Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de março de 2014

HÁ 21 ANOS COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA, MAS....


Dia Mundial da Água faz 21 anos, mas descaso com o recurso continua
Consumo pouco consciente e poluição continuam ameaçando as reservas disponíveis e disputas por mananciais se intensificam


Um homem acorda e vai ao banheiro. Escova os dentes, faz a barba e toma um banho. Na cozinha, prepara o café da manhã e, depois, lava a louça. Precisa regar as plantas e lavar o carro. Desde que saiu da cama e durante o resto do dia, ele vai gastar água. A situação é a mesma no mundo inteiro, e, a julgar pelo registrado em várias pesquisas, poucas pessoas sabem o quanto usam e desperdiçam deste recurso, cuja preservação será uma das maiores questões deste século. A ONU, então, recorreu ao calendário para conscientizar a população planeta afora e mostrar a importância do debate. Desde 1993, 22 de março é o Dia Mundial da Água.

A cada ano, o evento adota um tema. Entre os já abordados estão a ligação do recurso com as mudanças climáticas, a urbanização e o saneamento básico. Nesta edição, é a vez de discutir a relação da água com o fornecimento de energia.

Segundo um relatório divulgado no ano passado pelo Banco Mundial, a conexão entre água e energia nunca foi tão grande. A água é necessária para todos os processos de geração de energia - das hidrelétricas ao funcionamento de usinas térmicas. Mas, do outro lado, extração, tratamento e transporte da água dependem de energia.

- Mesmo os tomadores de decisão, em sua maioria, não percebem a ligação entre os dois recursos - ressalta Zafar Adeel, diretor do Instituto da Universidade das Nações Unidas para a Água, Meio Ambiente e Saúde.

De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), o consumo energético aumentará 35% até 2035. Com isso, o gasto de água vai crescer 85%, aumentando a pressão sobre o já disputado recurso. A escassez de água já está inviabilizando diversos projetos. No ano passado, por exemplo, a falta do recurso obrigou a Índia a desligar usinas térmicas e ameaçou a capacidade hidrelétrica de países como China e Brasil.

- Não podemos mudar a distribuição da água, não há tecnologia ou recursos para isso - lamenta Adeel, um dos organizadores da campanha do Dia Mundial da Água. - O que podemos fazer é melhorar o propósito com que a água é usada. Ela é um commodity importante demais para ser desperdiçado.

Vice-presidente do grupo do Banco Mundial para as Mudanças Climáticas, Rachel Kyte acrescenta:

- Entre as operações recomendadas pela IEA estão a substituição de instalações elétricas antigas por usinas mais eficientes e o aumento da eficiência na produção de biocombustíveis. Sem estas medidas, as metas de acesso global à energia e a expansão de fontes renováveis seriam impossíveis.

Diretora de pesquisas da Unesco-HidroEx - fundação brasileira de ensino e pesquisa com sede em Minas Gerais e apoiada pela Unesco -, Tânia Brito projeta um cenário pessimista para o futuro da Terra. Segundo ela, a melhoria das condições de vida nos centros urbanos, conjugado ao crescimento da população do planeta, vai aumentar a demanda por alimentos, exigindo que o setor agrícola invista em novas tecnologias para incrementar sua produtividade. Para isso, mais água será necessária.

Em todo o mundo, a agricultura é responsável por 87% do consumo total de água. Para os ambientalistas, este não é um percentual razoável. É possível reduzi-lo sem prejudicar a economia.

- Já existem técnicas de irrigação, plantio e variedades de sementes que usam menos água - destaca Glauco Kimura, coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil. - Também conhecemos técnicas de reutilização da água para outros fins, como sua aplicação nas máquinas de resfriamento ou, por exemplo, na limpeza de uma granja. São ações que não exigem água limpa.

Mas não é apenas na melhor utilização da água que o setor agrícola está aplicando recursos. A iminente falta de água está fazendo com que as grandes empresas invistam em defensivos agrícolas menos prejudiciais ao meio ambiente.

- A agricultura é uma grande consumidora, mas ela devolve para o ambiente grande parte do que consome, por meio da penetração pelo solo - afirma Ewerton Garcia, sócio da BRWS Sustainable Ideas, empresa de desenvolvimento e implementação de processos de eficiência hídrica e energética. - Como o custo pela perda da produção e deslocamento da água é grande, a empresa está desenvolvendo agrotóxicos que não prejudiquem tanto as suas fontes de água potável. Cuidar bem dos mananciais de água não é mais apenas uma questão ecológica. A falta do recurso de qualidade inviabiliza os custos de produção.

