Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de fevereiro de 2010

EQUIPE BRASILEIRA DO AGUAPÉ SAI EM DEFESA DA IMPORTANTE PLANTA DESPOLUIDORA


Aguapé ganha grupo de discussão na internet

Montezuma Cruz
www.twitter.com/MontezumaCruz

BRASÍLIA – O Brasil precisa entender e aprender a utilizar o aguapé (Eichornia crassipes), esse fantástico recurso natural encontrado fartamente em lagos urbanos ou rurais. Com essa visão, a Equipe Brasileira do Aguapé entrou na internet disposta a mobilizar órgãos fiscalizadores, Congresso Nacional e organizações não-governamentais em defesa do conhecido "vegetal-água". Suas raízes longas alcançam até um metro.

É o maior despoluidor de águas do País.

– É um alerta nacional, ético, sem utopia, no momento em que a maioria dos países europeus e asiáticos não consegue soluções sustentáveis – afirma a este repórter o bacharel em química e fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Missao Tanizaki. Ele acredita que brevemente o aguapé não-poluído passará a ser recomendado para alimentação humana porque sua composição supre necessidades dietéticas em carboidratos, proteínas, sais minerais, vitaminas, entre outros, superando a própria composição do grão de soja.

Desde o final de 2009 um grupo de estudiosos do aguapé se dispõe a promover o fortalecimento da produção agropecuária, reduzir a poluição e recuperar áreas degradadas. Às vésperas de se aposentar, Tanizaki acalenta esse sonho. Já visitou a Câmara dos Deputados e espera que algum parlamentar adote a idéia de apresentar um projeto de lei "para salvar o aguapé".

Sal do índio

Tanizaki destaca que o "sal do índio" é a cinza que sobra da queima do aguapé não-poluído e a sua composição – cálcio, magnésio, potássio, selênio etc é muito semelhante à do sal marinho – "se traduz em saúde, vitalidade, disposição e sabedoria".


– Procure saber o significado da diferença entre a composição do sal comum, que se compra nos supermercados, e a composição do sal marinho, ou a composição da cinza do aguapé – sugere. O sal mineral é utilizado na bovinocultura, avicultura, suinocultura e noutras atividades da produção animal.

Numa primeira etapa de sua ofensiva, a equipe pretende constituir uma base sólida para que o aguapé conquiste de forma irreversível o seu espaço na sociedade brasileira. Quando adquirir visibilidade, provavelmente vários pesquisadores certamente terão projetos elaborados.


– Até o momento há estudos feitos por pesquisadores brasileiros e estrangeiros, mas nem todos os resultados são acessíveis, queixa-se Tanizaki. Vivemos uma desorganização nessa área. Coube à coordenação geral do grupo estabelecer um banco de dados de material bibliográfico selecionado, prioridades de projetos de pesquisas, entre outros.

A equipe registrou o caso de uma propriedade no sul da Bahia, na qual cerca de trezentas cabeças de gado foram alimentadas com ração de aguapé, em 1998, durante a maior seca em 50 anos. Vacas que não produziam 5 litros de leite por dia passaram a produzir de 15 a 20 litros/dia, superando a produção máxima do regime a pasto, com capim colonião.

Substitui químicos

Missao Tanizaki - Fiscal Federal Agropecuário e Bacharel em Química

Anotou, ainda, o efeito da alga "peteca", proveniente de contaminação cruzada em redes de distribuição e coletora de água. Em ambiente de competição por nutrientes, ela mata o aguapé, fixando-se em suas raízes.

– Poderemos substituir o petróleo. Vamos contribuir com o desenvolvimento social e econômico do País – prevê Tanizaki. Ele lamenta a carência de pessoal na fiscalização ambiental e a falta de critérios uniformes para a colheita do aguapé. No interior dos estados, a fiscalização tem escritórios nas prefeituras, locais indicados para se reivindicar a liberação da colheita para fins de pesquisa.
Indústrias de insumos básicos para atividade agropecuária são as principais responsáveis pela poluição de rios, lagos e lagoas. Elas aplicam derivados químicos de petróleo.

