ORGANIZAÇÕES, INCENTIVANDO E PROMOVENDO O USO RACIONAL DO PRECIOSO LÍQUIDO.


AO APOIAR E INCENTIVAR OS PODERES CONSTITUÍDOS DE JOINVILLE, ATRAVÉS DA LEI COMPLEMENTAR 302/09, A IMPLEMENTAR POLÍTICAS PÚBLICAS DE USO RACIONAL DA ÁGUA, A DOCOL E A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DA CIDADE DEMONSTRAM QUE OS EMPRESÁRIOS, OS COMERCIANTES, AS INSTITUIÇÕES PODEM E DEVEM PARTICIPAR DAS DECISÕES EM DEFESA DA SAÚDE AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA DAS POPULAÇÕES.


A AFIRMAÇÃO DO SR. PRESIDENTE DA DOCOL, INGO DOUBRAWA, DE QUE APENAS UMA DEZENA DOS 5.564 MUNICÍPIOS BRASILEIROS POSSUEM LEGISLAGAÇÃO ESPECÍFICA PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA EM OBRAS PÚBLICAS E PRIVADAS NÃO RESIDENCIAIS, NOS INCENTIVA A INICIAR UMA AMPLA CAMPANHA NACIONAL PARA QUE LEGISLAÇÃO SEMELHANTE POSSA SER APROVADA NAS DEMAIS CÂMARAS DOS VEREADORES.


VAMOS BUSCAR APOIO DE ENTIDADES E ASSOCIAÇÕES MUNICIPAIS, BEM COMO NOSSOS PARCEIROS DE DIVULGAÇÃO E JORNALISMO AMBIENTAL , PARA QUE POSSAM PARTICIPAR DESSE ESFORÇO, VISANDO DOTAR O MAIOR NÚMERO DE CIDADES BRASILEIRAS DE LEI, COMO ESSA DE JOINVILLE, QUE IMPLEMENTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE USO RACIONAL DA ÁGUA.


PARABÉNS DOCOL, PARABÉNS ACIJ, PARABÉNS JOINVILLE (SC) ! QUE O EXEMPLO DE VOCÊS PROSPERE EM MUITAS EMPRESAS, ASSOCIAÇÕES E MUNICÍPIOS BRASILEIROS !


ÁGUA - QUEM USA, CUIDA !


Prof. Jarmuth Andrade

Físico e Ambientalista


(* Matéria não publicitária, postada por seu alto conteúdo de defesa ambiental)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. SOS GUARAMIRIM, PEÇO AJUDA A QUEM FOR POSSÍVEL PARA QUE AS AUTORIDADES AMBIENTAIS ATUEM AQUI EM GUARAMIRIM ONDE VÁRIOS TAMQUES DE PEIXE ESTÃO SENDO FEITOS EM ÁREA URBANA NA BEIRA DO RIO , OU SEJA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E COM A CONIVÊNCIA DA PREFEITURA.SOS MATA ATLÂNTICA.SITO A RUA:JOÃO SOTTER CORREA EM FRENTE AO N- 1890-RUA DO FORUM DE GUARAMIRIM O TERRENO É DE PROPRIEDADE DO SR. HÉLIO DO BAR. GRATO

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br