Apesar de consumir apenas 4% da água usada no mundo, a indústria é a maior poluidora do recurso. Segundo Garcia, hoje, após passar 30 anos contaminando rios e lençóis freáticos, nos últimos cinco anos o setor industrial também começou a caminhar rumo à conservação da água. Não é consciência, é necessidade.

- Muitas indústrias hoje estão vendo seus negócios inviabilizados, por terem contaminado tanto os rios - conta Garcia. - Diversas empresas ao redor do mundo já tiveram que se mudar. Somente no Brasil, cerca de sete empresas por mês nos procuram em busca de melhores soluções para uso e aproveitamento da água.

A situação é alarmante. De acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), só no estado de São Paulo, 100 litros de efluentes industriais - hormônios, hidrocarbonatos, antibióticos, entre outros - são jogados por segundo em rios da Grande ABC.

Depois da indústria e do campo, a outra preocupação da lista é o hábito de consumo da água ao redor do mundo. Aquele homem que, no início da reportagem, fez a barba, tomou café e limpou o carro se espantaria com a quantidade do líquido que consumiu e, mais ainda, como o que poderia ter economizado. Que o digam os americanos. Um cidadão dos Estados Unidos gasta, em média, de 350 a 400 litros de água por dia. O europeu e o brasileiro, entre 180 e 200 litros.

Para Azeel, faltam campanhas que estimulem as pessoas a pensarem mais no meio ambiente antes de abrir a torneira. Segundo o diretor do instituto da ONU, a população ignora o custo do tratamento da água e as despesas necessárias para o funcionamento das usinas.

- Não fazemos a abordagem correta sobre como deveria ser o consumo da água - admite. - As pessoas não entendem a situação atual deste recurso, sua qualidade e quantidade, sua importância nos alimentos e em outros itens que temos de comprar. Se não informamos, não podemos exigir uma mudança no comportamento da população.

Disputas pela água no mundo
Rio e São Paulo: As duas maiores regiões metropolitanas do país, onde vivem 46 milhões de pessoas, devem disputar as águas do Rio Paraíba do Sul, que abastece 80% do Grande Rio. Para evitar o conflito, o governo paulista estuda explorar outras áreas do estado, como o Vale do Ribeira, na divisa com o Paraná.

Amazônia: Os ecossistemas locais de água doce são vulneráveis ao desmatamento e não há uma administração voltada para os rios, cujas nascentes ficam nos países vizinhos, Bolívia e Peru.

EUA e Canadá: Os dois países assinaram, em 1972, um acordo para transposição de águas na Região dos Grandes Lagos. Ambas as nações comprometeram-se a monitorar a qualidade da água, garantindo que ela permaneça potável para as cidades vizinhas e seja usada no comércio.

Europa: O continente tem acordos para a gestão compartilhada de água dos maiores rios, como o Danúbio e o Reno. A pequena taxa de crescimento populacional reduz ainda mais o risco de escassez.

Norte da África: As nações banhadas pelo Rio Nilo reivindicam cada vez mais seus recursos, aumentando a tensão política na região. O Egito depende de suas águas para manter o setor hidroelétrico. O Sudão construiu quatro usinas para irrigar seu território. A Etiópia, por sua vez, beneficia-se por ser fonte de 86% dos afluentes do rio.

Ásia: Índia, Nepal e Paquistão empenham-se na luta pelas reservas de água do Himalaia, visando o aumento de suas fontes de eletricidade. Ao todo, os países têm planos de construção de mais de 400 usinas hidroelétricas, que forneceriam três vezes mais energia elétrica do que a usada pelo Reino Unido.

Índia: O segundo país mais populoso do mundo (com 1,2 bilhão de habitantes) ocupa a 120ª posição entre as 122 nações avaliadas pela ONU em relação à qualidade da água disponível para o consumo. Cerca de 70% da água estão poluídas com efluentes de esgoto.

Austrália: Os desertos e as regiões semiáridas ocupam 70% do território do país. A populosa e turística Costa Leste depende da Bacia dos rios Murray e Dawling, cada vez mais secos e poluídos, por conta de sua exploração econômica. As mudanças climáticas também contribuem para a acidificação de suas águas.

(Maria Clara Serra e Renato Grandelle / O Globo)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br