A equipe acredita na possibilidade de as indústrias adotarem uma "linha verde de produtos", com investimentos de bancos de fomento, inclusive os regionais. O aguapé e outras biomassas abasteceriam essa linha, enquanto o funcionamento de cooperativas de pequenos produtores de aguapé possibilitariam uma unidade de produção de ração e biofertilizantes.

– Com isso, cada um desses pequenos produtores pode estabelecer a sua produção de vegetais orgânicos, criar búfalos e outros animais de baixo custo. E terão lucro, se adotarem sistemas interligados – propõe Tanizaki. Segundo o técnico, na medida em que se capitalizassem eles construiriam outras unidades de produção de novos produtos primários e/ou industrializados para atender à suinocultura, avicultura e piscicultura. Paralelamente, produziriam biogás para uso doméstico e industrial na geração de energia termoelétrica.

– Um projeto bem concebido reduz os custos de produção dos cooperados e dessas unidades industriais – ele garante.

Prefeituras precisam saber que esta planta despolui

BRASÍLIA – Algumas prefeituras do interior do Estado de São Paulo destruíram todas as armadilhas para a dengue – algumas com baterias recarregáveis e diodos com UVB –, mataram com pó químico peixes e aguapés, denunciou o engenheiro Paulo Pisani Silvestri. – Ordenaram a remoção dos aguapés, denunciei no meu site. Por sorte repovoaram com alguns aguapés, removendo para as margens aqueles que havia deixado lá para apodrecer – relata.

Na Universidade da Flórida (Miami, EUA), o aguapé se chama "Jacinto da água", lembra o engenheiro. Lá são estudadas sete espécies oriundas da América do Sul, especialmente do Brasil. Silvestri adverte quanto à devastação de aguapés no Brasil:

– Essa criatura de Deus não é um vilão para ser erradicado, mas sim, saber domá-lo e conviver com ele de forma correta. Um lago ou uma lagoa sem ele é pior do que com ele numa determinada área – adverte Silvestri. Silvestre explica que a planta pode ser bem utilizada numa lagoa abastecida por água proveniente de pequenas nascentes e de algum lençol subterrâneo que recebem o despejo de fossas sépticas, de esgoto humano pouco tratado:
– O aguapé colocado entre a lagoa e esse afluente despolui. Ele pode ser utilizado como fertilizante. O importante é limitá-lo e confiná-lo numa determinada área, para evitar seu alastramento. Os peixes se beneficiam, a água da lagoa será mais límpida e menos poluída. Os alevinos encontrarão abrigo no emaranhado que se forma nas raízes dessa planta.

Silvestri não observou problemas com os aguapés cuja superfície ocupada era inferior menor a 5% da área da lagoa. Retira-se a planta sem afetar o ecosistema local, ele disse. A planta flutua e podem-se deslocar talhões dentro das barragens até os vertedouros, por meio de raias semelhantes às utilizadas nas piscinas de natação (corda e isopor apropriado) e barcos, ou, até mesmo, canoas de arrastro. Se toras de madeira são deslocadas com facilidade dentro dos rios, imagine-se as glebas de aguapé.

Uso de barragens

Ele defende o uso de comportas nas barragens, para descarregar os aguapés em tanques de coleta:
– Dessa forma, os aguapés já saem lavados e com as raízes limpas e assim não precisamos descartar as raízes como fazem alguns pesquisadores. Minha dúvida principal é o fato de fazer ração sem descartar as raízes: isso é positivo ou negativo em termos nutricionais? – questiona o engenheiro. Segundo ele, se for positivo, a produção de ração/planta irá aumentar, além de facilitar muito o manejo dos aguapés destinados à alimentação animal.

Dono de um lago tomado por aguapés, em Holambra (SP), o biólogo Lázaro Cabral da Costa, especialista em cultura de tecidos vegetais pela Universidade Federal de Lavras, sensibilizou-se e começou um projeto de uso sustentável da planta: – Primeiro vamos fazer a análise de metais pesados, depois de micro e macro nutrientes e análise bromatológica, para destinar da melhor forma nossa crucificada planta.

O ambientalista Miguel Nicolau lembra que, no início dos anos 1980, a Companhia Energética do Estado de São Paulo encomendara uma pesquisa ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas e à Universidade Estadual de Campinas, para uma exploração racional do aguapé.
– Os resultados foram muitos satisfatórios, salvo alguns problemas para a época, entre eles, a criação de meios mecânicos para a sua extração, Mas os resultados dessa pesquisa foram timidamente divulgados, ou melhor dizendo, sabotados. Só os 'lunáticos', como o saudoso José Lutzenberger ficaram na luta em defesa do aguapé, a favor do meio ambiente. (M.C.)


Escreva para missao .tanizaki@gmail.com

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. VEREADORES deste BRASIL & AGUAPÉ

    As Prefeituras podem Produzir & Industrializar o AGUAPÉ e vendê-los a Preço de Custo, visando Reduzir os Custos da Produção Agropecuária, em especial a ORGÂNICA – é uma Política de ESTADO que induzirá o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do seu MUNICÍPIO, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Uma iniciativa nessa direção será de Extrema Importância para a Sociedade Brasileira – mais informações faça contato com a Equipe BR do AGUAPÉ.


    Observação: Os Trabalhos sobre o AGUAPÉ podem ser acessados em diversos “SITES” e / ou “Blogs” – vide alguns deles, através dos Link’s que seguem abaixo.

    1 - http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=459:planta-da-amazonia-ajuda-na-despoluicao&catid=1:noticias&Itemid=316

    2 - http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=56093

    3 - http://blogln.ning.com/photo/albums/olhem-para-o-aguape ou http://blogln.ning.com/photo/olhem-para-o-aguape-2

    4 - http://74.125.113.132/search?q=cache:PlG2HNdLOicJ:www.luisnassif.com/profiles/blogs/pais-precisa-aprender-a-usar-o+%22*nassif*%22%22aguap%C3%A9*%22&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


    Seja UM EXEMPLO: VOCÊ pode / deve ao menos tentar e para chegar lá basta seguir o que segue.

    1 - Almeje & Lute por Melhorias, em Qualidade Vida

    2 - Na medida do possível não deixe de Preparar & Apresentar as suas manifestações (Comentários & Sugestões), inclusive, quando for o caso, seus Relatos & Experiências

    3 - Procure estar em DIA, com seus Deveres & Obrigações, perante a Sociedade Brasileira, em especial seus Filhos & Futuras Gerações.

    4 - Toda IDÉIA NOVA e / ou ANTIGA que possam contribuir com a Equipe BR do AGUAPÉ serão BEM VINDAS – não tenha receio, pois é “ERRANDO” que poderá aprender a acertar & contribuir com essa & outras importantes LUTAS.


    PÁGINAS INTERESSANTES:
    |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| | | | | |



    Um Abraço Fraterno a VOCÊ que LUTA
    e que pode se tornar
    Um EXEMPLO aos Cidadãos Brasileiros,


    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir
  2. Está CHUVENDO muitas INFORMAÇÕES na INTERNET & AGUAPÉ

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Muitas informações sobre o AGUAPÉ está circulando na INTERNET e isso nos leva a acreditar que conseguiremos as nossas Merecedoras Colheitas de muitos Bons Frutos porque empenhamos ESFORÇOS para isso.

    Temos recomendado à cada um dos Interessados pelo AGUAPÉ empenhar uma pouco mais de ESFORÇOS, dando ênfase na QUESTÃO da SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira, em especial os nossos Governantes & Parlamentares, PESQUISADORES, Fiscais Federais Agropecuários, Associações / Cooperativas de Produtores Rurais, entre outros.

    A Equipe BR do AGUAPÉ tem apresentado, nos Meios de Comunicação, em especial na INTERNET que, através dessa SOMA de ESFORÇOS (UNIÃO) da Sociedade Brasileira o BRASIL conseguirá dar um Grande SALTO no seu Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.


    NOTA 01: fica aberto o Seu Espaço para apresentação das suas manifestações (Comentários & Sugestões) – elas serão sempre Bem Vindas. e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.

    ALERTA 02: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM.

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir
  3. Porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ ? ? ? ? ? ?

    Prezados Cidadãos Brasileiros,

    Apresento abaixo algumas DICAS para os Produtores Rurais do porque iniciar a sua Produção do AGUAPÉ:

    Além de contribuir para a Preservação do Meio Ambiente, VOCÊ poderá ter uma Produção de 250 a 400 ton / ha / ano de AGUAPÉ, sem DESPESAS com Preparo do SOLO / ADUBAÇÃO / DEFENSIVOS, e pode fazer uso, muito rapidamente, sem maiores dificuldades - logo após 3 – 5 meses a partir do início da sua produção.

    Veja abaixo como e onde aplicar o AGUAPÉ:

    1) Adubo VERDE – o AGUAPÉ, pré-triturado ou não, pode ser distribuído diretamente no Solo Agrícola, visando Incorporação de Matéria Orgânica & Minerais. Uma ADUBAÇÃO de Boa Qualidade que sai quase que a CUSTO ZERO.

    2) Produção de Farelo do AGUAPÉ & Adubo Líquido do Sumo do AGUAPÉ. Um Excelente Insumo para Produção Agropecuária (ORGÂNICOS) – Esses dois ISUMOS podem ser produzidos, também, quase que a CUSTO ZERO.

    3) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para Produção de BioFertilizante & Biogás, também quase que a CUSTO ZERO – As Cooperativas & Empresas que já utilizam BioDigestão de Dejetos podem ampliar sua Produção / LUCROS dos referidos Produtos, utilizando o AGUAPÉ que sai quase que a CUSTO ZERO.

    4) O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado sem grandes dificuldades por quem atua com Produção de Papel - Mercado Interno & Externo. O AGUAPÉ é a Matéria Prima que sai quase que a CUSTO ZERO, apresentando Produtividade muitíssimo superior que as usuais alternativas – isso já é adotado na CHINA.

    5) Para aqueles que atuam na Produção Industrial de Ingredientes / Alimentos Processados, podem, também, Produzir Farinha do AGUAPÉ que poderá se tornar num Importante Ingrediente para Melhorar a Dieta Alimentar visando o combate da Carência Mundial do TRIPTOFANO & Outras Necessidades NUTRICIONAIS, com boas possibilidades de EXPORTAÇÃO – com custo da BIOMASSA quase que a CUSTO ZERO.

    6) Existem Milhares de Aplicações para o AGUAPÉ – a Demais Aplicações só terá sentido depois que já tiverem sido Implementadas Milhares de Pequenas Barragens e nelas forem Implementadas a Produção do AGUAPÉ – muitas PESQUISAS já foram iniciadas precipitadamente e isso NÃO é BOM para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.


    CUSTO: Custo da Implementação de uma Pequena Barragem, entre outros que requer para o Manejo, Colheita e Processamento.

    LUCROS: com a Produção do AGUAPÉ VOCÊ pode ter sua Matéria Prima quase que a CUSTO ZERO – VOCÊ pode estimar facilmente os seus FABULOSOS LUCROS.

    TENDÊNCIA: é favorável ao AGUAPÉ - Caso a População Mundial não parar de “CRESCER” a Produção & Industrialização do AGUAPÉ vai ser MAIS que NESCESSÁRIO, pois as POLUIÇÕES tenderão à “CRESCER”, em Progressão Geométrica.


    NOTA 01: devido aos Altos Níveis de POLUIÇÕES de inúmeras Bacias Hidrográficas requer definir as ÁREAS / REGIÕES que merecem CUIDADOS ESPECIAIS, pois podem apresentar CONTAMINAÇÕES PERIGOSAS (LETAIS) que torna PROIBITIVA a sua utilização DIRETA.

    NOTA 02: muita SOLUÇÃO pode vir do Próprio Povo Brasileiro e por essa razão pedimos que avalie o que apresentamos e se julgar oportuno nos apresente as suas manifestações (Comentários & Sugestões). – elas serão sempre Bem Vindas e a Sociedade Brasileira em breve AGRADECERÁ por isso.


    ALERTA: NÃO VOTE em POLÍTICOS NÃO-ÉTICOS que PROMETEM e NÃO CUMPREM – Já sabe qual o CANDITADO / 2010 em que Deve VOTAR ? ? ? ? ? ?


    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo AGUAPÉ,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir
  4. VEREADORES: Coleta SELETIVA para Todo BRASIL – JÁ ! ! ! ! ! !


    Prezados Cidadãos Brasileiros & Interessados pelo AGUAPÉ,

    A Equipe BR do AGUAPÉ, no passado não distante, havia comentado na Internet que a Coleta Seletiva, como foi apresentada no início era MAIS CARA & NÃO–PRÁTICA para a Sociedade Brasileira e a nossa PROPOSTA era de realizar uma Coleta SELETIVA SIMPLIFICADA, onde deveriam separar apenas LIXOS SECO do LIXOS MOLHADO/ÚMIDO, certo que dessa FORMA a Sociedade Brasileira evitaria um Grande ERRO, o ESTRAGO / APODRECIMENTO dos LIXOS SECO que poderiam ser RECICLADOS.

    Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO rapidamente tendem a entrar em DECOMPOSIÇÃO, tornando–se INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO – nas condições de LIXOS MOLHADO/ÚMIDO só poderá ser destinado para Produção de Bio–Gás & Bio–Fertilizantes.

    Os LIXOS MOLHADO/ÚMIDO pode, também, transferir a sua UMIDADE aos Materiais SECOS, tornando–os, também, INADEQUADOS para a sua RECICLAGEM ou RE–UTILIZAÇÃO, pois, também, tenderá a entrar em DECOMPOSIÇÃO.

    Com o nosso MODELO SIMPLIFICADO os CATADORES poderiam oportunamente realizar uma Adequada Separação dos Materiais RECICLÁVEIS, em Locais Mais ADEQUADOS, sem ter que fazer Esforços Sobre–Humanos e ter outras Condições BÁSICAS necessárias (Banheiros & Lanches, entre outros) – a IDÉIA nos parece que foi Compreendida / Acatada no DF e provavelmente em Outras Localidades.

    IMPORTANTE: a maioria dos Cidadãos Brasileiros daria por concluída a Luta NOBRE, mas a Equipe BR do AGUAPÉ diria que há muito mais o que fazer, pois o Grande OBJETIVO é de se conseguir que todos Municípios Brasileiros adotem o MODELO SIMPLIFICADO, visando tornar o BRASIL um EXEMPLO para todos os PAÍSES, certo que estamos dando Contribuições SÁBIAS para a DESPOLUIÇÃO do Planeta TERRA e tornando mais DIGNA a VIDA dos CATADORES – toda Sociedade Brasileira pode / deve apenas Empenhar Esforços na DIVULGAÇÃO da nossa MENSAGEM / COMENTÁRIOS.

    OBSERVAÇÃO: a Equipe BR do AGUAPÉ mais uma vez ALERTA – dentre as Muitas Outras possíveis Aplicações do AGUAPÉ a Produção Agropecuária ORGÂNICA provavelmente será a Mais IMPORTANTE para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do BRASIL, de FATO, SUSTENTÁVEL, pois vamos proporcionar muito mais SAÚDE à Sociedade Brasileira e uma CADEIA dos seus EFEITOS POSITIVOS, tornando–a Muito Mais EFICIENTE & ÉTICA em TODAS as Atividades Humanas, como: 1) Melhorias no Desempenho nas ESCOLAS, acompanhado de Aumento de AUTO–DIDATAS & Formação ÉTICA de PROFISSIONAIS DIVERSOS, POLÍTICOS, PESQUISADORES, Autoridades Brasileiras, 2) Maior Participação nas inúmeras Lutas NOBRES, 3) Ampla Prática da CIDADANIA, 4) ETC.

    NOTA: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) - apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradecerão nesse Momento ESPECIAL.


    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !


    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) - Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    (*) REF.: Definições do SEBRAE

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br